Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
Construção do processo de ensino-aprendizagem a partir das questões ambientais utilizando atividades lúdicas: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho relata uma experiência em educação, através do ensino remoto, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a execução da atividade foram utilizadas ferramentas do Google Classroom. Através de desenhos e poesias, elaborados pelos alunos, observou-se a oportunidade de sensibilizá-los para preocupação com a temática ambiental. Além disso, a metodologia utilizada apresentou-se como uma ferramenta importante para auxiliar na formação crítica dos alunos, no que diz respeito às questões ambientais.

Produção e distribuição de sabão caseiro em comunidades carentes como ação de enfrentamento à covid-19
Ecologia e Meio Ambiente e Saúde

Utilizamos os óleos vegetal e animal na preparação da alimentação; entretanto, na maioria das vezes o usuário não sabe o que fazer com o óleo utilizado e acaba descartando-o no ambiente, influenciando a propagação de maus hábitos ambientais. Este relato é resultado de um projeto extensionista realizado por acadêmicos do curso de licenciatura em Química do IFRO - Câmpus Ji-Paraná/RO tendo como objetivo produzir e distribuir sabão caseiro a partir da reutilização do óleo residual a comunidades carentes ou grupos socioeconomicamente vulneráveis, como medida de enfrentamento à covid-19.

Proposta de uma sequência didática para o ensino de Entomologia
Zoologia

Dentre os conteúdos abordados em Biologia, a Entomologia trata do estudo dos insetos, as características, os papéis ecológicos e econômicos que os mesmos têm e a relevância no ambiente, como também as espécies que são vetores de muitas doenças, principalmente o Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, da febre amarela, da chicungunya e do vírus zika. Neste trabalho, propõe-se uma sequência didática sobre insetos direcionada a professores de Biologia do Ensino Médio. Pretendemos apresentar propostas para reflexões e práticas pedagógicas que auxiliem o professor a mediar a construção do conhecimento científico dos estudantes a respeito dos insetos e sua interação com o ambiente.

A importância da abordagem significativa no contexto lúdico durante o ensino remoto
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O projeto teve como objetivo inserir uma proposta lúdica – o Jogo dos Biomas Brasileiros – introduzindo a aprendizagem significativa com a intenção de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi nítida a participação da maioria dos alunos; durante a atividade on-line, foi mencionado que outros educadores poderiam desenvolver atividades lúdicas com o intento de proporcionar momentos em que eles pudessem ser mais participativos e colaborativos. Por fim, a temática precisa ser mais contextualizada para fornecer mais embasamento teórico e tornar o discente capaz de caminhar e prosseguir com os estudos direcionados à Ecologia.

Acervo e técnicas organizacionais de uma coleção didática de Zoologia
Zoologia e Biologia e Biociências

Conhecer a biodiversidade possibilitou identificar seu potencial econômico, medicinal e cênico. Coleções biológicas são testemunho da biodiversidade, podendo contribuir para o aprendizado pela observação e análise dos organismos. Para isso, devem estar em boas condições para garantir o uso de todo seu potencial pedagógico. No presente estudo foi desenvolvido o levantamento da diversidade zoológica do acervo fixado em álcool 70% do Instituto Federal do Espírito Santo - Câmpus Santa Teresa. Realizou-se a identificação, catalogação e organização da coleção, visando transformá-la num acervo duradouro e de fácil utilização. O material foi triado, etiquetado e os dados foram planilhados. A logística organizacional proposta permitiu facilitar o uso e acesso do acervo.

Repórter Natureza: observações botânicas no Ensino Fundamental
Botânica

O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência do desenvolvimento de um projeto de extensão mediado pela realização de observações naturalísticas no Horto Botânico do Museu Nacional – UFRJ como recurso complementar de forma a remediar a cegueira botânica. Este artigo é um relato de experiência proveniente do projeto de extensão intitulado Repórter Natureza, que teve como intenção desenvolver atividades de educação em Botânica, através de observações naturalísticas, elaboração de textos e postagens em blogs. Essas atividades foram elaboradas por alunos de turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Ensino de Ciências por investigações: uma sequência didática para o Ensino Fundamental I
Ecologia e Meio Ambiente

Promover uma proposta investigativa não é apenas fazer uma pergunta para que os alunos possam solucioná-la; é criar um ambiente investigativo nas aulas, levando os alunos a pesquisar, tocar, experimentar, usar, mexer, fazer, refazer e principalmente errar e tentar novamente. Essas habilidades procedimentais são desenvolvidas de forma gradual enquanto os alunos interagem com seus colegas, desenvolvendo também habilidades atitudinais; para a concretização de sua aprendizagem, o registro do processo é importante, desenvolvendo a habilidade conceitual. Este trabalho traz uma sequência didática tendo como tema a poluição das águas e como base teórica o ensino por investigações.

Efeito estufa x aquecimento global: percepção dos alunos e uso de simulador para elucidar tais conceitos
Ecologia e Meio Ambiente, Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de Aula

Efeito estufa é o processo natural e vital no decorrer do qual a atmosfera terrestre aprisiona o calor dos raios solares, por meio de gases chamados de gases estufa, e mantém a Terra em temperatura constante. Porém, um conceito equivocado de efeito estufa vem sendo difundido, apresentando-o como sinônimo de aquecimento global; como um processo prejudicial e destrutivo. Este trabalho visou esclarecer tal conceito por meio do uso de um simulador em uma aula de Biologia das turmas da segunda série do Ensino Médio do Colégio Estadual Maria Leny Vieira Ferreira Silva, no município de São José de Ubá/RJ. Paralelamente, um questionário foi empregado antes e depois da exposição do simulador, visando constatar a (in)eficiência da aplicação desse recurso didático como facilitador de aprendizagem.

Uso de biodigestor didático e técnica de animação para ensino de Química aos educandos indígenas
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A alfabetização científica é um dos pontos-chave no ensino de ciência, pois associa a ciência com o cotidiano do aluno, desatrelando o conhecimento baseado meramente em métodos pedagógicos com a apresentação de conteúdos dogmáticos desprovidos de reflexões críticas. Em relação aos elementos que permeiam a cultura indígena, observa-se despreparo dos profissionais da Educação para tratar da temática, porque as universidades ainda apresentam uma defasagem de formação dos docentes para atender às questões multiculturais.

Educação Ambiental, interdisciplinaridade e consumo consciente: possíveis encontros
Ecologia e Meio Ambiente

Vivenciamos, na atualidade, um aumento significativo de problemáticas de ordem social e política que impactam o meio ambiente. O mundo atual é dominado pela lógica capitalista, que enaltece o consumo exagerado. Diante de tais problemáticas, este artigo tem como objetivo sensibilizar professores de Educação Básica para o trabalho com a preservação ambiental, sustentabilidade e Educação Ambiental, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tal, realizamos buscas em base de dados confiáveis e selecionamos artigos com essas temáticas que, pelas nossas análises, apresentam possibilidades de “encontros” entre Educação Ambiental, interdisciplinaridade e consumo consciente. Assim, além de apresentar aos leitores uma síntese de como a relação consumo e degradação ambiental tem sido abordada por esses autores, intentamos que o presente estudo possa despertar para a urgência de diálogos sobre a preservação ambiental, bem como para as possibilidades de uma educação interdisciplinar nesse sentido.