Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
O ensino de Língua Portuguesa no Brasil e as diferenças dialetais: a proposta do bidialetalismo funcional de Magda Soares
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Língua Estrangeira e Política Educacional

Este trabalho discute o ensino de Língua Portuguesa no Brasil a partir da proposta do bidialetalismo funcional, elaborada por Magda Soares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicaram os pontos em que existem mais dificuldades no ensino da língua relativamente aos aspectos que caracterizam a variedade falada pela maioria dos alunos. Com a pesquisa, concluímos que se faz necessário revisar as metodologias de ensino de LP adotadas em diversas escolas. Sugerimos, ao final, uma atividade que pode ser realizada com eventuais adaptações.

Bruxa pode casar? O humor presente em "A bruxa casamenteira", de Regina Drummond
Língua Portuguesa e Literatura

Este texto objetiva analisar o humor presente no livro A bruxa casamenteira, de Regina Drummond. É ilustrado por Carol W. e classificado como ficção infantojuvenil, por falar sobre bruxas e casamento. A personagem bruxa tem grande destaque na literatura infantil, principalmente, nos contos de fada. Essa personagem povoa o imaginário de crianças e adultos, sendo bastante conhecida por apresentar características físicas e psicológicas estereotipadas, que lhe atribuem verrugas no rosto e muita magia, mediante poções feitas em seu caldeirão.

Matemática e Música no Ensino Médio: duas linguagens e uma sinfonia
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e Música

O estudo objetivou analisar a possibilidade de conciliação entre Música e Matemática no processo de ensino, utilizando a potencialidade das duas linguagens em prol do pensamento musical, matemático e físico do aluno. Dentre os procedimentos, elaboraram-se videoaulas no intuito de ampliar o conhecimento sobre a relação entre Teoria Musical, Matemática e a Física na produção de sons: validou-se a proposta apresentada nas videoaulas com professores de Matemática e Arte que atuam no Ensino Médio e avaliaram-se, com base na perspectiva dos professores, os impactos das videoaulas para ampliação do conhecimento nos conteúdos acadêmicos.

A ilustração em duas obras da literatura infantil e juvenil produzida por Neusa Jordem Possatti
Artes Plásticas, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

A ilustração tem papel de grande importância na constituição do livro de literatura infantil e juvenil. A construção de sentido na relação entre o visual e o verbal é imprescindível para a formação de leitores críticos. Por isso, é fundamental que haja diálogo entre o ilustrador e o escritor. Nosso interesse em realizar esta pesquisa se deu por dois motivos. O primeiro foi trabalhar com literatura infantil e juvenil de autoria feminina, e o segundo foi eleger obras que enfatizassem o protagonismo do feminino. As obras eleitas para elaboração deste artigo foram Ciça e Ciça e a Rainha, de Neusa Jordem Possatti.

Proposta de pesquisa, extensão e ensino nas áreas de Português e Inglês para os discentes do Ensino Médio das escolas públicas e para a comunidade
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino, pesquisa e extensão em favor dos discentes do Ensino Médio das escolas públicas e da comunidade. O intuito principal é contribuir para que os alunos obtenham bom desempenho na área de Linguagens, que possui alto peso no Enem. Espera-se que esta proposta auxilie os professores quanto a uma prática pedagógica que contribua com as necessidades educacionais dos discentes para ingressar numa instituição superior pública de qualidade.

Um falcão no punho e a alma na página
Língua Portuguesa e Literatura

Com uma linguagem extremamente poética e metafórica, Maria Gabriela Llansol escreve, em Um falcão no punho, uma narrativa de inações, ou seja, sem ações. Distanciando-se da narração tradicional, não há uma complicação, um clímax, um desfecho. Não há um enredo central que, epicamente, progrida e detenha ferozmente o olhar do leitor para a história, ansiando para a página final e o encerramento da aventura. Não há uma pluralidade de personagens, de espaços, de diálogos. Pois, então, o que há? Uma alma na página. A mente llansolana materializada no papel e a necessidade de reinventarmos a nossa maneira de leitura.

Nobreza indígena da Nova Espanha
História e Outras Mais Específicas

No texto “Nobreza indígena da Nova Espanha - Alianças e conquistas”, Ronald Raminelli (2009) aborda o vínculo da Coroa Espanhola e como ocorreu o procedimento de colonização da América junto com os nativos da localidade. É frisado pelo autor o poder de escolha dos conquistadores em operar num governo assentado num tratado, dando importância aos senhores do Novo Mundo. No começo, o senhor do México resistia à tática dos conquistadores de terras. Por sua vez, Matthew Restall (2006) fala que não havia “dinheiro”, nem arsenais, nem refinamento tecnológico em seus aparelhos de navegação.

Proposta de ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Resultante de um projeto de extensão realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola pública em Goiás, este trabalho propõe um ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet. O uso desse método se justifica por promover dinamismo às aulas e conferir aos alunos a autonomia e o protagonismo na construção do seu próprio conhecimento. A mediação pelas TDIC e pela internet se explica por elas serem inerentes a esse método e possibilitar ao professor aplicar a proposta apresentada também em contextos de ensino remoto.

Futuro é educação... a pedagogia do amor
Antropologia, Comunicação e Cidadania e Comportamento

Estes sete poemas falam das etapas da vida, da lógica da vida, das experiências. Falam da escola, das vivências de amor, das situações da natureza. De outros mundos, mas de pontes e cimentos. Falam de vitórias e quedas, de travessias e víboras. Trazem caminhos a seguir, estradas com buracos e quebra-molas, bagagens a levar e convivências. Tudo em razão do tempo, uma ampulheta que marca os momentos, espetáculos de metal e bebidas, com mistérios e segredos, tagarelices e charlatanices, desejos, paixões e amores – formando uma rede de palavras.

Um milhão de pipas no céu
Comunicação e Cidadania e Comportamento

Este conto, bem curto, mostra a passagem do tempo, valoriza as brincadeiras e o simbolismo das pipas como objetos de devaneio, sonho, esperança e continuidade do tempo e da vida. Relata a importância da parceria para construir esses sonhos e as relações com a natureza. A diversão une as experiências de avô e neto, leva-os a ter a mesma idade. A narrativa, simples e direta, mas poética, retrata a continuidade dos dias e da vida, a permanência do amor e dos valores da alegria e das brincadeiras em família.