Biblioteca
Filtrar os artigos
Pibid, currículo mínimo e lazer: limites e possibilidades
Educação FísicaEste estudo visa identificar as possibilidades de abordar o lazer dentro da escola com base nas propostas do Currículo Mínimo, considerando a nossa experiência nesses anos de Pibid; vemos os conteúdos de Jogos, Esportes, Ginástica e Atividades Rítmicas e Expressivas sendo trabalhados de forma conservadora, condicionando o aluno a consentir e aceitar as imposições do sistema. Pouco espaço tem sido dado para o componente do lazer.
Discovering and Improving: recurso didático digital de Inglês para alunos disléxicos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresUm objeto de aprendizagem criado no mestrado profissional em Práticas na Educação Básica do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, reúne atividades de jogos e tarefas interativas para ajudar na aquisição do inglês como segunda língua, especialmente por alunos com dislexia.
Prova: instrumento avaliativo antigo, mas abordado em uma perspectiva construtivista
Formação de ProfessoresAs provas são consideradas instrumentos confiáveis, especialmente quando seu objetivo é quantificar os melhores e os mais preparados – incluindo aí os concursos para o mercado de trabalho. O melhor é passar as provas de uma vertente classificatória/eliminatória para uma perspectiva construtivista.
Breve estudo da degradação da dioxina por meio da radiação ultravioleta
QuímicaEsta revisão aborda a degradação das substâncias tóxicas persistentes (STP) empregando a radiação ultravioleta (UV) nos processos oxidativos avançados (POAs) com processos fotoquímicos capazes de degradar compostos orgânicos e persistentes, por meio da produção do radical hidroxila (·OH). Todo o processo de oxirredução ocorre nos reatores solares e artificiais (lâmpadas de mercúrio), sempre determinado pelo comprimento de onda do raio ultravioleta.
Estudando função afim na palma da mão
Computação e TecnologiasEste artigo mostra uma experiência de ensino de função afim, abordando as produções de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um colégio do Rio de Janeiro. As atividades foram planejadas para apresentar a relação entre função afim, seus coeficientes e a representação gráfica usando o software GeoGebra. Percebemos que com a utilização do software os alunos conseguiram compreender melhor a construção de gráficos e o comportamento dos coeficientes da função estudada.
Uso de novas tecnologias no ensino
Formação de ProfessoresO mundo atual é modificado pelo uso de tecnologias no cotidiano; a prática da escola e do professor deve ser redesenhada para incluir essas tecnologias. Mas não basta equipar as salas de aula; é preciso transformar a postura do educador a fim de trabalhar de forma a desenvolver atitudes problematizadoras e desafiadoras para os estudantes.
Relendo imagens, pensando representações juvenis
Educação ArtísticaUma atividade de releitura de um quadro de Picasso por alunos do 9º ano transforma-se numa experiência de percepção das conexões que os estudantes fazem com sua realidade, mostrando como ela se relaciona com uma nova experiência de olhar.
Relato de experiência: o Dosvox no Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO Laboratório de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant vem desenvolvendo atividades com estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental usando as ferramentas do sistema operacional Dosvox, desenvolvido pela UFRJ, para auxiliar nos objetivos previstos para cada etapa da aprendizagem.
A mitologia e a tragédia como formas de pensar a educação
HistóriaA história contada em Édipo Rei, de Sófocles, provoca as questões sobre a vida e o papel do destino na história pessoal, o que afeta diretamente a educação de cada um para reagir à dor, ao sofrimento, às incertezas, às angústias tratadas em mitos e tragédias.
Manual de uso do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ)
Formação de ProfessoresO Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ) é um instrumento para avaliação proposto inicialmente para estudantes do Ensino Superior. Aqui é proposta uma adaptação para utilizar com alunos da Educação Básica, de acordo com as especificidades desse nível de escolaridade. De todo modo, é um importante referencial para a análise das condições e motivações de todos os envolvidos.