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Aplicando ciência de dados educacionais para avaliar a influência da programação no progresso das notas do Ensino Médio
Computação e Tecnologias e AvaliaçãoO ensino de programação de computadores para alunos do Ensino Médio tem sido amplamente defendido, uma vez que a disciplina poderia auxiliar na resolução de problemas em contextos que vão além da disciplina em si. Este estudo avalia se os alunos do Ensino Médio Integrado que possuem a disciplina de programação de computadores em sua grade curricular apresentam melhora no desempenho acadêmico comparado aos demais estudantes. Nesse sentido, as notas dos alunos de nove turmas foram comparadas por meio de um modelo matemático que utilizou o algoritmo k-means.
Green Day: o despertar da consciência ambiental no CEFET/RJ - câmpus Maria da Graça
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Química, Geografia e Vivências de Sala de AulaPensar Educação Ambiental em um país como o Brasil é uma atividade complexa. Trazer à luz do conhecimento os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) é atividade imperativa, pois tais objetivos impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estão relacionados e correlacionados a temas que são indissociáveis, como saúde, meio ambiente e gênero. Dessa forma, anualmente, desde 2016, temos desenvolvido um trabalho que engloba toda a comunidade escolar de forma a conscientizar e sensibilizar para o tema da Educação Ambiental, seguindo os preceitos da Agenda 2030.
Estudo da Língua Inglesa: desvendando os métodos utilizados nos cursos de língua inglesa para jovens
Avaliação, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO objetivo deste artigo é discorrer e desvendar características e aspectos dos métodos adotados nos cursos de língua inglesa com ênfase nos jovens, bem como a relação entre a metodologia de trabalho docente com a consciência morfológica e a absorção de vocabulário de alunos adolescentes aprendizes de Inglês como língua adicional. Respaldando-nos em princípios teóricos voltados para o ensino de línguas (inglês) para jovens, teceremos reflexões sobre zelar sempre pela eficiência e qualidade do ensino, buscando motivar o aluno a se desenvolver e se interessar cada vez mais pela matéria. Em resumo, o método aplicado em uma turma nem sempre é o ideal para outra turma.
Ensino remoto no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Ibipeba/BA, em tempos de pandemia: percepções e desafios dos discentes
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaEste trabalho objetiva entender a percepção e os principais desafios encontrados pelo corpo discente em relação ao ensino remoto emergencial no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, na cidade de Ibipeba/BA. A metodologia utilizada foi a observação direta extensiva com questionário estruturado aplicado aos alunos do Ensino Médio, tendo como amostra alunos que tinham acesso à internet e estavam inseridos nos grupos de WhatsApp do colégio. Dos resultados encontrados, pode-se observar que 20,3% dos alunos não realizaram nenhum tipo de atividade remota; 25,7% realizaram todas as atividades e 54% realizaram parcialmente.
Aqui tem agudeza de espírito: você conhece o Espírito Santo?
Comunicação, Geografia, História e Língua Portuguesa e LiteraturaEsta poesia traz, a cada estrofe, um elemento característico do Estado do Espírito Santo: suas cidades, suas histórias, sua formação social, sua música, seus pratos típicos, suas bebidas, os povos que o compõem e o visitam. Rememora eventos culturais, os grandes nomes nascidos ali, seus monumentos, os recursos naturais presentes nas suas terras. E mostra como o Espírito Santo é mais um dos vários Brasis que existem neste país, com rios, praias e montanhas. Sem falar em educação, ciência e tecnologia... ah, e o café! Para convidar a conhecer “suas gentes, sua fama, poder e encantos”.
O processo de des/re/constituição de identidades: uma análise discursiva dos dizeres de professores/as que atuam na educação integral de Goiás
História da Educação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNeste estudo, analisamos alguns dizeres de professores/as que atuam na educação integral de Goiás, observando o processo de des/re/constituição de suas identidades. Para tanto, partimos de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de Flick, Gil e Severino. O trabalho está ancorado na perspectiva de análise do discurso de Michel Foucault. Em suma, os dizeres mobilizados pelos/as participantes demonstram que ainda há um longo caminho para que as escolas de tempo integral deixem de ser um espaço de controle das infâncias marginalizadas e de “depósito humano”, para se tornar um local privilegiado de formação dos/as filhos/as das classes populares.
Breve discussão sobre conceito de translinguagem na educação do Estado de Roraima
Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho visa analisar o conceito de translinguagem e como é a situação no Estado de Roraima. Por mais que os professores de língua portuguesa estejam interessados em compartilhar conhecimentos e experiências com alunos que apresentem dificuldades com o português por possuir outra língua materna, a situação da educação local ainda é preocupante. O que se percebe são práticas individuais de docentes e estão engessadas as políticas e ações da Secretaria do Estado de Educação.
Resenha do livro “Desaprender, Reaprender, Desobedecer”
Formação de Professores e História da EducaçãoEsta obra do professor, palestrante e historiador Hamilton Werneck está permeada por discussões muito atuais, não somente pelo ano de publicação, 2019, mas principalmente pelas questões que nele são tratadas, como, por exemplo, as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, e nas relações das pessoas entre si e com o mundo, provocadas pela tecnologia, principalmente a biotecnologia e a bioengenharia, e com o advento da inteligência artificial, isso está trazendo diferenças enormes entre as pessoas, diferença em conhecimento, em poder de aquisição de bens, poder de domínio.
A escola que queremos em tempos de crises: reflexões a partir da pandemia
História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalFaz-se um retrospecto crítico sobre a História da Educação no Brasil em interface com as discussões sobre a estrutura de classes da sociedade e como isto configura um tipo de educação e sociedade voltadas para os que detêm poder econômico e prestígio social, em detrimento das minorias e classes menos favorecidas. Objetiva-se um olhar especialmente para a situação de jovens e adultos, e as consequências nefastas de uma educação e sociedade que os marginalizam. Propõe-se, ao final, a importância da discussão e afirmação de políticas públicas educacionais voltadas para essa parcela da população de forma cada vez mais eficaz e comprometida, como o Ensino Médio Integrado e Proeja.
Produção científica do ensino de Geografia no Brasil pela análise dos periódicos
Geografia e Formação de ProfessoresEste trabalho tem como objetivo diagnosticar a distribuição dos periódicos sobre ensino de Geografia, espacial e temporalmente como resultado dessa produção. Espera-se que esta pesquisa sirva como instrumento de conhecimento e divulgação da produção da área, a ponto de existirem periódicos dedicados a esse campo ou com seções específicas. A metodologia foi dividida em três etapas: seleção dos periódicos, catalogação dos artigos dessas publicações e análise dos dados. O diagnóstico da distribuição sobre ensino de Geografia reflete o histórico do desenvolvimento dessa área no Brasil.