Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Contação de histórias como prática pedagógica na formação de leitores/escritores na metodologia sociointeracionista
Língua Portuguesa e Literatura

Uma investigação realizada em uma escola particular em Seropédica-RJ traz resultados sobre a prática pedagógica sociointeracionista, a fim de verificar a ação pedagógica dos professores e os resultados obtidos com a contação de histórias. Notou-se que as narrativas trabalhadas na escola nesse período tornaram-se efetivas para facilitar situações desafiadoras, como aguçadoras de curiosidades, construtoras de pensamento crítico, estimuladoras de leitores e fortalecedoras de vínculos sociais, educativos e afetivos.

Clube de Compras Dallas: um filme para discussão de múltiplos temas
Biologia e Biociências, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

A exibição de filmes para trabalhar conteúdos ainda não é muito comum, apesar de ser um recurso que explora diversas formas de linguagem e que expressa práticas sociais, sentimentos comuns aos alunos, sendo um veículo de difusão de informações. Neste caso, uma pesquisa feita após a exibição mostrou que os alunos se motivam com essa prática.

Percepções no estágio supervisionado de Educação de Jovens e Adultos: vivências na formação docente
Formação de Professores

O estágio supervisionado é uma das atividades essenciais na formação do pedagogo, pois busca contextualizar a prática e contribui para a análise das situações vividas pelo futuro educador. A Educação de Jovens e Adultos é um dos espaços onde esses estudantes desenvolvem sua capacidade de participação social e de reinventar seu mundo. A combinação desses dois elementos (estágio e EJA) pode levar a excelentes experiências.

A Arte aplicada ao ensino de Biologia: confecção de modelos didáticos de microrganismos
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma atividade que uniu Biologia, Artes e Língua Francesa desenvolveu habilidades manuais e despertou o interesse dos alunos pela modelagem, além de contribuir para aprimorar os conhecimentos sobre microrganismos.

Livro analisa como a gamificação pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na escola, especialmente em História
Matemática e Outras Mais Específicas

Está sendo lançado um livro que discute os games como ferramenta de motivação para a aprendizagem escolar, em função de sua prática provocar mudanças na prática docente. Não são “receitas de bolo”, mas indicações de possibilidades de ações em sala de aula que afetam o espaço escolar.

Livros de colaborador da revista Educação Pública são lançados por editora da Alemanha
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais Específicas

Dois livros de Marcelo Bittencourt Jardim, colaborador da revista Educação Pública, são lançados na Alemanha; tratam de assuntos relacionados à Educação Física e à Psicomotricidade: como afetam as atividades da Educação Especial e como se dá a formação e qual o perfil do atleta de futebol profissional.

Dinâmicas de grupo em aulas de Arte
Formação de Professores

A utilização de dinâmicas de grupo nas aulas pode servir para a integração dos alunos – especialmente no início do ano letivo –, mas exige atenção da liderança da atividade, para que sejam atingidos os objetivos pedagógicos desejados sem ultrapassar limites do grupo, que devem ser respeitados.

Prática docente: experiências e reflexões
Educação Artística

O profissional deve sempre refletir sobre sua prática; é na relação entre teoria e prática que se dá o crescimento, em especial na atividade docente. A prática artística influencia sobremaneira a prática de sala de aula em Artes.

O ensino da Libras no Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Para cumprir seu papel de formar cidadãos conscientes, a escola – incluindo aí professores, gestores e comunidade – deve estar preparada para atender aos alunos da forma mais adequada, de acordo também com as demandas de inclusão e igualdade determinadas em lei.