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Desenvolvendo práticas de enfrentamento ao preconceito por meio do lúdico
Vivências de Sala de AulaCompreendendo que a educação deve contribuir para a formação de indivíduos capazes de refletir sobre o mundo que os cerca, bem como intervir sobre a realidade que vivenciam, o presente artigo tem por objetivo abordar sobre a educação formal que é ofertada aos alunos dos anos iniciais de escolaridade, considerando que são necessárias práticas com foco na apropriação do respeito e tolerância desde a mais tenra idade. Neste sentido, apresentamos um relato de experiência desenvolvida em uma escola situada em Teixeira de Freitas (Bahia), nos reportando aos anos iniciais de escolaridade como um período repleto de particularidades, fundamentado no processo de conhecer, descobrir, interagir e se apropriar de conhecimentos de forma prazerosa e envolvente. Partindo dessa experiência, conclui-se que as práticas pedagógicas fundamentadas no lúdico propiciam um ambiente acolhedor e propício para o debate de questões pautadas no enfrentamento a toda e qualquer ação discriminatória.
Reflexões acerca da inclusão escolar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): avanços e retrocessos
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalA Base Nacional Comum Curricular - BNCC representa um documento oficial cujo objetivo é normatizar a Educação básica no que diz respeito às aprendizagens que todos os alunos devem alcançar. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, fazendo referência à BNCC. Para tanto, parte-se de ideias da própria Base e de autores que pesquisam na área de inclusão e currículo. Entre eles, destacam-se: Brasil (2017); Silva e Moreira (1995), além de outros. Conclui-se que, pelo fato de a BNCC representar o fundamento curricular de todas as escolas do país, o mesmo não apresenta a inclusão escolar como obrigatória, indispensável e fundamental, nem especifica como a mesma se dará nas instituições ou como se trabalha isso em meio aos conhecimentos específicos.
Nossa Senhora dos Homens Pretos
Outras Mais EspecíficasUma igreja católica no Centro de Maceió está com as portas fechadas. Lá dentro, Nossa Senhora não vê os sofrimentos, os sonhos, as alegrias dos transeuntes. Aqui fora, as pessoas que vão à feira ou passam por perto não conhecem a história dessa igreja nem pensam em pedir sua bênção. Os governantes desdenham tudo isso.
Diagnóstico das deficiências na aprendizagem de Programação em alunos do curso técnico integrado de Automação do IFMG - Câmpus Ibirité
Computação e Tecnologias, Avaliação e Vivências de Sala de AulaOs profissionais da área de Controle a Automação estão intimamente ligados à programação de máquinas e computadores, utilizando esse recurso para otimização de processos produtivos e melhoria da vida da comunidade como um todo, possibilitando desde maior rapidez numa simples operação matemática até maior segurança a acessos em ambientes físicos ou virtuais. Buscando uma melhoria contínua do ensino, este trabalho apresenta um diagnóstico que levanta as dificuldades e um panorama do aprendizado da disciplina de Programação. Este artigo apresenta as principais percepções considerando a perspectiva de 22 alunos ingressantes do curso técnico integrado em Automação Industrial que foram colhidas por meio de formulário digital após o término do período letivo. Os resultados mostram que os alunos consideram como maior dificuldade o uso das “estruturas de dados” e apontam que a carga horária de 60 horas-relógio foi insuficiente para bom entendimento de todo o conteúdo. Ainda pela perspectiva do aluno, foi diagnosticado que o material didático disponibilizado pelo docente foi insuficiente, sendo necessário estudo em outras fontes das quais se destacam a busca em sites da área e a utilização de exercícios resolvidos para melhoria do entendimento.
A EJA e seu ensino na Educação Básica: primeiras aproximações
História da Educação e Política EducacionalA Educação de Jovens e Adultos (EJA) alcança uma parcela significativa da população brasileira que não teve acesso ao direito básico constitucional de frequentar a escola no tempo previsto, entre os 4 e os 17 anos, conforme aponta a LDBEN (nº 9.394/1996). Diante desse desafio de resgatar um compromisso histórico da sociedade brasileira e contribuir para igualdade de oportunidades, inclusão e justiça social, fundamenta-se sua construção nas exigências legais definidas pela Constituição Federal de 1988, é que se deseja discorrer acerca da função da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na história da Educação básica brasileira. Para a realização desse estudo, contou-se com uma pesquisa que se caracteriza pela natureza de abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. Assim, o presente artigo apresenta brevemente algumas considerações acerca da temática a partir de estudos oriundos da literatura. Percebe-se que, historicamente, a modalidade EJA foi tratada como política de governo, e não política pública, gerando sucessivas ações e programas que fracassaram. Diante desse contexto, a EJA tem como objetivo tentar corrigir algumas questões sociais como exclusão e exploração, pois oferece novas possibilidades a esses estudantes que, por meio dela, têm novo acesso à Educação formal.
