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Tendências contemporâneas: perspectivas e práticas sobre o ensino de Arte na educação escolar
Educação Artística

Este artigo traz como tema as tendências contemporâneas: perspectivas e práticas sobre o ensino de Arte a educação escolar. Neste viés, o estudo objetiva analisar como o ensino de Arte acontece na escola mediante propostas contemporâneas, justificando-se pela importância gradativa das abordagens contemporâneas no desenvolvimento de habilidades dos educandos. A metodologia se qualifica como um estudo bibliográfico seguido de um estudo de campo, assim a pesquisa traz o posicionamento de duas professoras da mesma escola, em que foram consultados autores para o referencial e análise de dados, como Libâneo, Saviani, Iavelberg e Barbosa, dentre outros.

Educação, alteridade e conhecimento: a diversidade cultural como construção histórica
Matemática, Química, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

As atividades desenvolvidas na disciplina Conhecimento e Diversidade Cultural, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, durante as aulas do primeiro semestre de 2019, juntamente com doze estudantes, foram devidamente planejadas para que houvesse espaços e exposições de dúvidas, questionamentos, conteúdos, orientações e acompanhamentos prévios de leituras sugeridas – e complementares –, discussões da bibliografia disponível na ementa, realização de trabalhos individuais e em grupos, diário de campo, fórum de discussões on-line (em todos os momentos), criação e apresentação de um vídeo (curta) e atividade de campo.

Educação Inclusiva: na prática, a teoria é outra!
Saúde, Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

O presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes docentes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências voltadas a ações que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional. Para tanto, foram compilados breves registros de vivências educacionais de resultância que poderão agregar valor aos docentes.

Uma sequência didática para o ensino de Física sob a perspectiva da Educação Inclusiva de alunos cegos nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Física, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A inclusão escolar é hoje vista como o acolhimento a todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino. Para que a inclusão se efetive é necessário também aprimorar a proposição e a disponibilidade de recursos ou materiais didáticos apropriados para a aprendizagem desses alunos. O presente texto relata uma pesquisa-ação na área de ensino de Física e traz uma sequência didática desenvolvida no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia com enfoque na inclusão de um aluno cego na disciplina. Constata-se que o processo de inclusão é individualizado, e por isso deve ser minuciosamente pensado e trabalhado na perspectiva de cada aluno que adentra o ambiente escolar.

Tecnologia na Educação Infantil pública: a riqueza do brincar com ludicidade, adentrando e explorando a vivência da Creche Municipal Vila Progresso
Educação Infantil e Instituição Escola

Em tempos de inserção tecnológica, surge a necessidade de analisar esses agentes numa Educação Infantil de qualidade, respeitando os direitos das crianças e promovendo o seu desenvolvimento integral. Na perspectiva de espaços de desenvolvimento infantil, há necessidade de continuar o aprimoramento no ato de educar, cuidar e promover o brincar dentro de uma realidade existente. Nessa abordagem, o presente estudo pretende apresentar na prática o estudo de caso da Creche Municipal Vila Progresso. Busca-se promover o ato de brincar e diversas possibilidades de aprendizagens e habilidades a serem construídas e observam-se os relatos de servidores sobre os aparatos tecnológicos nessa etapa educacional. Conclui-se que ‘o fazer acontecer’ numa Educação Infantil é importante na plenitude da infância.

A pandemia da covid-19 e os desafios de avaliar a aprendizagem
Filosofia, Psicologia, Sociologia, Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo apresenta análises sobre o processo de avaliação no contexto da globalização e da recente pandemia. É uma pesquisa com reflexão teórica que visa esclarecer as diferenças entre exame e avaliação, bem como as implicações cognitivas, socioemocionais e ideológicas da avaliação. A pandemia da covid-19 lançou o corpo docente e os alunos abruptamente em um ensino remoto e isso gerou problemas adaptativos que são analisados à luz de pressupostos teóricos da Pedagogia, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia.

Sacola de Degustação: arte, educação e saúde com alimentação saudável
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística e Política Educacional

Compreendemos a arte como algo essencial para a existência humanizada. Parte integrante de nós se compõe de nossa esfera artística, sobretudo a que nos referencia aos encantos da sensibilidade, criatividade e emoção. Assim, a arte se faz necessária no ambiente escolar. Com base nessa compreensão, realizamos uma reflexão sobre a dinâmica degustativa Sacola de Degustação, com pauta nas áreas da Saúde e da Educação, observando a experiência como oportuna no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.

Formação docente para o ensino de Ciências contextualizado
Formação de Professores

Segundo os PCN, a contextualização no ensino de Ciências compreende competências de introdução da ciência e de suas tecnologias em um processo histórico, social e cultural, além do reconhecimento e da discussão de aspectos práticos e éticos da ciência na atualidade. Entretanto, a insuficiência de discussões sobre os PCN nas escolas e a incompreensão devido à desinformação e à falta de formação específica podem dificultar a execução dessas políticas e, dentro desse marco, resultar na não abordagem contextualizada e interdisciplinar do ensino de Ciências.

Um relato/estudo sobre o uso de atividades investigativas para o ensino de Estatística na Educação Básica
Matemática

O objetivo deste artigo é expor os resultados obtidos na análise de um trabalho de coleta e pesquisa realizado por alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola do Rio de Janeiro. O trabalho foi aplicado pelos autores como parte da nota de Matemática e pedia aos alunos que confeccionassem gráficos e tabelas com base nos dados coletados por eles. Neste trabalho iremos descrever os principais erros percebidos, que decorrem principalmente da falta de conhecimento estatístico prévio. Além disso, pretendemos destacar pontos positivos, além de relatar os principais problemas encontrados pelos alunos ao realizar uma coleta de dados.

Relato de intervenção: segurança para alunos e servidores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Afro Vieira
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

A segurança no trabalho circunda o objetivo de proteção à vida e melhores condições no ambiente laboral. No ambiente escolar, assim como nas fábricas, a segurança no trabalho deve ser discutida e fomentada, uma vez que sua ausência pode interferir diretamente em toda a cadeia escolar. Este trabalho se centrou em apresentar a proposta interventiva no sentido de melhorar a segurança e o bem-estar de todos que frequentam a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Afro Vieira, em Porto Velho. Foi feito diagnóstico da situação encontrada e posterior análise seguida de recomendações que foram apresentadas à gestão da unidade.