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Alucinação dourada
Filosofia, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaUm trabalho repetitivo, de madrugada, leva o atendente de lanchonete e aprendiz de humorista a contar histórias e se divertir com o que provoca nas pessoas à sua volta. Um susto o leva a pensar na vida e tentar mudar essa situação.
Leitura nas aulas de Língua Inglesa: acessível, eficaz e prazerosa
Formação de Professores e Língua EstrangeiraSob a luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do conhecimento da Linguística Aplicada, este artigo consiste em diagnosticar alguns motivos que têm levado as aulas de leitura em Língua Inglesa ao insucesso e propor estratégias de melhoria para o desenvolvimento dessa habilidade nas salas de aula.
Uma abordagem interdisciplinar para o estudo da fotossíntese no Ensino Fundamental
Biologia e Biociências, Física e Vivências de Sala de AulaDois experimentos realizados com materiais simples e de fácil aquisição contribuem para estudar de maneira interdisciplinar o fenômeno da fotossíntese. São atividades planejadas para turmas do Ensino Fundamental, a fim de ajudar na construção do conhecimento das Ciências da Natureza e garantir a alfabetização científica dos alunos.
Cine-debate: abordando a importância das áreas verdes através de Cienciarte
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Geografia, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Espaços UrbanosA escassez de áreas verdes é um problema socioambiental que compromete em diversos aspectos a vida das pessoas, sendo considerada uma questão de saúde pública que afeta principalmente populações de baixa renda residentes em grandes aglomerados urbanos. O ambiente escolar é um espaço privilegiado para a abordagem desse problema, de forma a se despertar o interesse dos estudantes para a questão, visando ao debate e seu enfrentamento pela participação social. A questão motivadora do desenvolvimento desta atividade foi: como abordar a importância das áreas verdes de uma forma artística e lúdica? O trabalho relatado aqui se deu baseado no aporte metodológico do cine-debate, fundamentando-se em Cienciarte. A atividade revelou-se uma forma diferente para a abordagem do tema, dando oportunidade à abstração, ao refletir e ao externar o pensamento por meio do diálogo, possibilitando ao educando um papel ativo no processo de aprendizagem.
Educação Infantil e dificuldades de aprendizagem: a hiperatividade trabalhada por meio de estratégias de ensino
Educação Especial e InclusivaO presente estudo apresenta, de forma ampla, uma discussão acerca das principais abordagens pedagógicas para trabalhar a carência e a dificuldade de aprendizagem de crianças hiperativas em sala de aula. O objetivo principal é evidenciar um conjunto de atividades tidas como estratégicas para alcançar um ritmo de ensino-aprendizagem concomitante aos conteúdos e abordagens metodológicas apresentadas, bem como o acompanhamento das atividades propostas. O aporte teórico lança mão das contribuições de autores como Rufino, Lima e Cavalcante, Vygotsky e Piaget dentre outros. É feita uma abordagem de natureza qualitativa, com vistas à revisão de literatura. O estudo apresenta possibilidades do trabalho pedagógico de maneira viável, principalmente no que se refere a toda uma conjuntura que descreve o trabalho pedagógico com crianças hiperativas.
Vamos aprender brincando, ou melhor, jogando
GeografiaUma atividade de Geografia utilizando um software de apresentação dá aos alunos protagonismo no processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar a interação entre eles e despertar o interesse pelos conteúdos trabalhados. É a prova de que a ludicidade e as tecnologias podem contribuir muito para a educação.
Tópicos especiais acerca das relações raciais nos anos 1930-1950
Antropologia, História e SociologiaO presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica; tem como objetivo primordial discutir os motivos pelos quais a Unesco patrocinou uma série de pesquisas sobre as relações raciais no Brasil. Para tanto, autores como Maio, Souza, Viana e Guimarães foram estudados para o desenvolvimento epistemológico.
Edição especial da revista EaD em Foco: “Contribuições da EaD em tempos de pandemia e de pós-pandemia”
Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEm função da gravidade da pandemia pelo novo coronavírus, a revista EaD em Foco está organizando um número especial, com a proposta de registrar, relatar e divulgar, em formato acadêmico, o impacto das experiências educacionais nesse momento único da sociedade moderna. Os temas das contribuições são amplos, sempre relacionados ao eixo central das contribuições da EaD em tempos de pandemia.
Jornal da EJA: uma experiência e tanto...
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaÉ consenso que a heterogeneidade caracteriza o corpo discente da EJA. Mais do que nas classes de ensino regular, cada turma e cada estudante tem uma história peculiar, em razão de competências específicas, de conhecimentos prévios particulares e de experiências vivenciadas ao longo de suas trajetórias de vida e de escolarização.
Utilizando vídeos educativos para o estudo do tema furacões: uma experiência interdisciplinar envolvendo Física e Geografia
Física e GeografiaOs cursos a distância crescem anualmente e se fortalecem com um número cada vez maior de alunos que optam pela EaD. Nesse contexto, a formação do professor – um grande desafio em qualquer modalidade de ensino – se fortalece no cenário de uma escola pública, e por meio de um estágio não obrigatório. Foi nesse contexto que nasceu este projeto. Vários temas são tratados na disciplina de Geografia e um deles pode ser desenvolvido, de forma interdisciplinar, com a parceria da Física. O projeto, desenvolvido por uma graduanda do curso de Geografia (Polo Cederj Nova Friburgo), trata do tema furacões com o objetivo de ministrar uma aula interdisciplinar para alunos do 2o ano do Ensino Médio. Como recurso foram utilizados vídeos educativos, selecionados no YouTube, em uma oficina diurna ministrada a 28 alunos de ambos os sexos, entre 15 e 17 anos de idade. Após a oficina, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas para a sondagem da percepção dos alunos quanto ao trabalho realizado. De modo geral, a avaliação foi positiva, agregando benefícios para o aprendizado dos alunos participantes. O contato da graduanda com os alunos no contexto da escola pública foi fundamental para que vivenciasse um pouco da realidade com a qual irá trabalhar em um futuro próximo.