Biblioteca
Filtrar os artigos
Abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física
Educação FísicaOs temas contemporâneos transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentam uma proposta de ensino atual e contextualizada que prioriza o desenvolvimento da cidadania, com apresentação e discussão de temas que interessam aos estudantes. Um dos componentes curriculares presentes na escola que apresenta grandes possibilidades de incluir os TCTs no seu organizador curricular é a Educação Física. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi propor o uso da abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física.
Inclusão e mediação escolar: relato do processo inclusivo de uma criança autista
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo buscou compreender o processo inclusivo de uma criança com necessidades educacionais especiais através do relato de caso, objetivando incitar novos olhares que sejam capazes de evidenciar que a inclusão social é fundamental para alcançar o êxito no processo de inserção escolar e, a partir disto, promover a construção de diferentes arranjos organizacionais. A escolha desta temática decorreu do acompanhamento diário, como profissional de apoio, das vivências de socialização desse aluno em situação de inclusão em uma escola particular do Rio de Janeiro. Para tanto, o estudo pautou-se em uma pesquisa qualitativa que se deu através da revisão bibliográfica sustentado teoricamente em pressupostos que discutem a inclusão.
As implicações nos processos de aprendizagem causadas pela síndrome do X-Frágil: uma abordagem psicopedagógica
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilEste estudo objetiva compreender as implicações causadas pela síndrome do X-Frágil (SXF) nos processos de aprendizagem, apresentar a relevância de um diagnóstico precoce e preciso e propor possibilidades de intervenções psicopedagógicas, foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas em artigos de periódicos de 2010 a 2015. Conforme as leituras realizadas, foi possível perceber que a SXF não possui cura genética, mas um diagnóstico preciso e precoce permite definir estratégias de atendimento mais adequadas a fim de ajudar a amenizar as dificuldades que a síndrome pode acarretar ao sujeito afetado.
A importância da coordenadoria de tecnologia educacional para a implantação de um projeto de inovação tecnológica na escola
Formação de ProfessoresEste artigo aborda o papel do professor coordenador de tecnologia educacional, como responsável pela implantação do projeto de inovação tecnológica na escola. Reflete sobre os desafios desse profissional em promover a formação continuada dos docentes visando inserir as ferramentas de tecnologias no ambiente educacional. Para que um projeto de inovação tecnológica seja bem sucedido, faz-se necessário que o professor coordenador acompanhe o processo ensino aprendizagem e busque soluções que fomentem práticas pedagógicas com o uso de tecnologias na escola.
Ensaio sobre a obra “Relato de um certo Oriente”
Língua Portuguesa e LiteraturaEsta é uma análise de um dos principais livros do premiado escritor brasileiro Milton Hatoum. O livro é baseado em relatos de uma família de libaneses e seus descendentes que vieram para o Brasil e se instalaram em Manaus/AM. É um exercício muito representativo de contar a mesma história com base em várias personagens e comprova a importância da oralidade na construção da memória e, enfim, da memória de um grupo. Trata-se de uma obra apaixonante, que traz dramas familiares e alegrias compartilhadas.
Utilizando histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta facilitadora de ensino em tópicos de Genética
Biologia e BiociênciasAulas pautadas no modo meramente expositivo podem promover um desestímulo no processo de aprendizagem, pois, segundo dados da literatura, essa metodologia de ensino é tida como passiva e pode promover um déficit de atenção nos discentes. Em tempos atuais, o professor é confrontado com diversas metodologias educacionais alternativas que fazem com que o método tradicional expositivo venha a ser cada vez mais aprimorado. Somado a isso, a educação tem passado por momentos delicados em função da pandemia do novo coronavírus (SARS-Cov-2).
Ensino de Física e Matemática na Educação de Jovens e Adultos: desafios e alternativas didáticas
Formação de ProfessoresDiante da necessidade de alternativas para a construção de um currículo contextualizado, com estratégias de ensino específicas, diferenciadas, principalmente considerando os alunos da Educação de Jovens e Adultos, foi feita pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa com o intuito de ampliar discussões quanto ao ensino de Física e Matemática para tal público, analisando-se propostas didáticas provenientes do Portal de Periódicos da Capes. A pesquisa indicou que há trabalhos com resultados positivos quanto ao envolvimento dos alunos ao utilizar estratégias de aproximação das experiências diárias desses sujeitos na sala de aula.
Wittgenstein e os jogos de linguagem
FilosofiaEste artigo visa promover uma breve reflexão em torno do conceito de “jogos de linguagem” em Ludwig Wittgenstein. Assim, pretende aproximar de professores da Educação Básica questões relacionadas ao campo da Filosofia da Linguagem pertinentes à problematização conceitual em diferentes áreas do conhecimento. Ao perceber que o estatuto epistemológico das disciplinas escolares é determinado – e, portanto, delimitado – pela linguagem, o domínio desses jogos pode ampliar a oferta da experiência educativa por meio de múltiplas possibilidades no interior do domínio linguístico como forma de representação e modo de (res)significação do real.
Um estudo da intencionalidade matemática nas obras de Mondrian: a História e a Arte, interdisciplinaridade e analogias
Matemática, História e Artes PlásticasEste artigo faz um levantamento bibliográfico a respeito das fases das obras do pintor Piet Mondrian. Contextualizando historicamente aspectos da sua vida e das vanguardas cubista e neoplasticista, investigam-se as influências do pensamento teosófico, abstrato e geométrico. No cubismo, já é notório o processo de planificação em suas obras, diferencial do trabalho desenvolvido pelo artista, por intermédio da composição, da distribuição dos elementos visuais e da simplificação em linhas verticais e horizontais. Transitando para o neoplasticismo, prossegue na exploração de fatores matemáticos, na perspectiva abstrata; o abandono de linhas curvas, diagonais, ângulos obtusos gerou impacto e perda de profundidade espacial.
A avaliação como ferramenta pedagógica: perspectivas do processo avaliativo nos dias atuais a partir do cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental de Formiga/MG
AvaliaçãoO processo de avaliação nas escolas de Ensino Fundamental torna-se elemento de exclusão pedagógica dos alunos por meio do reducionismo da categorização entre aptos e inaptos para prosseguir nos estudos. É uma realidade que causa prejuízos para os alunos. Este manuscrito apresenta uma investigação, seguida de discussão e análise sobre como os professores concebem o processo avaliativo numa escola do Ensino Fundamental em Formiga/MG. A metodologia do estudo baseia-se em rigoroso levantamento bibliográfico e em entrevistas estruturadas em questionário, realizadas com 15 professores da escola.