Afetividade no processo de aprendizagem
PsicologiaSão vários os fatores que interferem no processo de aprendizagem da criança. Grande parte dos teóricos reconhece que afetividade é o berço da socialização do indivíduo, pois é com ela que são transmitidos os primeiros ensinamentos às crianças. A afetividade na escola, complemento da afetividade na família, é de suma importância para seu desenvolvimento tanto cognitivo quanto social. Para realização deste trabalho recorreu-se a referenciais importantes, tendo como base principal a luz dos estudos de pesquisadores da área da Psicologia, descrevendo cada aspecto sobre a relação afetiva professor-aluno sustentada pelo referencial teórico da área, o que possibilitou descrever as relações entre o fenômeno e o objeto, pesquisando, correlacionando os fatos, visando evidenciar se têm relação com a aprendizagem dos alunos.
O uso dos materiais de dentro nas aulas de Língua Inglesa nas escolas públicas
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraO presente artigo propõe analisar a importância do uso de materiais didáticos de ensino identitários nas aulas de Língua Inglesa na rede pública de ensino, no que tange à busca pela identificação do corpo discente, estabelecendo assim a ponte necessária e urgente para vivência da língua. Propõe-se a produção de materiais de dentro, materiais suplementares que tornem os momentos de planejamento, construção e aplicação de conhecimento dentro e fora da sala um mecanismo eficiente, prazeroso e eficaz.
A leitura na Educação Infantil: uma prática plural
Educação InfantilO presente estudo tem por objetivo geral ampliar os incentivos que despertem nos alunos o desejo de interagirem com a leitura desde a pequena infância, iniciando esse processo no meio familiar e ser cada vez mais estimulado no cotidiano escolar. O fato é que quando se fala em leitura, logo todos mantêm certa distância, pois ela não está associada ao prazer em realizar tal tarefa, pois em muitos casos sequer sabem o que estão lendo.
Os projetos pedagógicos como recurso de ensino
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaVivemos em uma constante busca por uma educação de qualidade, de modo que tenhamos cidadãos capacitados para dar continuidade a seus estudos, ingresso no mercado de trabalho, uma vida bem-sucedida etc. Nesse contexto, os docentes, em especial da Educação Básica, têm, ao longo do tempo, estudado, pesquisado novas formas de ensinar e aprender para que o processo de ensino-aprendizagem seja pleno. Entre as diversas formas de trabalho e de práticas temos os projetos pedagógicos, que têm como principal característica a interdisciplinaridade. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importâncias dos projetos pedagógicos no contexto escolar como meio de trabalho que vem dinamizar de forma interdisciplinar o processo educacional. Para a realização deste trabalho, optou-se por um estudo bibliográfico qualitativo, no qual, atreladas aos objetivos, diversas fontes foram consultadas, os mais diversos autores, realizando um estudo desde o surgimento da ideia do trabalho com projeto pedagógicos e sua contribuição na educação para que a aprendizagem seja satisfatória. Por fim, através de todo o trabalho pode-se concluir que o trabalho com projetos pedagógicos que as escolas desenvolvem fundamentados teoricamente contribui para a construção de uma aprendizagem significativa, uma vez que trabalhar com projetos inclui uma metodologia diferenciada, uma prática docente lúdica, fugindo do ensino tradicional tão conhecido, que se limita a quadro, livro etc. O projeto pressupõe, além de uma metodologia ativa, dinâmica, lúdica, um trabalho que vá além da sala de aula, para que possa despertar no estudante o desejo e a curiosidade de aprender.
O plano gestor como instrumento na administração escolar
Instituição EscolaA gestão escolar cada vez mais ganha destaque na educação, pois por ela observam-se a escola e seus problemas educacionais e administrativos, onde alcança pela visão estratégica ações e soluções cabíveis. Vale ressaltar que a gestão escolar é uma mediadora, cujo objetivo final é a realização da aprendizagem efetiva e significativa dos alunos.