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Aula de Artes: experimentando possibilidades com uma turma de pré-escola
Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

O presente relato é construído a partir de uma proposta de prática de sala de aula sobre o processo de experiência com Artes por alunos da pré-escola, mais precisamente com educandos do pré-II com faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. Além disso, o professor também se coloca na experiência junto com educandos e, a partir dessa implicação, relata uma proposta de trabalho na aula de arte desenvolvida em uma pré-escola.

História das Ciências e Ensino da Física: uma revisão bibliométrica da produção de comunicações orais nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEF) dos últimos dez anos
Física

Este artigo teve como objetivo levantar, reunir e avaliar publicações científicas (comunicações orais) sobre a História da Ciência (ou da Física) e o Ensino de Física nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEF) dos últimos 10 anos, com a utilização do tratamento bibliométrico. Como método, foram realizadas buscas simples nas páginas on-line das atas dos anais do período citado. Os resultados apontaram um total de 1.985 comunicações orais publicadas, das quais apenas 57 na área temática de História, Filosofia e Sociologia da Física. Dessas, 28 versaram especificamente sobre a História da Ciência (ou da Física) como possibilidade de metodologia para o ensino de Física em sala de aula. A maioria das autorias dessas comunicações específicas foi de pesquisadores da USP, e a Região Sudeste foi a que mais produziu trabalhos do tema particular. Os resultados apontam um panorama de certo modo negativo para a temática, dada a importância defendida por diversos autores citados ao longo do trabalho. Entretanto, destacamos o esforço dos pesquisadores envolvidos, uma vez que demonstram a sua preocupação com a melhoria do ensino de(a) Física associado à História da Ciência (ou da Física) em sala de aula.

Jogos e Matemática: uma experiência com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Como estratégia para tentar reverter a falta de interesse dos alunos com a aprendizagem, principalmente da Matemática, professores têm buscado formas alternativas de ensino. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos com a experiência e refletir acerca do uso de jogos no ensino de Matemática. Outra justificativa para a inserção de jogos nas aulas de Matemática é que eles tendem a prender a atenção das crianças, o que também é fundamental para que a aprendizagem ocorra.

Povo
Língua Portuguesa e Literatura

Tomando por base o icônico poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, este poema trabalhado por indígenas de várias etnias que vivem no Amapá levanta questões para discutir a condição desses povos no Brasil, a degradação do meio ambiente em que vivem e as perspectivas de ação para minorar seu sofrimento.

Baralho de emoções
Vivências de Sala de Aula

De novo, pensando em jovens da escola pública. Mais do que qualquer coisa, uma primeira impressão: eles não têm autoconsciência e nem têm onde buscá-la ou aperfeiçoá-la de modo que ganhem autonomia emocional. Sentada no pátio da escola, eu observo comportamentos, a partir das linguagens verbal e não verbal.

A importância do saber na construção do ser humano, abordada em “Vidas secas”, de Graciliano Ramos
Filosofia, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho acadêmico é de cunho educacional, filosófico, literário e sociológico. Seu intuito principal é expor como o saber contribui para a evolução do ser humano, tanto como indivíduo quanto como parte de algo maior, o coletivo. Através da análise de um dos mais importantes e conhecidos romances brasileiros que é associado ao exame de fatos históricos, o objetivo é alcançado, alertando para a necessidade da educação e de investimentos contínuos na área.

O ensino de solos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem baseada em livros didáticos de Ciências após aprovação da Base Nacional Comum Curricular
Avaliação

Com a BNCC, todas as instituições escolares, públicas e/ou particulares, passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas, visando à redução das desigualdades educacionais no Brasil e à promoção da equidade e da qualidade das aprendizagens dos estudantes brasileiros.

Uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas escolares para pessoas com deficiência
Educação Especial e Inclusiva

O direito à educação encontra-se amparado por normas nacionais e internacionais. Foi consagrado na Constituição Federal de 1988 como um direito social, com garantia da educação de qualidade e extensiva a todos os brasileiros. Datam da segunda metade da década de 1990 as primeiras iniciativas governamentais de incentivo ao uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas do Brasil. O uso das TIC nas práticas escolares pressupõe a necessidade de reinventar e reafirmar o compromisso subjacente da melhoria da qualidade da educação.

Contextualizando o pH por meio de uma aula criativa para alunos da Educação de Jovens e Adultos
Nutrição e Alimentos e Vivências de Sala de Aula

Tendo em vista os inúmeros desafios presentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), torna-se necessário que o professor utilize estratégias de aprendizagem significativas durante as aulas, considerando a realidade dos estudantes envolvidos e interligando a teoria com a prática. Desta forma, o presente artigo traz uma breve reflexão sobre a importância da realização de aulas contextualizadas, por meio do relato de uma aula prática sobre o conceito do pH destinada a alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Prefeitura do Rio de Janeiro. A partir dessa experiência, tornou-se perceptível que a abordagem contextualizada colabora para o aprendizado de conhecimentos científicos, facilitando a problematização e respectiva ressignificação dos conteúdos trabalhados.

Do Navio Negreiro de Castro Alves ao Cais do Valongo no Rio de Janeiro: construindo reflexões interdisciplinares na Geografia
Geografia, História e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo é fruto de reflexões interdisciplinares, motivado diante de um cenário onde tem crescido o preconceito racial na nossa sociedade e em pleno século XXI - o que é inaceitável. Diante dessa situação, cabe ao educador não silenciar essa problemática em sala de aula e criar estratégias pedagógicas a fim de jogar luz ao problema que é de todos, e não apenas dos negros. Entendendo que a escola é reflexo da sociedade, devemos começar por nós mesmos, e só assim teremos uma geração de alunos conscientes do seu papel na sociedade, esclarecida e despida de todo e qualquer preconceito. Dessa forma, para atingir esse objetivo, buscou-se uma conexão de ideias entre o poema de Castro Alves – O Navio Negreiro, com o simbolismo do Cais do Valongo, lugar de importância histórica e de resistência do povo negro e de sua cultura. Afinal, só quem conhece a história, sabe da urgência de não cometer os mesmos erros no futuro.