Biblioteca
Filtrar os artigos
Interdisciplinaridade na prática: uma possibilidade de ensino e aprendizagem baseada em novos letramentos
História, Sociologia, Cinema, Teatro e TV, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo busca descrever a experiência de uma intervenção pedagógica interdisciplinar desenvolvida no Cefet/MG - Câmpus Leopoldina, com alunos do segundo e terceiro ano de Ensino Médio dos cursos técnicos integrados. Para desenvolvê-lo, utilizou-se a série "When they see us" ("Olhos que Condenam") nas aulas de Língua Portuguesa, Sociologia, História e Língua Inglesa, a fim de possibilitar o processo de ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar. Por meio dessa intervenção, busca-se analisar como o uso da série potencializou a ampliação do conhecimento e viabilizou a articulação entre as disciplinas, evidenciando a importância da interdisciplinaridade como ponte para o desenvolvimento do pensamento crítico e melhor entendimento dos conteúdos.
Mapeando as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: estudos na Revista Cefac
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaEste artigo objetiva identificar as principais dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, propondo a análise das causas dessas dificuldades e apontando possíveis soluções. Após essa análise, pôde-se concluir que os alunos apresentam dificuldade em leitura, escrita e cálculo matemático. As causas podem ser de ordem intrínseca ou extrínseca, mas podem ter relação com vários fatores, entre eles inadequação pedagógica e o meio social desfavorável. É necessário criar estratégias de ensino e elaborar atividades adaptadas que considerem as especificidades dos alunos.
Construção do processo de ensino-aprendizagem a partir das questões ambientais utilizando atividades lúdicas: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho relata uma experiência em educação, através do ensino remoto, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a execução da atividade foram utilizadas ferramentas do Google Classroom. Através de desenhos e poesias, elaborados pelos alunos, observou-se a oportunidade de sensibilizá-los para preocupação com a temática ambiental. Além disso, a metodologia utilizada apresentou-se como uma ferramenta importante para auxiliar na formação crítica dos alunos, no que diz respeito às questões ambientais.
Produção e distribuição de sabão caseiro em comunidades carentes como ação de enfrentamento à covid-19
Ecologia e Meio Ambiente e SaúdeUtilizamos os óleos vegetal e animal na preparação da alimentação; entretanto, na maioria das vezes o usuário não sabe o que fazer com o óleo utilizado e acaba descartando-o no ambiente, influenciando a propagação de maus hábitos ambientais. Este relato é resultado de um projeto extensionista realizado por acadêmicos do curso de licenciatura em Química do IFRO - Câmpus Ji-Paraná/RO tendo como objetivo produzir e distribuir sabão caseiro a partir da reutilização do óleo residual a comunidades carentes ou grupos socioeconomicamente vulneráveis, como medida de enfrentamento à covid-19.
Educação Física escolar e o "quarteto fantástico": afinidade ou comodismo?
Educação Física e Política EducacionalO presente artigo é uma pesquisa descritiva observatória realizada durante um estágio supervisionado em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados/MS. O objetivo do trabalho foi analisar a evidência dos conteúdos aplicados nas aulas de Educação Física escolar. Diante disso, foi analisado que os professores atentam apenas a modalidades esportivas, deixando de lado demais conteúdos previstos bem como lutas, ginástica, dança, jogos e brincadeiras. O que foi percebido é que, além de trabalhar apenas esporte, os professores têm se limitado ao quarteto fantástico (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), por afinidade à modalidade ou simplesmente falta de vontade de sair da zona de conforto.
Gestão democrática na escola pública: legislação não efetivada em Paulo Afonso/BA
Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo procura enfatizar a gestão democrática como exigência do Estado moderno. Por isso, a educação formal está associada à implantação de mecanismos legais e institucionais que desencadeiem mecanismos de participação de todos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar. No Brasil, ela vem sendo implantada aos poucos, embora já esteja garantida na Constituição Federal e nos textos de leis como a LDBEN e o Plano Nacional de Educação. O objetivo é estudar e explicar que em Paulo Afonso ela está garantida em leis municipais, porém o que se vê é que estão distantes da realidade, pois muito pouco tem sido vivenciado na prática pelas unidades escolares e no Sistema Municipal de Educação.
Os contos de fadas no Ensino Fundamental: uma proposta piagetiana
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaInserido na interface situada entre a Pedagogia e a Literatura e tendo como fundamento científico o estudo da Psicogênese de Piaget, este artigo é uma proposta de ensino de modelos de convivência em grupo e de respeito ao próximo por meio dos contos de fadas clássicos. Seu público-alvo são alunos da Educação Infantil e da primeira fase do Ensino Fundamental. Arquétipos do Bem e do Mal, as personagens dos contos de fadas sempre estiveram no imaginário das crianças e, portanto, podem converter-se em um recurso de ensino-aprendizagem de valores morais, cidadania e respeito ao próximo bastante acessível.
A musicalidade em tempos de pandemia: uma aula não presencial sobre a música “Águas de Março”, de Tom Jobim
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e MúsicaEste relato de experiência apresenta uma atividade remota realizada no segundo segmento do Ensino Fundamental sobre o compositor Tom Jobim e sua música “Águas de Março”. O objetivo principal era, além do conhecimento cultural, que o aluno fosse capaz de se perceber como protagonista do próprio processo de aprendizagem, e, mesmo em meio à pandemia e por meio de uma aula remota, tornar possível a percepção do desenvolvimento de uma atividade interessante e frutífera para a construção do conhecimento cultural.
Proposta de uma sequência didática para o ensino de Entomologia
ZoologiaDentre os conteúdos abordados em Biologia, a Entomologia trata do estudo dos insetos, as características, os papéis ecológicos e econômicos que os mesmos têm e a relevância no ambiente, como também as espécies que são vetores de muitas doenças, principalmente o Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, da febre amarela, da chicungunya e do vírus zika. Neste trabalho, propõe-se uma sequência didática sobre insetos direcionada a professores de Biologia do Ensino Médio. Pretendemos apresentar propostas para reflexões e práticas pedagógicas que auxiliem o professor a mediar a construção do conhecimento científico dos estudantes a respeito dos insetos e sua interação com o ambiente.
Estimulando funções executivas em atividades de revisão de conteúdos
Avaliação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaAs atividades propostas pelo professor possuem forte repercussão no processo de desenvolvimento do educando, por meio dos estímulos que culminam na reorganização do sistema nervoso em desenvolvimento. Aprendizagem caracteriza-se por modificações do sistema nervoso central quando o indivíduo é submetido a estímulos e/ou experiências de vida. O desenvolvimento da aprendizagem, para tanto, é relacionado a aquisições de competências fundamentais da vida acadêmica, como linguagem e matemática, que demandam processos cognitivos específicos como atenção, memória de trabalho e funções executivas.