Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


O ensino entre a teoria e a prática: a arte e a arquitetura em foco
Educação Artística

As construções arquitetônicas são uma expressão de arte, pois têm características simbólicas variadas; sendo assim, podem ser trabalhadas e estudadas nas disciplinas de Artes e provocarem atividades interdisciplinares, além de possibilitarem a integração entre teoria e prática com o estudo dos estilos e a confecção de maquetes.

Educação presencial mediada por tecnologias com estratégia b-learning e aprendizagem ativa no Ensino Técnico
Educação a Distância e Formação de Professores

A aprendizagem ativa é baseada na motivação e participação do aluno como protagonista de seu aprendizado. Ao mesclar tecnologias da educação a distância (EaD) ao ensino presencial, o b-learning (ou ensino híbrido) atua como estratégia de aprendizagem ativa. Experiência com o b-learning realizada numa escola técnica da Faetec usa essa estratégia de ensino-aprendizagem em uma escola pública.

Ensino de Astronomia: uma aplicação do AstroRummikub no Ensino Fundamental
Física

Este trabalho analisa possibilidades do uso do jogo AstroRummikub para a compreensão do Sistema Solar e a ordem de distância dos astros em relação ao Sol em aulas de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa mostram que o jogo ajudou na compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado, comprovando que a utilização do lúdico pode auxiliar o processo de aprendizagem; o jogo é apenas uma ferramenta de ensino.

Inclusão e Ensino Técnico: estratégias pedagógicas no Ensino Médio Integrado
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A inclusão deve ser feita também com foco na elaboração de recursos pedagógicos adaptados no curso técnico. Para tanto, foram criadas estratégias para a preparação de instrumentos de medição adaptados ao curso técnico visando à inclusão de alunos com deficiência visual nesse segmento e a adequação de ambientes e materiais didáticos para o ensino desse público.

Produção de material didático para alunos com deficiência visual: experiências nos anos iniciais
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Professores do Instituto Benjamin Constant buscaram, a partir do registro da construção de materiais didáticos em 3D e da aplicação deles à prática pedagógica, identificar as possibilidades de aprendizado pelo aluno com deficiência visual, registrando as descobertas e aprimorando o material para futuras experiências e outras práticas pedagógicas, auxiliando outros professores em diferentes contextos e cotidianos escolares.

Projeto Social Jogabem
Educação Física

O esporte é ferramenta importante para a promoção da saúde, da qualidade de vida, interação, socialização e inclusão social de crianças e adolescentes que residem em locais de risco social. A Educação Física é de grande valia para o desenvolvimento integral dos educandos, agindo diretamente para a autoestima e o bem-estar dessas crianças.

Pedagogia de Projetos e interdisciplinaridade: experiências artísticas em educação
Educação Artística

Ao trabalhar os conteúdos programáticos de Artes seriamente, com sequência didática e objetivos previamente traçados, a disciplina se impregna do respeito que merece, ofertando qualidade metodológica ao que se desenvolve na escola. Com isso, a Arte ocupa seu lugar de direito, não como veículo de aprendizagem, mas como algo a ser aprendido e apreendido na escola e fora dela.

A evolução da família: concepções de infância e adolescência
Cidadania e Comportamento

A família desempenha papel fundamental na sociedade, não só na relação de os seus membros como lócus de afiliação e/ou de reafiliação social dos seus membros, mas também em relação ao Estado, na perspectiva de instituição social decisiva no desenvolvimento do processo de integração, inclusão social daqueles que a ela pertencem.

Iniciando a conversa: breve percurso histórico da formação de professores no Rio de Janeiro
História e Formação de Professores

Este artigo tem o objetivo de registrar e analisar a História da Educação Brasileira, fazendo uma cronologia desde os primórdios aos dias atuais, uma história que intersecciona elementos da constituição do povo brasileiro, seu começo educacional e as características e formação do corpo docente da Cidade do Rio de Janeiro. Constrói um diálogo com a sociedade carioca/brasileira sobre as bases e estruturas de natureza gerencial desse processo.

Contos mitológicos no ensino de Astronomia: uma abordagem inovadora para discussão dos planetas do Sistema Solar
Física

O emprego dos contos mitológicos gregos que tratam dos deuses que dão nome aos planetas do sistema solar foi a estratégia utilizada para levar os alunos a conhecer um pouco mais profundamente esses astros celestes. A pesquisa aplicada após a oficina mostrou resultados bastante positivos para essa atividade.