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A importância da literatura infantil para crianças com TDAH
Educação Especial e InclusivaAbordar-se-á nesta pesquisa o que é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); na ocasião, será feita a sua contextualização, desde a origem do problema até os dias atuais, assim como as implicações no âmbito escolar ainda com enfoque em seus principais precursores, com o objetivo de analisar a importância da literatura infantil na formação de crianças com TDAH na Educação Infantil e Alfabetização dos quatro aos seis anos. Dentre os objetivos específicos, destaca-se refletir o contexto histórico do TDAH, ou seja, em que momento ele surgiu na sociedade, chegando à denominação de hoje.
Desafios docentes da segunda fase do Ensino Fundamental na Educação Remota em Cacimba de Dentro/PB
Educação a DistânciaEm meio à pandemia da covid-19, as aulas presenciais foram suspensas para evitar aglomerações, sendo adotado o ensino emergencial (aulas remotas). Utilizando-se a tecnologia (tablets, smartphones e computadores). Esta pesquisa tem como objetivo principal averiguar quais são os principais desafios que os professores da segunda fase do Ensino Fundamental de Cacimba de Dentro/PB estão enfrentando ao ensinar de maneira remota. Objetivos gerais: fazer levantamento bibliográfico sobre os desafios docentes na educação remota; aplicar questionário on-line (usando o Google Forms); analisar artigos e monografias disponíveis na internet sobre desafios docentes na educação remota.
Covid-19 e mudanças educacionais no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de AulaEste trabalho apresenta relato de experiências vivenciadas por professora alfabetizadora no município de Colorado do Oeste/RO, evidenciando angústias, desafios provocados pela suspensão das aulas em decorrência da pandemia da covid-19 em 2020. Apresenta constantes mudanças e expectativas ao longo do ano de 2020 até 17 de março de 2021, período no qual foi realizada a presente pesquisa. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica e de campo evidenciando que a educação brasileira foi marcada por mudanças radicais, as pesquisadoras entendem esse período como divisor de água no cenário educacional.
O componente curricular Arte nos livros didáticos do novo Ensino Médio: uma análise da abordagem nos livros de Linguagens, códigos e suas tecnologias
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas, Educação Artística, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente artigo objetiva apresentar informações sobre como as obras do PNLD 2021 abordam o conteúdo disciplinar Arte na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, sendo analisadas três das obras disponíveis para a escolha dos docentes e levando em consideração a interdisciplinaridade e as propostas da BNCC para o novo Ensino Médio. A proposta atual para os livros didáticos por área difere muito dos livros das disciplinas individuais utilizados anteriormente; no entanto, o componente Arte é abordado nas obras em constante interação com as outras disciplinas da área de linguagens, exigindo dedicação para adaptação ao novo modelo.
O ensino do parkour na Educação Física escolar em tempos de pandemia da covid-19
Educação FísicaForam muitas mudanças e dificuldades que docentes e discentes enfrentaram em 2020. No ensino da Educação Física escolar não foi diferente; o objetivo geral deste estudo foi apresentar uma proposta de ensino da Educação Física que pudesse demonstrar que aprender é possível, mesmo no ensino remoto e dentro de contextos sociais que não favorecem esse tipo de prática. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a possibilidade de inserção do tema “aventura” na Educação Física escolar e os aprendizados que esse tema pode suscitar.
Professores da Educação Infantil e a triagem auditiva na escola
SaúdeA disciplina Fonoaudiologia Educacional visa fomentar a prática fonoaudiológica na escola por meio de práticas sobre promoção de saúde e inclusão. Este relato se deu a partir da capacitação realizada pelas acadêmicas de Fonoaudiologia do 4º período ao corpo docente da EMEI Gameleira, em Belo Horizonte/MG, quanto ao uso e implantação do Instrumento de Triagem Auditiva Infantil, que consiste num material para a promoção de saúde no ambiente escolar com o objetivo de identificar precocemente crianças susceptíveis a apresentar alterações auditivas, visando minimizar os danos causados pela perda auditiva na primeira infância.
O uso do aplicativo WhatsApp durante o ensino remoto na rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais
Educação a DistânciaMediante as transformações no cotidiano escolar devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, esta pesquisa buscou entender como se deu o processo de utilização de aplicativos para dispositivos móveis no ensino remoto mineiro, tendo como foco o uso do WhatsApp e como os professores da rede estadual de Minas Gerais estão lidando com esse modelo de ensino. Esta pesquisa foi distribuída na seguinte forma: revisão bibliográfica sobre o uso do WhatsApp em caráter educativo; estudo sobre a legislação que normatiza o ensino remoto; aplicação de questionário para professores; análise das respostas do questionário; e agrupamento das práticas exitosas para elaboração de um caderno de boas práticas.
O autista com dificuldade de leitura e escrita - métodos de aprendizagem
Psicologia, Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política EducacionalEste estudo surge da necessidade de informações sobre quais metodologias devem ser aplicadas por profissionais da Educação em consonância com a família, no caso de crianças portadoras de autismo, definido como transtorno global do desenvolvimento, comprometendo o indivíduo na sua comunicação, interação social e na elaboração de atividades, das mais simples às mais complexas. Os autistas criam formas próprias de relacionamento com o mundo exterior, isolando-se de tudo. Alguns aspectos e comportamentos autísticos são abordados para que seja feito um prévio diagnóstico e trabalhar de forma a amenizar o problema.
A importância do curso de aperfeiçoamento em atividade física inclusiva na prática pedagógica
Educação a Distância e Formação de ProfessoresAs pessoas com deficiência, ao participar de atividades físicas, desafiam seus próprios limites, porém precisam ser estimuladas e encaminhadas o quanto antes para uma vida plena em sociedade. Apesar dos avanços que os deficientes conseguiram, percebe-se que ainda existe muito a ser conquistado. O presente artigo aborda a importância da formação profissional e continuada dos professores para atuação frente à inclusão do deficiente nas aulas de Educação Física Escolar e nas atividades do esporte adaptado, em que os deficientes encontram muitas barreiras: no preconceito, na acessibilidade, na falta de apoio familiar e de credibilidade.
Percepções do segundo professor de turma sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: emergências percebidas
Educação Especial e InclusivaOs desafios emergentes da docência no contexto da Educação Especial com o ensino remoto têm se constituído em pauta recorrente para reflexões, por sua complexidade e especificidades. Este artigo objetiva analisar como os segundos professores de turma vêm estabelecendo o processo de mediação, interação e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem com alunos da Educação Especial incluídos nas classes regulares em escolas do ensino fundamental e médio de abrangência da Coordenadoria Regional de Educação de Seara. Para a coleta de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado através do Google Forms, e a socialização das experiências em encontros de orientações e formação continuada.