Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Violência escolar: uma percepção social
Formação de Professores e Instituição Escola

O presente artigo objetivou apresentar conceitos sobre a violência no âmbito escolar, dissertando sobre suas causas, consequências e a maneira como as instituições de ensino lidam com conflitos entre professores e alunos e alunos entre si. As escolas gradativamente estão sendo envolvidas por pequenos conflitos cotidianos que tendem a resultar em violência mais agravada, afetando a saúde física e psicológica dos envolvidos, além de maleficiar o ensino e a aprendizagem, provocar a evasão e o abandono escolar. Os professores devem mediar esses conflitos junto aos seus alunos, proporcionando a formação de cidadãos com pensamentos críticos e reflexivos.

Base Nacional Comum Curricular: Educação Especial em foco
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Esta escrita tem por objetivo abordar a BNCC, atentando para as menções à Educação Especial. Para tanto, o tensionamento utiliza o documento em sua íntegra, para que possamos compreender qual foco foi direcionado a essa modalidade educacional, como também as metas direcionadas a ela. A Educação Especial, na última década, conseguiu avançar na sua luta por direitos e visibilidade, e cabe aqui tensionar essa base para compreender em qual posição ela se encontra aos olhos de governos nessa nova política instituída. Assim, percebe-se que a EE aparece fragilmente no documento, sendo mencionada vagamente em suas entrelinhas, deixando-a esquecida.

O autoconceito e a autoestima em estudantes da rede pública de ensino
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

O objetivo desta pesquisa foi avaliar duas variáveis psicológicas presentes no processo de ensino-aprendizagem: o autoconceito e a autoestima. Foram convidados alunos de Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual do Paraná. As variáveis foram mensuradas utilizando duas escalas psicométricas: a Escala de Autoconceito Infantojuvenil e a Escala de Autoestima de Rosenberg. As escalas foram respondidas remotamente por meio de formulário online da plataforma Google que incluía questões sobre gênero, série e desempenho acadêmico. Espera-se que esta pesquisa traga atenção para variáveis psicológicas que podem influenciar o aprendizado.

Milton Santos e o atual estado de coisas: reflexões em tempos pandêmicos
Geografia

Este capítulo pandêmico da nossa história fatídica não é um ponto fora da curva. Ele reforça a confusão que a globalização tornou possível entre as escalas e submete ainda mais a Natureza à fragmentação das imagens, aos discursos superficiais da funcionalidade comunicativa. A globalização perversa, como ensina Milton Santos, subverte escalas e nos aparta ainda mais da Natureza. A ciência, hiperespecializada, tornou-se cega a fenômenos complexos. A pandemia, sem contexto, reduz-se a espetáculo.

Importância da Supervisão Escolar na inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo descrever a importância da supervisão escolar no processo de inclusão de alunos surdos. Acredita-se que hoje a escola deve ter profissionais comprometidos em atender e promover a diversidade na escola, respeitando as singularidades e empenhando-se pela inclusão de alunos com deficiência. Este trabalho foi realizado com base em revisão bibliográfica, com o propósito de elucidar o quanto o papel do supervisor escolar é de importância para uma real inclusão escolar do aluno surdo, tendo em vista que, em muitos casos, esse é o primeiro local onde a criança surda tem contato com a Libras.

Alterações nos resultados de estilo de aprendizagem e de preferência dentro dos polos das dimensões Percepção e Entendimento do teste N-ILS considerando diferentes áreas do conhecimento
Avaliação e Formação de Professores

No processo de ensino-aprendizagem, os discentes apresentam diferentes preferências na maneira de receber e processar as informações; a essas preferências chamamos estilo de aprendizagem. Esses estilos podem ser identificados por meio de testes, como o New Index of Learning Styles (N-ILS), proposto por Vieira Junior e foco deste artigo. Nosso estudo objetivou verificar se existiam mudanças no estilo de aprendizagem e/ou alteração da preferência dentro dos polos das dimensões percepção e entendimento do teste N-ILS considerando diferentes áreas de conhecimento.

Repórter Natureza: observações botânicas no Ensino Fundamental
Botânica

O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência do desenvolvimento de um projeto de extensão mediado pela realização de observações naturalísticas no Horto Botânico do Museu Nacional – UFRJ como recurso complementar de forma a remediar a cegueira botânica. Este artigo é um relato de experiência proveniente do projeto de extensão intitulado Repórter Natureza, que teve como intenção desenvolver atividades de educação em Botânica, através de observações naturalísticas, elaboração de textos e postagens em blogs. Essas atividades foram elaboradas por alunos de turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro.

A virtualização do ensino público na Educação Básica: desafios necessários na pandemia
Formação de Professores

Este estudo visa discutir os desafios enfrentados por professores e alunos da Educação Básica da rede pública com a virtualização dos conteúdos disciplinares, o que, por inúmeros motivos, tem demonstrado o abismo existente entre as diferentes classes sociais e vem sendo um dos fatores impactantes para o sucesso ou fracasso dessa nova prática. Dentre os desafios para a implementação exitosa dessa tendência estão questões de ordem pedagógica ligadas à formação inicial e continuada do professor, às condições socioeconômicas dos estudantes e à capacitação dos professores para a utilização de plataformas de ensino virtuais, da internet e dos seus recursos tecnológicos com essa finalidade.

Ensino de Ciências por investigações: uma sequência didática para o Ensino Fundamental I
Ecologia e Meio Ambiente

Promover uma proposta investigativa não é apenas fazer uma pergunta para que os alunos possam solucioná-la; é criar um ambiente investigativo nas aulas, levando os alunos a pesquisar, tocar, experimentar, usar, mexer, fazer, refazer e principalmente errar e tentar novamente. Essas habilidades procedimentais são desenvolvidas de forma gradual enquanto os alunos interagem com seus colegas, desenvolvendo também habilidades atitudinais; para a concretização de sua aprendizagem, o registro do processo é importante, desenvolvendo a habilidade conceitual. Este trabalho traz uma sequência didática tendo como tema a poluição das águas e como base teórica o ensino por investigações.

Um rápido passeio pelo universo da Semântica
Formação de Professores, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Neste ensaio, apresentamos as acepções da Semântica como disciplina da Linguística que se propõe à investigação do significado linguístico em sua especificidade. Assim, a partir da leitura de Oliveira, propomos um “passeio pelo universo da Semântica”, perpassando as vertentes formal, cognitiva e enunciativa, com vistas à difusão do estado da arte na pesquisa acerca do significado em diferentes filiações teórico-críticas. O texto, portanto, faz uma revisão e debate, por meio de exemplos do português do Brasil, sobre conceitos basilares à análise do significado linguístico em suas múltiplas abrangências.