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O ensino de Microbiologia na Educação Básica: um relato de experiência na interface escola-universidade
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Neste estudo, trabalhamos o tema "Microrganismos no dia a dia, higiene e saúde na escola” em três momentos: na escola, onde foi realizada uma palestra inicial sobre o tema, com observação em microscópio caseiro de laser montado na sala de aula; coleta de material em diferentes superfícies e armazenamento para cultivo e identificação; e visita à Faculdade de Odontologia da UFRGS, com observação das placas com colônias de microrganismos coletados na escola. Foi possível identificar que muitos dos estudantes tiveram o primeiro contato visual com os microrganismos.

Educação de Jovens e Adultos: formação docente, práticas pedagógicas e letramentos
Sociologia, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Objetivamos tecer reflexões a respeito da situação educacional da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais especificamente das questões que atravessam a formação de professoras/es e as práticas pedagógicas aplicadas nesse segmento de ensino, em particular práticas de letramento crítico. Para esse fim, o texto se constrói a partir de análise bibliográfica de estudos como os de Faria, Soares e Pedroso, Schneider e Fernandes, os quais oferecem bases teóricas para pensar, no contexto atual, as questões de interesse deste trabalho. Também apresentamos brevemente uma proposta de abordagem da leitura do gênero charge em sala de aula, à luz da uma perspectiva que valorize as práticas de letramento crítico (Sousa e Oliveira).

Ensino remoto emergencial e as competências tutoriais da Educação a Distância
Educação a Distância, Artes Plásticas e Educação Física

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as competências essenciais do tutor da Educação a Distância (EaD) agregadas no bom desempenho e condução do papel do professor no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). As competências tutoriais gerenciais, tecnológicas, autoavaliativas, afetivas e pedagógicas são correlacionadas ao processo de ensino-aprendizagem das práticas das Artes Integradas na conjuntura do ERE. Trata-se de revisão bibliográfica e da prática com alunos da E. M. Dona Babita Camargos, em Contagem/MG. O autor sintetiza que ensino remoto emergencial não é Educação a Distância.

Ensino de Língua Portuguesa: reflexão sobre a prática
Língua Portuguesa e Literatura

Para o presente artigo, discutiremos as possíveis pontes que existem entre o pensamento de Paulo Freire e as contribuições de Wanderley Geraldi para a Educação e as formas pelas quais o ensino de Língua Portuguesa tem sido reinventado no cotidiano escolar. O ensino escolar deve ser significativo e pautado pelo saber compartilhado com o conhecimento dos alunos. A pedagogia tem por missão transformar a situação concreta de opressão por meio da conscientização a respeito da libertação, o que Freire previu não ser um processo fácil, mas necessário, pois para isso ser possível é necessário o reconhecimento da realidade como uma realidade opressora.

Interface entre a UNEB e a ONG Central da Cidadania no estágio supervisionado em Língua Espanhola
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Outras Mais Específicas

Este artigo relata minha experiência e as aprendizagens que adquiri durante o acompanhamento de uma estagiária em estágio supervisionado no curso de Letras - Espanhol, da Universidade do Estado da Bahia, realizado na modalidade de oficinas didáticas na ONG Central da Cidadania, situada no bairro de Pernambués, em Salvador. A experiência apresenta seu impacto no contexto realizado, como poderoso instrumento de inclusão e transformação sociocultural. O relato tem cunho qualitativo, subsidiado pelas contribuições teóricas dos autores Pimenta e Lucena, Buriolla, Mendes, Freire e Larrosa Bondía, dentre outros.

Abordagem da variação linguística em livro didático da 6ª série do Ensino Fundamental
Educação Infantil, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O intuito deste trabalho foi realizar uma análise do tratamento dado à temática da variação linguística pelo livro didático, tomando como corpus de investigação a obra Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, que foi organizada pelos professores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. As variações linguísticas devem ser trabalhadas cada vez mais dentro da sala de aula; o preconceito linguístico ainda é muito forte no Brasil e muitas vezes pode provocar a evasão escolar de inúmeros alunos. Dentro desse contexto é que analisamos criticamente como a variação linguística é abordada no livro didático, destacando seus pontos positivos e mais frágeis.

“Por que filme sobre o sertão sempre tem que ter sofrimento?”: a construção da narrativa de jovens do Ensino Médio Técnico em um instituto federal no sertão do Rio Grande do Norte
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Avaliação, Cinema, Teatro e TV, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda maior que tem como objetivo pensar a narrativa do jovem sertanejo a respeito do sertão, desse sertão vivido, praticado como diria Certeau (2011). Refletir se, no contato com a narrativa fílmica, esse jovem sertanejo se sente motivado a transformar não só o espaço em que vive, como também sua própria narrativa de vida; compreender e refletir sobre o sertão como um lugar, um espaço, um território evidente e evidenciado com todas as suas potencialidades e contradições e como isso pode, ou não, ser representado no cinema e fora dele.

Minha cadelinha e eu
Língua Portuguesa e Literatura

O presente texto tem por objetivo trazer ao leitor a narração de um dia chuvoso e comum de uma cadela e seu dono. Pela perspectiva, ora do dono, ora da cadelinha, descreve-se o cansaço do dono frente à demanda do animal e as ações ocorridas de acordo com a insistência do bichinho para sair de casa. O texto detalha com sensibilidade alguns aspectos afetivos da relação de amizade construída por ambos. A fala do narrador busca intensificar a natureza canina como uma natureza sempre disponível ao amor incondicional ao seu humano, percebendo a beleza que existe nas suas atitudes.

Análise do processo de inclusão do surdo nas escolas regulares de Lucas do Rio Verde/MT
Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política Educacional

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos surdos nas escolas regulares em Lucas do Rio Verde/MT. Para tanto, foram realizadas consultas em livros e artigos científicos que discutem surdez, Libras, inclusão e aprendizagem. Consultamos o Plano Municipal de Educação e o documento de referência curricular do município. O método utilizado foi o dedutivo e os resultados apontaram para a necessidade do fortalecimento contínuo das políticas públicas, visando a uma atuação efetiva em favor do atendimento desses alunos, a partir de políticas que garantam o respeito às diferenças para uma educação de qualidade.

Pibid, Educação Física e pandemia: vivências e desafios em uma escola pública
Educação Física e Política Educacional

Este é um relato de experiência que se sustenta em uma pesquisa descritiva baseada nas ações e nos desafios vividos por um grupo de acadêmicos do Pibid em uma escola pública municipal de Corumbá/MS, de modo especial durante o período da pandemia. O objetivo foi relatar e analisar as experiências e os desafios enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar, sobretudo demonstrando as estratégias utilizadas ao longo das aulas nesse período. Os resultados demonstram que as formações continuadas nortearam as ações durante o período e que diversas limitações contribuíram para sobrecarregar o trabalho dos professores.