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A pesquisa como via metodológica de ensino-aprendizagem – fragilidades e fortalezas na perspectiva dos discentes
Vivências de Sala de AulaO ato de pesquisar é estratégico para que alunos aprendam de forma autônoma e critica. Este trabalho foi elaborado com pesquisas bibliográficas e aplicação de formulário com questões abertas e fechadas, tendo como colaboradores discentes do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso - Câmpus São Vicente. Os resultados da investigação se convertem em uma oportunidade para reflexão sobre a necessidade de uma nova prática pedagógica, fundamentada na pesquisa enquanto estratégia metodológica de ensino e na busca de uma educação efetivamente emancipadora.
Jogos didáticos digitais: recursos para estimular o ensino e a aprendizagem de Física
Física, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO tema ensino de Física vem sendo discutido, durante anos, em diferentes eventos, debates, palestras etc. entre os professores de Física. Inúmeros trabalhos mostram possíveis caminhos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de Física, mas nem sempre as condições são favoráveis para estes profissionais refletirem em possíveis mudanças; por exemplo, os recursos financeiros e o tempo. O ensino tradicional é um dos motivos que levam os alunos ao desinteresse pela disciplina Física. Sabendo dessa problemática e vivenciando um período em que os jogos estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano das pessoas, este trabalho desenvolveu dois jogos didáticos virtuais, intitulados A Física na Memória e A Física nas Palavras como ferramenta de ensino para estimular os professores de Física a refletirem sobre os seus trabalhos e a explorarem a tecnologia, especificamente o computador e o software PowerPoint, os conhecimentos dos conteúdos de Física e, por fim, a criatividade para melhorar o ensino de Física na sala de aula.
Desastres naturais: uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino de vocabulário de Língua Inglesa
Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraEste artigo objetiva apresentar uma unidade instrucional baseada em jogos digitais para o processo de ensino-aprendizagem de vocabulário de Língua Inglesa sobre desastres naturais no contexto do ensino remoto. A unidade instrucional é definida com base na adoção de um modelo de design instrucional, aplicado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola de Uberlândia/MG. O jogo é avaliado adotando o modelo meega+kids. Seguindo esse modelo, a coleta de dados foi realizada após a aplicação do jogo, usando questionário padronizado. Participaram do estudo de caso dez alunos de 14 anos que costumam praticar jogos digitais semanal ou diariamente.
Escritores do Futuro: aprendizagem da leitura e da escrita pela prática para mitigar defasagens na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaCom o objetivo de estimular a leitura e a escrita nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, o projeto Escritores do Futuro, que relatamos neste artigo, trouxe aos estudantes a possibilidade de escrever seus próprios textos a partir de reflexões sobre a finalidade e o gênero do texto escolhido, com mediação da professora regente. Tal exercício culminou na produção coletiva de livros, valorizando a autonomia e o protagonismo. As produções individuais foram arquivadas em portfólio junto à ficha avaliativa, contendo as habilidades alcançadas, como ferramentas de acompanhamento pedagógico.
O processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual numa escola estadual de Manaus/AM
Psicologia e Vivências de Sala de AulaEste estudo objetivou investigar o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro. Utilizou-se o método qualitativo, com enfoque fenomenológico, contendo entrevistas semiestruturadas. A análise indicou a valorização da interação pedagógica por meio de projetos desenvolvidos nas oficinas pedagógicas e nos processos de letramento e alfabetização. Os dados também evidenciaram alinhamento entre as práticas observadas e a missão da escola, que visa garantir aprendizagem de qualidade, respeitando as individualidades na diversidade e valorizando as habilidades de cada educando.
Educação em Saúde sobre parasitoses intestinais com escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência
Saúde e Biologia e BiociênciasEste estudo relata a experiência vivenciada em um projeto de extensão com ênfase em parasitoses intestinais, com escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As ações abordaram a vivência do projeto intitulado Parasitologia em Foco e ocorreram em duas escolas municipais de Pernambuco, por meio da encenação da peça “Jeca Tatu”, de Monteiro Lobato. O projeto possibilitou a interação com essas crianças, que muitas vezes não têm a oportunidade de obter informações, haja vista que os professores têm sobrecarga de demandas. Ações como estas precisam ser permanentes para o conhecimento das informações propagadas.
Relato de experiência em projeto social desenvolvido no estágio supervisionado de uma escola profissionalizante
Cidadania e ComportamentoEste artigo relata uma experiência no projeto social Semear, desenvolvido por alunos do 3° ano do Ensino Médio na disciplina de Estágio Supervisionado de uma escola profissionalizante de Guaraciaba do Norte/CE. A relevância deste estudo reside em evidenciar as estratégias utilizadas pelos alunos no que diz respeito à arrecadação de alimentos, com a sensibilização da comunidade escolar, e no desenvolvimento de ações como um concurso de talentos aberto ao público, o Noite Estrelada, em que a entrada foi um quilo de alimento não perecível. O projeto mostrou-se eficiente na mobilização da comunidade e na promoção de ações solidárias.
Milton Santos e o atual estado de coisas: reflexões em tempos pandêmicos
GeografiaEste capítulo pandêmico da nossa história fatídica não é um ponto fora da curva. Ele reforça a confusão que a globalização tornou possível entre as escalas e submete ainda mais a Natureza à fragmentação das imagens, aos discursos superficiais da funcionalidade comunicativa. A globalização perversa, como ensina Milton Santos, subverte escalas e nos aparta ainda mais da Natureza. A ciência, hiperespecializada, tornou-se cega a fenômenos complexos. A pandemia, sem contexto, reduz-se a espetáculo.
Jogos matemáticos no programa Scratch: uma abordagem para o 7º ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de AulaNeste artigo, apresenta-se o processo da construção de quatro jogos com conteúdo matemático voltados para alunos do Ensino Fundamental. Os jogos foram elaborados com base no programa Scratch, um tipo de tecnologia digital de informação e comunicação que permite a programação visual para a preparação de animações e jogos. Os conteúdos abordados nos jogos foram: operação com números inteiros, noções de ângulos, porcentagens, números racionais e equações. Os jogos foram desenvolvidos com o objetivo de colaborar para o processo de aprendizagem da Matemática.
Uma proposta experimental na Biologia: a influência de várias temperaturas na atividade fermentativa das leveduras (Saccharomyces cerevisiae)
Biologia e BiociênciasA Bioquímica e a Biologia Celular são áreas das Ciências Biológicas que despertam grande interesse, mas seus conteúdos complexos podem dificultar o aprendizado. Assim, professores devem buscar metodologias alternativas que facilitem sua compreensão pelos alunos. O presente artigo tem foco no metabolismo energético, abordando a fermentação alcoólica das leveduras, que são fungos unicelulares (Saccharomyces cerevisiae); usando materiais simples e acessíveis, é proposta uma aula experimental, explorando a influência da temperatura no metabolismo fermentativo.