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A contribuição de mestrados em ensino nas práticas de gestão escolar
Formação de Professores e Política EducacionalDocentes que assumiram cargos de gestão escolar consideram que a formação continuada que tiveram nesse assunto contribuiu bastante para seu desempenho à frente de unidades escolares, em pesquisa realizada no Rio Grande do Sul.
Recursos didáticos manipulativos e tecnológicos para o ensino de Matemática com vistas à inclusão
MatemáticaO Laboratório de Ensino de Geometria, da UFF, desenvolveu recursos didáticos manipulativos e virtuais para alunos do Ensino Fundamental e Médio com e sem deficiência, visando à melhoria do ensino da Matemática.
Diferentes significados da fração: um estudo diagnóstico com estudantes do curso de Pedagogia a distância
MatemáticaAo investigar as concepções que alunos de Pedagogia têm do conceito de frações, é possível prever as dificuldades que eles terão como professores; pela metodologia usada, descobre-se que usar um fórum virtual pode ser uma forma de pesquisa qualitativa.
Recursos e adaptação de materiais didáticos para a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de Matemática
MatemáticaRecursos básicos possibilitam práticas pedagógicas inclusivas para o ensino da Matemática, especialmente voltadas àqueles alunos com deficiência visual matriculados em escolas regulares.
A importância da Educação Física em locais de risco social
Educação FísicaA Educação Física pode ser uma porta para a inclusão de pessoas e de elevação da autoestima de alunos portadores de deficiências e em risco social; essa é uma das principais atividades desse professor.
Tecnologia, matrizes e a sala de aula
MatemáticaA construção do conceito do Teorema de Tales utilizando o software Régua e Compasso
MatemáticaO uso do software Régua e Compasso foi muito positivo para trabalhar o Teorema de Tales com alunos do 9º ano, em atividades divididas em duas aulas, demonstrando que recursos digitais podem contribuir para os estudos de Geometria.
Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente
Formação de ProfessoresAs práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos devem ser elaboradas e realizadas levando em consideração esse público específico, muitas vezes excluído das políticas públicas.
Reflexões sobre a gestão participativa e democrática
Formação de Professores e Política EducacionalUm gestor precisa mais do que tomar decisões e ficar à frente da escola. Ele precisa ser um planejador, um coordenador que distribui responsabilidades e traz toda a comunidade para atuar na "sua" unidade. Para sua gestão ser democrática, deverá ouvir as ideias e opiniões dos atores envolvidos.
Educação e ressignificação do indivíduo e da sociedade
Formação de ProfessoresO processo de ensino-aprendizagem deve buscar a emancipação do ser humano e não reproduzir as estruturas de submissão que existem na sociedade; para isso, é preciso que os atores da Educação deixem suas verdades e trabalhem para a construção solidária do conhecimento.