Biblioteca
Filtrar os artigos
As aventuras de um químico desempregado
QuímicaComo deve se comportar um químico desempregado que resolve enfrentar as atividades físicas de uma academia? Junto com isso, Esteban Moreno conta também como foi fabricar o xampu preferido da sua amada e limpar quimicamente as joias dela conforme encomendado.
A ilusão referencial em São Bernardo: um recurso do autor ficcional
Língua Portuguesa e LiteraturaO personagem Paulo Honório, narrador de São Bernardo, obra-prima de Graciliano Ramos, provoca o questionamento: será ele imparcial, como pretende? Certamente não, pois a narrativa em primeira pessoa é uma marca dessa não isenção quanto aos relatos. É Paulo Honório que lê sua história e a critica.
Aprendizado individual e aprendizado social: da interdisciplinaridade à metacognição na formação do sujeito
Formação de ProfessoresO aprendizado acontece quando a pessoa interage com o ambiente à sua volta, incluindo seus similares. O processo de aprendizagem é dialético e contínuo, interdisciplinar. E quanto mais interações a pessoa tiver, maior será a amplitude desse processo. Eventos negativos provocam entraves e traumas que podem durar o resto da vida.
Inclusão: afeição, respeito e transformação
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais EspecíficasFalar de inclusão social e escolar merece ternura, sem perder a precisão teórica. “Para além da inclusão” trata do tema devolvendo para a sociedade os resultados de pesquisas. A inclusão exige a criação de caminhos para o conhecimento, sem preconceitos e com cooperação.
A fotografia como recurso didático
Formação de ProfessoresA produção de imagens transforma o espaço urbano; com isso, a produção fotográfica, como registro do momento e das transformações do espaço, é um recurso didático que não pode ser descartado na prática docente. Uma das formas de exploração da fotografia está na criação e produção de fotos em sequência, como nas fotonovelas. Nesse processo, os alunos produzem e consomem o conhecimento.
O Estudo do Meio no ensino de Geografia
GeografiaAo trabalhar com a metodologia de Estudo do Meio, o docente de Geografia deixa de ser simples repassador de conteúdos e se torna um mediador na construção do conhecimento do aluno, que desenvolve uma aprendizagem significativa, pois está em contato com o objeto do estudo.
Integrando conhecimentos em uma escola técnica federal: aprendendo a utilizar ferramentas tecnológicas e conceitos matemáticos nos mistérios da expressão de genes
Matemática e QuímicaA pergunta que surge é: todo gene é expresso? Em que momento ou condições ele é expresso? Como aferir a capacidade de expressão de um gene? Neste trabalho, é apresentada uma abordagem prática que facilita o entendimento para os alunos do Ensino Médio Integrado, por meio de simulação.
Você sabe interpretar um exame de sangue?
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA análise de resultados de um exame de sangue pode ser uma excelente oportunidade para repensar o processo de ensino-aprendizagem, motivando professores e alunos em atividades que provoquem a construção do conhecimento de todos e um novo olhar sobre o cotidiano – especialmente em relação a doenças e características individuais apresentadas num hemograma.
A importância do educador físico no Núcleo Ampliado de Saúde da Família de São Gonçalo
Educação FísicaA Educação Física tem objetivos vinculados à saúde e ao bem-estar de todas as pessoas; por isso, buscar o melhor atendimento a toda a população, incluindo idosos, deficientes e estudantes é o caminho para o desenvolvimento do sujeito em sua integralidade. Este artigo traz algumas experiências em serviços públicos em São Gonçalo/RJ.
Aulas de Química inovadoras ajudam o combate ao consumo de álcool
QuímicaCriar atividades que exijam o uso da terminologia científica correta e deem oportunidade para os alunos trocarem ideias sobre assuntos do cotidiano é uma prática de educadores atentos ao contexto da sua escola. Um trabalho desenvolvido nas aulas de Química que aborde o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes desafia a atitude deles, pois exige a reflexão de cada um, provocando sua criticidade.