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O papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilO presente estudo tem como finalidade analisar o papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto foram traçados os seguintes objetivos específicos: compreender a maneira pela qual o TDAH afeta o desempenho escolar; e enfatizar a colaboração família-escola no acompanhamento pedagógico das crianças com TDAH. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, o que fundamenta a interpretação das informações coletadas a partir da leitura sistemática dos trabalhos levantados entre os meses de janeiro e abril de 2021.
Experiência de ensino em tempo de pandemia: desafios na orientação de alunos para o Enem
Matemática e Educação a DistânciaEste texto reflete sobre o desenvolvimento de uma atividade de ensino-aprendizagem no formato remoto, voltada para orientações da prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem, com alunos da rede pública do Estado da Bahia, com o intuito de minimizar os efeitos da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. Pretende-se compartilhar a experiência sobre o desenvolvimento de atividades remotas, de modo que ela possa ser útil na construção e idealização de ações pedagógicas, haja vista que novas práticas de aprendizagem possibilitam o acesso do indivíduo ao conhecimento.
A América Portuguesa em Ciro Flamarion Cardoso
História e Outras Mais EspecíficasEsta é uma breve resenha do capítulo “A Crise do Colonialismo Luso na América Portuguesa (1750/1822)”, de Ciro Flamarion Cardoso, incluído no livro de Maria Yedda Linhares “História Geral do Brasil”. Nele é possível perceber que, mesmo tendo experimentado diversas etapas no período, o Brasil, às vésperas de conquistar sua independência, continuava sendo, apesar de tudo, estruturalmente uma sociedade colonial. Continuava a existir, nos costumes e nas leis, uma estratificação social de base étnica.
A percepção docente sobre a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaO trabalho possui como objetivo compreender como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental utiliza a Educação Física em sua prática pedagógica no ambiente escolar. O método utilizado foi o de abordagem qualitativa/descritiva. O participante foi um docente uma escola pública do município de Floriano/PI. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário semiestruturado. O procedimento de análise dos dados utilizado foi a Hermenêutica de Profundidade. Pelos resultados obtidos, constata-se que a Educação Física ainda é associada à saúde do corpo e que o futebol e o vôlei são as principais formas de avaliação utilizadas na atividade física.
Reta Curiosa – uma abordagem com jogo sobre o aprendizado de reta, semirreta e segmento de reta
Matemática e Vivências de Sala de AulaO trabalho tem o intuito de demostrar, com uma pesquisa com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conteúdos matemáticos. Pretende ainda evidenciar, pelo questionário aplicado nas turmas após a apresentação do conteúdo de retas, que quanto mais trabalharmos jogos matemáticos, mais notória será a facilidade de aprendizado. Vários relatos dos estudantes afirmam que os jogos são uma forma prazerosa de estudar. Nos gráficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conteúdo mais fácil após o jogo e dos que consideraram o assunto difícil antes do jogo.
As Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical como forma de promoção da saúde na Comunidade da Maré
Saúde e MúsicaO presente trabalho tem como objetivo apresentar os dados sobre uma pesquisa desenvolvida a partir da Art-Based Research (ABR) como potencialidade na articulação entre arte e ciência com moradores do Complexo da Maré. Na primeira parte, abordamos o referencial teórico adotado na pesquisa referente à linha de pesquisa Ciência e Arte no mestrado em Ensino em Biociências em Saúde no Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, enquanto na segunda descrevemos a metodologia ABR, assim como o detalhamento do cenário de pesquisa. Ao final, trazemos análises de conversas feitas com quatro participantes de cada oficina.
Língua e sociedade: ensino que liberta
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente trabalho tem como principal objetivo traçar uma pesquisa sobre a relação entre língua, sociedade e ensino, fazendo com que o foco principal seja uma real transformação na forma de educar os alunos da rede pública em Língua Portuguesa. Para tanto, o artigo traz um relato observacional realizado em 2020. Foi analisada a aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio durante algumas semanas, a partir de uma leitura de alguns dos principais autores brasileiros, como Paulo Freire, Sírio Possenti e João Geraldi, entre outros. Tanto o relato como todo o material aqui produzido objetiva enriquecer o debate sobre o melhoramento da educação brasileira.
A saúde mental e a escola online – relato de experiência
Vivências de Sala de AulaO objetivo deste artigo é analisar relatos dos desafios que os estudantes vêm enfrentando durante o isolamento físico, seus medos e perspectivas no pós-quarentena. Atualmente, estamos passando por dias difíceis, afastamo-nos de pessoas que amamos, deixamos de visitar amigos próximos, fizemos da nossa casa nosso trabalho, virando home office, o quarto dos estudantes virou sala de aula e nossa rotina virou de cabeça para baixo; isso tudo vem deixando consequências na saúde mental das pessoas, principalmente dos estudantes. Pensando nisso, as autoras tiveram o intuito de realizar esta pesquisa usando as referências bibliográficas disponíveis e dados coletados em escolas da rede pública de Canoas/RS.
Abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física
Educação FísicaOs temas contemporâneos transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentam uma proposta de ensino atual e contextualizada que prioriza o desenvolvimento da cidadania, com apresentação e discussão de temas que interessam aos estudantes. Um dos componentes curriculares presentes na escola que apresenta grandes possibilidades de incluir os TCTs no seu organizador curricular é a Educação Física. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi propor o uso da abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física.
Inclusão e mediação escolar: relato do processo inclusivo de uma criança autista
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo buscou compreender o processo inclusivo de uma criança com necessidades educacionais especiais através do relato de caso, objetivando incitar novos olhares que sejam capazes de evidenciar que a inclusão social é fundamental para alcançar o êxito no processo de inserção escolar e, a partir disto, promover a construção de diferentes arranjos organizacionais. A escolha desta temática decorreu do acompanhamento diário, como profissional de apoio, das vivências de socialização desse aluno em situação de inclusão em uma escola particular do Rio de Janeiro. Para tanto, o estudo pautou-se em uma pesquisa qualitativa que se deu através da revisão bibliográfica sustentado teoricamente em pressupostos que discutem a inclusão.