Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Estudando função afim na palma da mão
Computação e Tecnologias

Este artigo mostra uma experiência de ensino de função afim, abordando as produções de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um colégio do Rio de Janeiro. As atividades foram planejadas para apresentar a relação entre função afim, seus coeficientes e a representação gráfica usando o software GeoGebra. Percebemos que com a utilização do software os alunos conseguiram compreender melhor a construção de gráficos e o comportamento dos coeficientes da função estudada.

Uso de novas tecnologias no ensino
Formação de Professores

O mundo atual é modificado pelo uso de tecnologias no cotidiano; a prática da escola e do professor deve ser redesenhada para incluir essas tecnologias. Mas não basta equipar as salas de aula; é preciso transformar a postura do educador a fim de trabalhar de forma a desenvolver atitudes problematizadoras e desafiadoras para os estudantes.

Relendo imagens, pensando representações juvenis
Educação Artística

Uma atividade de releitura de um quadro de Picasso por alunos do 9º ano transforma-se numa experiência de percepção das conexões que os estudantes fazem com sua realidade, mostrando como ela se relaciona com uma nova experiência de olhar.

Relato de experiência: o Dosvox no Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O Laboratório de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant vem desenvolvendo atividades com estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental usando as ferramentas do sistema operacional Dosvox, desenvolvido pela UFRJ, para auxiliar nos objetivos previstos para cada etapa da aprendizagem.

A mitologia e a tragédia como formas de pensar a educação
História

A história contada em Édipo Rei, de Sófocles, provoca as questões sobre a vida e o papel do destino na história pessoal, o que afeta diretamente a educação de cada um para reagir à dor, ao sofrimento, às incertezas, às angústias tratadas em mitos e tragédias.

Manual de uso do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ)
Formação de Professores

O Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ) é um instrumento para avaliação proposto inicialmente para estudantes do Ensino Superior. Aqui é proposta uma adaptação para utilizar com alunos da Educação Básica, de acordo com as especificidades desse nível de escolaridade. De todo modo, é um importante referencial para a análise das condições e motivações de todos os envolvidos.

Clicando aprendizagens: relato de experiências coletivas no Projeto Click Maré
Educação Artística

A fotografia pode ser uma ótima experiência para trabalhar em escola na disciplina de Arte. A possibilidade de organizar um concurso interescolar com o tema “selfies” contribui para aproximar essa disciplina da realidade dos estudantes.

A inserção de tecnologias no ensino de Física
Computação e Tecnologias e Física

A interação do aluno com a natureza que o cerca é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. A Física, como disciplina do Ensino Médio, deve assegurar a competência investigativa dos alunos. Nesse contexto, a tecnologia móvel vem alcançando proporções cada vez maiores.

A dimensão emocional no contexto educacional
Formação de Professores e Política Educacional

Na prática docente, a educação emocional no cotidiano da sala de aula pode ser útil para diminuir as emoções tidas como negativas, contribuindo, desse modo, para reduzir a violência, forma mais extrema da raiva.

Precisamos de livros de literatura: relato de experiência na biblioteca de uma escola técnica
Língua Portuguesa e Literatura

Uma experiência realizada em biblioteca escolar mostra que é possível desenvolver projetos de incentivo à leitura e à cultura com o apoio da comunidade, mostrando que a valorização da cultura nos currículos escolares pode ser apropriada nos trabalhos feitos nos diferentes setores das instituições, não apenas na sala de aula.