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O documento histórico e geográfico como instrumento de aprendizagem
Vivências de Sala de Aula

O presente artigo visa abordar os documentos históricos e geográficos como instrumentos de ensino-aprendizagem que potencializam as habilidades e competências em leitura de imagens históricas e mapas geográficos. Para tanto, é feita abordagem interdisciplinar da temática com vista a refletir sobre os processos de ensino nas escolas. Investigam-se as fontes documentais como proposta de ensino dos componentes curriculares História e Geografia.

Violência de gênero: percepções de alunos do CIEP Professor Terli Fioravante da Rocha
Vivências de Sala de Aula

O presente artigo apresenta um recorte de pesquisa-ação desenvolvida em um CIEP da Baixada Fluminense, no que tange às percepções de estudantes acerca da violência de gênero. Foram analisados dados obtidos por meio da realização de questionário aplicado a alunos do 2º ano do ensino médio. O objetivo do estudo foi refletir sobre a violência de gênero, compreendendo a construção das relações de poder existentes em nossa sociedade. Os resultados desta pesquisa apontam para a naturalização da violência de gênero, associada à descrença no poder judiciário. Os dados também indicam que os alunos acreditam que a Lei Maria da Penha tem um papel importante no combate e prevenção à violência de gênero.

Multiletramentos e multimodalidade: o grafite como recurso pedagógico
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política Cultural

Uma proposta de atividade realizada em Campos dos Goytacazes/RJ envolvendo Língua Espanhola e Artes abordou o multiletramento ao buscar o estudo de grafites, por ser uma expressão artística comum em lugares públicos e privados da cidade.

A formação de professores e o ensino a distância: contribuições como práticas pedagógicas
Educação a Distância

O objetivo deste artigo de revisão de literatura é analisar a contribuição do ensino a distância como prática pedagógica na formação e desenvolvimento de educadores. A formação continuada dos docentes é imprescindível, tendo em vista não se tratar apenas de dar continuidade aos estudos para atualizar-se quanto às modificações na área do conhecimento que leciona ou refinar o domínio de técnicas, mas por um motivo mais premente que se refere à própria natureza do fazer pedagógico.

O funcionamento dos ecossistemas: a natureza é macunaímica
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Filosofia e Língua Portuguesa e Literatura

A ciência não é neutra; as interferências religiosas, ideológicas e culturais estão presentes na formulação de qualquer proposta de conhecimento. Ao comparar os mundos de Macunaíma e de Alice, é possível perceber a diferença: enquanto a obra de Carroll cita 37 espécies de seres vivos (excetuando os humanos), a de Mário de Andrade relaciona 371, dez vezes mais! E, ao contrário dos personagens de Alice, a natureza se aproxima mais do modelo macunaímico, de viver e se desenvolver com pouco esforço.

Libras na educação: limites e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva

A língua de sinais tem como objetivo promover a comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes. A legislação propõe alterações nos currículos dos cursos de licenciatura e Fonoaudiologia; com isso a pessoa surda ganha espaço na sociedade como cidadão. É necessário conhecer e analisar a legislação no que tange a formação em Libras e como se dá aplicação dela na educação de surdos, como é a realidade escolar de uma pessoa surda após tantas modificações benéficas na legislação.

Utilização do Baralho das Ligações Químicas no processo de assimilação do conteúdo de ligações iônicas e covalentes
Química

Esta pesquisa, com ênfase qualitativa, visa analisar as contribuições do jogo Baralho das Ligações Químicas: Iônica e Covalente como ferramenta pedagógica no processo de assimilação do conteúdo das ligações químicas. Para a aplicação da proposta foi elaborada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, no processo de assimilação. Os resultados evidenciaram que o emprego do jogo tornou-se uma alternativa eficaz para despertar nos estudantes o interesse e motivação.

Democratização no âmbito escolar: uma utopia?
História da Educação e Instituição Escola

O trabalho enfoca a questão da democratização da escola na perspectiva histórica, com o intuito de identificar se os preceitos legais estão presentes nas práticas cotidianas das instituições públicas, especificamente nos anos iniciais da Educação Básica. Ainda se verificam disparidades entre sistemas de ensino e entre regiões brasileiras; nesse contexto, a discussão da democracia na escola brasileira presente e importante no sentido de fomentar ações capazes de possibilitar não somente o acesso, mas a construção do conhecimento formal por todos os cidadãos.

Diversidades étnico-raciais na Educação Infantil
História, Psicologia e Educação Infantil

Este artigo trata da importância que têm práticas pedagógicas que abordem as diversidades étnico-raciais na Educação Infantil, pois essas práticas, realizadas desde o início da escolarização, faz com que a criança crie o sentimento de pertencimento racial e respeito à diversidade; para tanto, é necessária a formação docente inicial e a continuada.

Grupo de estudo para Olimpíadas de Matemática: desenvolvendo habilidades cognitivas de quem gosta de Matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Todos os anos acontecem diversas Olimpíadas de Matemática no Brasil, com objetivos comuns: identificar jovens talentos, incentivar o estudo da Matemática e contribuir para a educação de qualidade. O IFSC – Câmpus Xanxerê oferece aos estudantes o Grupo de Estudo para Olimpíadas de Matemática, que procura aprofundar os conceitos matemáticos e levar à resolução de problemas presentes nas Olimpíadas.