Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


O filósofo e o poeta: a gaia ciência da vida em Nietzsche e Vinicius de Moraes
Filosofia e Língua Portuguesa e Literatura

Analisando as obras desses expoentes – um do século XIX, outro do século XX –, percebe-se que existe um importante ponto de convergência entre a filosofia de Nietzsche e a poesia de Vinicius de Moraes: a vida, a alegria, a tragédia de viver, a vida como obra de arte.

40 anos de Another brick in the wall: a música de resistência da educação crítica
Formação de Professores, Instituição Escola e Música

Uma música de 40 anos atrás ainda simboliza a resistência por uma educação livre, com espírito crítico, que respeita a individualidade. Another brick in the wall, do Pink Floyd, é ainda hoje incômoda por defender um sistema educacional inclusivo e lutar contra uma educação que seja mecanismo de repressão.

Pesquisa educacional e prática educativa na formação docente: um elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
Formação de Professores

Este artigo discute a necessidade da indissociabilidade da pesquisa educacional e a prática educativa na formação docente. É necessário haver relação entre essas questões para que a formação de um professor consiga atrelar teoria e prática, experiência e inovação. Ainda precisamos avançar para que seja uma realidade presente nas universidades brasileiras.

O uso de paródias musicais no ensino de Zoologia: Platyhelminthes
Zoologia, Biologia e Biociências e Música

As atividades lúdicas estimulam a criatividade e a socialização; aí se inserem as paródias, que podem facilitar a memorização de informações, pois a música é uma arte universal que une as pessoas. Uma atividade em Biologia empregou paródias para trabalhar conceitos e informações em Zoologia.

O dia nunca esquecido
Língua Portuguesa e Literatura

Fatos marcantes fazem com que as pessoas registrem as circunstâncias em que aconteceram ou foram informadas. Essas lembranças marcam toda a vida de cada um.

“Seu filho anda falando muito na aula”
Comunicação, Filosofia, Sociologia, Avaliação, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo propor uma discussão teórica a respeito de determinadas tradições discursivas (TDs) que salientam disparidades socioculturais em ambiente escolar, mais especificamente na relação professor-aluno. Para tanto, parte de uma teorização acerca da maneira como determinadas expressões veiculam ideias preconcebidas em senso comum pouco interessante à construção do conhecimento colaborativo, na medida em que são legitimadas pela linguagem – aqui tratada como um fenômeno sociocultural que muito tem a dizer sobre as estruturas sociais não só da Escola, mas também de outros setores sociais.

O conhecimento pedagógico do conteúdo dos erros
Matemática e Formação de Professores

É importante que alguns erros comuns cometidos por alunos nas aulas de Matemática na Educação Básica sejam estudados nos cursos de licenciatura, a fim de que os futuros professores estejam capacitados a entender o que levou o estudante a cometê-los. Isso servirá para que ele trabalhe esses conteúdos de modo a antecipar esse problema e esteja atento aos processos de ensino e aprendizagem.

Educação a Distância no mundo e no Brasil
Educação a Distância

A Educação a Distância não é algo recente no mundo nem no Brasil; ela já era praticada desde o século I, mas somente a partir do século XVIII, com cursos por correspondência, ela se consolida. Atualmente, com presença da tecnologia, se pode falar em sua consolidação e efetivação. É um método muito usado; este trabalho visa fazer um levantamento histórico no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte.

A Astronomia presente no ensino de Ciências numa sala de aula
Astronomia e Física

Este trabalho objetiva verificar quais práticas pedagógicas os professores de Ciências de séries finais do Ensino Fundamental de um colégio estadual do Paraná adotam com relação aos conteúdos de Astronomia. Além disso, o presente estudo de caso, exploratório e qualitativo, objetiva investigar a formação inicial e continuada desses docentes e analisar se eles possuem conhecimento e utilizam os PCN na preparação de suas aulas. Dentre os principais resultados, destaca-se que, apesar de os professores trabalharem os conteúdos de Astronomia, estes são abordados de forma superficial, que os docentes não utilizam os PCN de forma direta, que não tiveram contato suficiente com a Astronomia em sua formação acadêmica e que faltam recursos, materiais e incentivo ao ensino de Astronomia na sua instituição de ensino.

Documentos históricos: ferramenta do historiador e da práxis pedagógica do docente
História e Formação de Professores

Há muitos anos, os documentos históricos eram utilizados no método pedagógico tradicional como comprovação de que algo aconteceu ou como reforço de conteúdo. Este artigo busca refletir sobre eles e seu uso pedagógico nas escolas. Por revisão bibliográfica, foi possível refletir sobre a utilidade e funcionalidade para o ensino, com o aporte teórico de autores como Haidt, Hobsbawm e Libâneo, entre outros.