Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
Cultura digital: uma experiência na prática da Rede Municipal de Goiânia/GO
Formação de Professores e Política Educacional

Nos últimos anos, os desafios para que a cultura digital seja consolidada nas práticas pedagógicas das instituições educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO têm sido enfrentados a partir da formação continuada e do assessoramento técnico-pedagógico. O presente artigo é o resultado de um trabalho teórico-prático realizado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (Gertec). O interesse é demonstrar os caminhos percorridos pela secretaria para consolidar o uso das tecnologias digitais no contexto educacional, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem.

Educação Inclusiva em tempos de pandemia: relato de experiência em uma escola da rede pública de Campina Grande/PB
Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este artigo é um relato de experiência pessoal como cuidadora ou apoio escolar, no ano inicial da pandemia. A vivência aconteceu em uma escola urbana de pequeno porte da rede pública do município de Campina Grande/PB. Abordaremos as principais dificuldades e as estratégias utilizadas pela escola para esse ano letivo, a importância do contato com os alunos e, sobretudo, a relevância do acompanhamento pedagógico direcionado às crianças com deficiência.

O autismo infantil e a inclusão social na educação: revisão histórica e sistêmica atual
Educação Especial e Inclusiva

O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma revisão bibliográfica por meio da análise da história do autismo, desde a sua descoberta até os dias atuais, determinando os registros no país e no mundo e como se encontra o panorama acerca da inserção das crianças autistas nas redes de ensino, visando as possíveis melhorias. Pode-se caracterizar o autismo infantil como um déficit no desenvolvimento social do indivíduo, levando-o a situações de isolamento social, dificuldades no uso de linguagens e comunicação, dificuldade em relações pessoais e inclusão na educação.

Um laboratório de Biologia em casa: simulando a ação da enzima catalase na batata
Biologia e Biociências e Química

A Bioquímica e a Citologia são áreas complexas da Biologia que possuem diversos mecanismos e termos que devem ser efetivamente assimilados e compreendidos pelos alunos. Para vencer tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade de laboratório físico. Nesta proposta de aula prática, os alunos irão vivenciar a ação da enzima catalase na batata (Solanum tuberosum L.) e confrontar a ação de diversos fatores, como calor, variação de pH (ácido e base) e sais na ação catalítica dessa enzima.

Jogos didáticos digitais: recursos para estimular o ensino e a aprendizagem de Física
Física, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O tema ensino de Física vem sendo discutido, durante anos, em diferentes eventos, debates, palestras etc. entre os professores de Física. Inúmeros trabalhos mostram possíveis caminhos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de Física, mas nem sempre as condições são favoráveis para estes profissionais refletirem em possíveis mudanças; por exemplo, os recursos financeiros e o tempo. O ensino tradicional é um dos motivos que levam os alunos ao desinteresse pela disciplina Física. Sabendo dessa problemática e vivenciando um período em que os jogos estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano das pessoas, este trabalho desenvolveu dois jogos didáticos virtuais, intitulados A Física na Memória e A Física nas Palavras como ferramenta de ensino para estimular os professores de Física a refletirem sobre os seus trabalhos e a explorarem a tecnologia, especificamente o computador e o software PowerPoint, os conhecimentos dos conteúdos de Física e, por fim, a criatividade para melhorar o ensino de Física na sala de aula.

Desastres naturais: uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino de vocabulário de Língua Inglesa
Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

Este artigo objetiva apresentar uma unidade instrucional baseada em jogos digitais para o processo de ensino-aprendizagem de vocabulário de Língua Inglesa sobre desastres naturais no contexto do ensino remoto. A unidade instrucional é definida com base na adoção de um modelo de design instrucional, aplicado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola de Uberlândia/MG. O jogo é avaliado adotando o modelo meega+kids. Seguindo esse modelo, a coleta de dados foi realizada após a aplicação do jogo, usando questionário padronizado. Participaram do estudo de caso dez alunos de 14 anos que costumam praticar jogos digitais semanal ou diariamente.

Educação em Saúde sobre parasitoses intestinais com escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência
Saúde e Biologia e Biociências

Este estudo relata a experiência vivenciada em um projeto de extensão com ênfase em parasitoses intestinais, com escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As ações abordaram a vivência do projeto intitulado Parasitologia em Foco e ocorreram em duas escolas municipais de Pernambuco, por meio da encenação da peça “Jeca Tatu”, de Monteiro Lobato. O projeto possibilitou a interação com essas crianças, que muitas vezes não têm a oportunidade de obter informações, haja vista que os professores têm sobrecarga de demandas. Ações como estas precisam ser permanentes para o conhecimento das informações propagadas.

Milton Santos e o atual estado de coisas: reflexões em tempos pandêmicos
Geografia

Este capítulo pandêmico da nossa história fatídica não é um ponto fora da curva. Ele reforça a confusão que a globalização tornou possível entre as escalas e submete ainda mais a Natureza à fragmentação das imagens, aos discursos superficiais da funcionalidade comunicativa. A globalização perversa, como ensina Milton Santos, subverte escalas e nos aparta ainda mais da Natureza. A ciência, hiperespecializada, tornou-se cega a fenômenos complexos. A pandemia, sem contexto, reduz-se a espetáculo.

Jogos matemáticos no programa Scratch: uma abordagem para o 7º ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Neste artigo, apresenta-se o processo da construção de quatro jogos com conteúdo matemático voltados para alunos do Ensino Fundamental. Os jogos foram elaborados com base no programa Scratch, um tipo de tecnologia digital de informação e comunicação que permite a programação visual para a preparação de animações e jogos. Os conteúdos abordados nos jogos foram: operação com números inteiros, noções de ângulos, porcentagens, números racionais e equações. Os jogos foram desenvolvidos com o objetivo de colaborar para o processo de aprendizagem da Matemática.

Tateamento e solidão: os desafios atuais de professoras iniciantes de Educação Física no Ensino Fundamental
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Investigam-se os desafios atuais da carreira docente de professoras de Educação Física do Ensino Fundamental nos três primeiros anos. Analisam-se os dados coletados de professoras da Educação Física do Ensino Fundamental que lecionam em redes municipais de ensino de Belo Horizonte/MG e Sabará/MG. Usou-se a metodologia de pesquisa qualitativa em três passos: em primeiro lugar, um levantamento da bibliografia sobre o assunto; em segundo lugar, uma pesquisa de coleta de dados por meio de questionário, aplicado por meio de ferramenta online; em terceiro lugar, após a aplicação, as respostas foram analisadas. Como resultado, destacam-se os desafios, como o sentimento de solidão, o trabalho diário de convencimento da importância da Educação Física perante os alunos e alunas, a escassez de material para trabalho.