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Percepções de professores sobre uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio – Parte 2
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho almejou verificar as percepções de professores de Biologia sobre uma sequência didática desenvolvida para ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio. A sequência consta de apresentação do estudo de caso sobre o DNA e o processo de transcrição com construção de macromodelos de DNA e RNAm; aplicação do jogo Fabricando Minha Hemoglobina e elaboração de mapas mentais sobre biotecnologia. Tal escrito foi dividido em duas partes: esta segunda parte contém resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas.
O ensino de Geografia, a formação docente e o papel dos professores de hoje: dilemas e conflitos
GeografiaEste texto traz questionamentos a respeito da formação de professores (especialmente de professores de Geografia). No entanto, não temos a pretensão de fazer um texto conclusivo, uma vez que reconhecemos que a formação docente atravessa problemáticas das mais diversas; como diria Yves Lacoste, uma crise dos professores de Geografia. Essa crise dos professores e da própria Geografia atravessou alguns períodos históricos e se encontra presente nos dias de hoje. Assim, para romper essa crise, é necessário, além de outros aspectos, entender que tipo de formação docente tem sido oferecida e construída com esse futuro professor.
Reflexões sobre a prática educacional no século XXI em tempos de pandemia
Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasNo contexto da pandemia, professores se viram diante da necessidade repentina de mudanças na instituição escolar e reelaborar suas práticas pedagógicas. Emergiu com força um tema já bastante conhecido na área da Educação: o uso de tecnologias integrado ao processo de ensino-aprendizagem, temática que não é nova, visto que já vem sendo bem trabalhada por autores como Manuel Castells, Pierre Lévy, José Manuel Moran e Vani Moreira Kenski, entre outros.
Percepções de professores sobre uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio - Parte 1
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho almejou verificar as percepções de professores de Biologia sobre uma sequência didática desenvolvida para ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio; a sequência consta de: apresentação do estudo de caso sobre o DNA e o processo de transcrição com construção de macromodelos de DNA e RNAm; aplicação do jogo Fabricando Minha Hemoglobina e elaboração de mapas mentais sobre biotecnologia. Tal escrito foi dividido em duas partes: a primeira contendo a introdução, referencial teórico, metodologia e referências bibliográficas; a segunda traz resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas.
Medicalização no processo de ensino-aprendizagem infantil
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEste estudo busca analisar os impactos da medicalização no processo de ensino-aprendizagem infantil. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, retrospectivo, de natureza qualitativa, com corte transversal, envolvendo pesquisa de campo com professores regentes e professores de apoio que acompanham crianças que fazem uso de psicofármacos para a melhora do desempenho escolar. Foram entrevistados cinco professores de uma escola infantil da cidade de Montes Claros/MG, incluindo docentes que acompanhavam crianças com autismo em uso de medicamento.
Utilizando a raiz tuberosa de mandioca em aulas práticas de Biologia para estudantes do Ensino Médio
Botânica e Biologia e BiociênciasA mandioca é uma planta dicotiledônea pertencente à família Euphorbiaceae, de grande importância; sua raiz tuberosa serve como sustentáculo energético para mais de 700 milhões de pessoas no planeta, além de diversas outras utilidades na alimentação animal e na indústria. O trabalho possui como principal objetivo facilitar e motivar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia, no Ensino Médio, no que tange à área de Bioquímica por meio de duas atividades experimentais, utilizando como principal espécie a raiz tuberosa da mandioca.
Projeto Biblioteca de Aulas: relato de experiência em escola pública
Vivências de Sala de AulaEste artigo fala sobre um projeto independente de voluntariado com graduandos da UFF chamado Biblioteca de Aulas, em comunidade escolar, comparando o começo e final das aulas, com depoimentos de professores e a experiência dos voluntários. O objetivo é incentivar nos alunos o interesse em aprender e empreender. A questão de pesquisa é como abordar os alunos com temas de empreendedorismo ou outros assuntos do mundo do trabalho. O artigo visa descrever a experiência de ser universitário voluntário em uma escola pública em periferia.
O uso da metáfora no cotidiano: um estudo bibliográfico
Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo tem o objetivo de ampliar os saberes sobre o uso das metáforas presentes no cotidiano das pessoas, propiciando melhor entendimento sobre sua importância para os estudos cognitivos, uma vez que os indivíduos as utilizam como partes integrantes da linguagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os autores que mais contribuíram para a discussão foram Lakoff e Johnson, Sardinha e Paiva. A análise dos livros mostra como as metáforas possuem características essenciais para a cognição humana e como sua relação com os usuários da língua ocorre de forma harmoniosa.
O multiculturalismo e as vozes femininas ancestrais e contemporâneas
Direito, História, Sociologia e História da EducaçãoEste artigo tem por objetivo analisar a situação social das mulheres no contexto multicultural da sociedade, principalmente quanto aos seus direitos, conquistas, lutas e embates. O ponto de partida foi a busca da mulher ao longo da história, na formação histórica do povo brasileiro pela igualdade de direitos civis nas questões de gênero e raça e o devido reconhecimento de que todos devem ser socialmente incluídos e empoderados numa afirmação multicultural de igualdade, valorização pessoal e cultural, trazendo o debate quanto às diferenças de oportunidades na busca por essa igualdade.
Perspectivas e realidade da Educação Especial nas escolas estaduais urbanas e do campo no município de Santa Terezinha/MT
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalO presente estudo tem como objetivo refletir sobre as perspectivas e realidades da Educação Especial nas escolas estaduais de Educação Básica no município de Santa Terezinha/MT. A situação problema deste estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, baseia-se em elencar os direitos dos estudantes com deficiência e/ou que necessitem atendimento especializado em relação ao acesso à educação no município de Santa Terezinha/MT. Para sua elaboração, realizamos pesquisa bibliográfica e em documentos oficiais, entrevista e aplicação de questionário.