Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Implantação de clube de ciências como estratégia de engajamento relato do Programa de Residência Pedagógica
Botânica, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

As metodologias ativas inovadoras estimulam o pensamento crítico e permitem a construção do conhecimento de forma individual, como o clube de ciências, que se utiliza do viés democrático para promover o protagonismo dos integrantes. Este trabalho relata a implantação de um clube de ciências em uma escola pública do interior de Pernambuco durante o Programa de Residência Pedagógica. A temática central escolhida foram as plantas medicinais, e o produto final foi apresentado na II Feira de Ciências do Agreste Pernambucano, que foi premiado com menção honrosa e bolsa de iniciação científica.

Educação Inclusiva: Interação de professor e mediador
Comunicação, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este artigo tem por objetivo analisar o contexto da Educação Inclusiva e o processo da relação entre professor e mediador no ambiente escolar. A Educação Inclusiva está passando por inúmeras práticas e vivências, às quais o professor e o mediador procuram se adaptar, levando em consideração as leis e normativas vigentes. A mediação escolar se tornou uma ferramenta crucial no acompanhamento do aluno especial e por isso alguns autores já pesquisam sobre o mediador e a sua relação com o professor.

Resenha do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

O ato de ensinar abarca vários conceitos, a fim de haver sucesso em sua feição tanto para o professor quanto para os alunos, pois eles dependem um do outro para que a escola exista. O professor possui papéis fundamentais no ensino, tendo principalmente a ética; é através dela que os bons resultados dos educandos são extraídos, pois é através da ética que o professor tem bom diálogo, respeito, é a favor da democracia em sala de aula, entre outros fatores que auxiliam em classe. Mas, além dos educadores, pais e responsáveis também devem ajudar na vida acadêmica.

O uso da Robótica Educacional e de tecnologias digitais na aprendizagem de conteúdos da Matemática: experiência em escola privada na cidade de Natal/RN
Computação e Tecnologias, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da Robótica Educacional e das tecnologias digitais na aprendizagem de conteúdos da Matemática no Ensino Médio. Além disso, busca relatar experiência em escola na cidade de Natal na qual foram desenvolvidas atividades interdisciplinares e tecnológicas a fim de que os educandos aprendessem alguns conceitos, tendo em vista que muitos deles, apresentavam dificuldades em resolver problemas de Matemática com notação científica, transformações de unidades de medida e interpretação de dados estatísticos expressos por meio de gráficos e tabelas.

A formação inicial e continuada de professores das classes multisseriadas no sudeste do Tocantins
Formação de Professores

O artigo discute a concepção de doze professores que atuam nas sete escolas multisseriadas da área rural de Dianópolis/TO em relação às ações da gestão municipal voltadas à formação continuada para docentes. As informações apresentadas foram coletadas a partir de consultas a relatos feitos nos cadernos de registro elaborados nos encontros de formação e com entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que a Educação do Campo de qualidade se realiza com ações voltadas para a formação dos professores, valorização, remuneração e garantia das condições materiais das escolas.

A brincadeira na Educação Infantil sob a ótica docente
Educação Infantil

O presente trabalho teve por objetivo a identificação da influência da formação inicial, multisseriação e ano de escolaridade na concepção e implementação da ludicidade na prática docente. Para investigar essa questão, foi aplicado, a um grupo de 14 professores com experiência em turmas de alfabetização e Educação Infantil, um questionário, pelo qual verificaram-se aspectos como a importância da forma de abordagem desse conteúdo na formação inicial desses profissionais.

Resenha de Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e por Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e do ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi preparado pelo autor, além de anexar informações entre os níveis de modalidades sistemáticos entre o ensino franco-brasileiro.

O diário de bordo na formação docente: um instrumento de reflexão diária, sobre a identidade do professor de História
História e Formação de Professores

Este artigo aborda o diário de bordo como elemento primordial no trabalho docente especialmente do professor de História, que, ao adotá-lo em sua prática escolar, contribui para sua própria formação critico-reflexiva, em (re)pensar a constituição de sua identidade profissional frente aos percalços e distintos percursos encontrados na lida educacional. Metodologicamente, a partir de pesquisa bibliográfica alicerçada em revisão teórica e diversificada de autores que discorrem sobre a temática, pode-se perceber a carga de significados, representações e intencionalidades atribuídas aos distintos sujeitos nas atividades diárias de ensino-aprendizagem.

Oralidade e alfabetização: implicações dos gêneros orais para o ensino e a aprendizagem
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O presente texto busca evidenciar as implicações da oralidade nas práticas de alfabetização. Com a construção da Base Nacional Curricular Comum, evidenciam-se como eixo do ensino da língua portuguesa as práticas de oralidades, trazendo para o debate novamente as práticas comunicativas em sala de aula, com enfoque no uso da linguagem oral e seus desdobramentos na alfabetização. É utilizada pesquisa bibliográfica, com consulta a periódicos, livros e documentos oficiais para embasamento teórico-metodológico.

Breve história das mulheres e relação de gênero
História e Política Cultural

Este trabalho analisa, reflete, discute a história das mulheres como um campo definível na historiografia, além de buscar compreender o conceito de gênero, temática que está ainda sendo construída nos dias atuais. A problemática principal deste artigo é buscar compreender a relação da história das mulheres com a política. Afinal, é indiscutível que a história das mulheres está totalmente vinculada a uma questão de política.