Biblioteca
Filtrar os artigos
Proposta de ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaResultante de um projeto de extensão realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola pública em Goiás, este trabalho propõe um ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet. O uso desse método se justifica por promover dinamismo às aulas e conferir aos alunos a autonomia e o protagonismo na construção do seu próprio conhecimento. A mediação pelas TDIC e pela internet se explica por elas serem inerentes a esse método e possibilitar ao professor aplicar a proposta apresentada também em contextos de ensino remoto.
Política setorial de educação – um olhar sobre as políticas públicas de democratização do acesso à Educação Básica com vistas ao ensino em área de risco social
Educação Infantil e Política EducacionalEste estudo pretende analisar as políticas públicas de democratização do acesso à Educação Básica do município de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O projeto irá alicerçar-se em pesquisa de caráter documental e bibliográfico que se desenvolverá com apoio da análise de marcos legais e de documentos oficiais referentes à Educação Infantil, a fim de tornar possível uma análise capaz de identificar os desdobramentos no âmbito da política educacional municipal, bem como os desafios contemporâneos da Educação Infantil em comunidades periféricas com alto teor de risco social.
Sentidos sobre o processo de aprendizagem: trajetórias e significados da formação à docência
Formação de ProfessoresEste texto constitui-se em um relato de experiência fruto do processo de aprendizagem e formação ocorridos durante o desenvolvimento do Pibid da Pedagogia (UFS) na Escola Estadual Embaixador Bilac Pinto, localizada na cidade de Aracaju/SE, tendo como objetivo registrar e promover reflexões a partir das vivências e conhecimentos construídos. As experiências aqui descritas ocorreram de dezembro de 2018 a janeiro de 2020. Os resultados obtidos demonstram a importância do desenvolvimento de construção de conhecimento com base na atuação do estudante de Pedagogia no chão da sala de aula.
Futuro é educação... a pedagogia do amor
Antropologia, Comunicação e Cidadania e ComportamentoEstes sete poemas falam das etapas da vida, da lógica da vida, das experiências. Falam da escola, das vivências de amor, das situações da natureza. De outros mundos, mas de pontes e cimentos. Falam de vitórias e quedas, de travessias e víboras. Trazem caminhos a seguir, estradas com buracos e quebra-molas, bagagens a levar e convivências. Tudo em razão do tempo, uma ampulheta que marca os momentos, espetáculos de metal e bebidas, com mistérios e segredos, tagarelices e charlatanices, desejos, paixões e amores – formando uma rede de palavras.
Painel das Ligações Químicas: uma proposta pedagógica para facilitar os conhecimentos dos conteúdos de ligações iônicas e covalentes
QuímicaEste trabalho tem como objetivo analisar os resultados da aplicação de uma sequência didática com a utilização do jogo Painel das Ligações Químicas como ferramenta facilitadora na compreensão dos conhecimentos dos estudantes sobre ligações iônicas e covalentes em turma do 1° ano do Ensino Médio de escola estadual no município de Rorainopólis/RR, a fim de caracterizar uma metodologia atrativa, inovadora para despertar o interesse e a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas em sala de aula de forma mais dinâmica e prazerosa. Os resultados mostraram que o jogo foi eficaz no processo de assimilação do conteúdo.
O uso da cultura maker no ambiente escolar
Vivências de Sala de AulaA educação necessita de inovação, reinvenção e metodologias diferenciadas que propiciem aprendizagens significativas. Este artigo tem como objetivo socializar vivências do projeto de intervenção realizada com educadores sobre o uso da cultura maker na escola, potencializando as aprendizagens a partir da articulação entre a teoria e a prática, abordado por meio de oficinas de formação docente. As oficinas foram realizadas de forma remota, em razão do período de isolamento e restrições que estávamos vivendo na data da realização da intervenção devido à covid-19.
A atuação da coordenação pedagógica na implementação de projetos de inovação tecnológica nas escolas
Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição EscolaO presente trabalho visa apresentar e discutir a atuação do coordenador pedagógico como o agente crucial na implementação de projetos inovadores dentro das instituições escolares da Educação Básica. A atuação dentro de uma Coordenadoria de Tecnologia em Educação precisa do apoio da gestão escolar, da equipe docente e da comunidade escolar. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a revisão bibliográfica de textos acadêmicos. Como resultados obtidos, pode-se ressaltar os pontos relevantes que o coordenador pedagógico deve adotar em sua prática pedagógica junto à sua equipe docente na implementação de projetos inovadores educacionais.
Um milhão de pipas no céu
Comunicação e Cidadania e ComportamentoEste conto, bem curto, mostra a passagem do tempo, valoriza as brincadeiras e o simbolismo das pipas como objetos de devaneio, sonho, esperança e continuidade do tempo e da vida. Relata a importância da parceria para construir esses sonhos e as relações com a natureza. A diversão une as experiências de avô e neto, leva-os a ter a mesma idade. A narrativa, simples e direta, mas poética, retrata a continuidade dos dias e da vida, a permanência do amor e dos valores da alegria e das brincadeiras em família.
Análise descritiva do livro didático "Português para crianças surdas, escrita e leitura no cotidiano"
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalUm livro eletrônico editado pela UFMG é uma ótima referência para professores de Língua Portuguesa que vão trabalhar com alunos surdos. Serve como manual para professores, apresentando boa estrutura em termos de organização; contém um sumário bem estruturado com os devidos conteúdos divididos em três unidades, divididas em lições; cada unidade possui um tema chamativo e atraente, para que provoque e desperte interesse por parte dos alunos. O livro também conta com lista de atividades, que precisarão do auxílio do material em Libras para que possam ser realizadas.
A utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental
MatemáticaEste trabalho objetiva apresentar análises de artigos acerca da utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, uma possível estratégia para minimizar as dificuldades e resistências encontradas nos alunos durante as aulas de Matemática. Diante destas barreiras, torna-se necessário que o educador utilize métodos de ensino que motivem o educando a construir seu conhecimento. Como resultado, percebeu-se que utilizar jogos para ensinar conteúdos matemáticos desperta o interesse dos alunos, motiva o aprendizado e propicia um ambiente fértil para a construção do conhecimento.