Biblioteca
Filtrar os artigos
A importância da Literatura Visual no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaA Literatura Visual, em que predominam imagens estáticas ou dinâmicas, é de grande valia para a formação dos Surdos. A legislação prevê a inclusão dessas crianças e jovens com a oferta de educação bilíngue, em Libras e na modalidade escrita da língua portuguesa. Alguns escritores surdos já vêm se destacando.
O lúdico como facilitador no ensino da Libras na Educação Infantil
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA escola deve estar preparada para executar o processo de inclusão para o pleno desenvolvimento de seus alunos, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais, utilizando diversas metodologias. O lúdico é um caminho a ser empregado pelo corpo docente.
Neurociência e os desafios em sala de aula
Computação e TecnologiasA Neurociência pode ajudar a revalorizar o mundo educacional; professores devem ser estimuladores de potencialidades e inteligências, a fim de desenvolver os aprendentes, estabelecendo comportamentos de acolhimento e de desafios.
Textos na alfabetização
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaOs textos a serem utilizados em processos de alfabetização devem ter como prioridade alguma ligação com a língua utilizada na oralidade e na escrita. Numa história, as frases transmitem informações, têm sentido, ainda que o texto em si seja simples. Assim será possível despertar nas crianças o desejo, o interesse por ler.
A avaliação da aprendizagem escolar de acordo com a visão da Psicopedagogia
Avaliação e Formação de ProfessoresEste trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Pretende responder à seguinte questão: a avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação?
O brincar na Pré-Escola: reflexões sobre a brincadeira, a escola e o desenvolvimento infantil
Educação Infantil e Formação de ProfessoresA Educação Infantil deve favorecer o ambiente lúdico necessário às experiências sensoriais, emocionais, sociais e culturais fundamentais ao desenvolvimento infantil. A Pré-Escola deve oferecer espaço físico e privilegiar elaborações e hipóteses infantis surgidas e experimentadas nas brincadeiras.
Reflexões sobre a ampliação da escolarização para além da expansão quantitativa
Formação de Professores e Política EducacionalA ampliação das oportunidades educacionais deve representar oportunidades para que todos vivenciem situações favoráveis para a aprendizagem no contexto escolar. Um pressuposto básico sobre o cenário da profissionalização para a docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental é a formação docente continuada.
A leitura e a escrita na promoção da cidadania: uma experiência da Biblioteca do IFRO/RO no Abrigo de Menores de Ji-Paraná
Cidadania e ComportamentoEste trabalho relata as ações do Projeto Leitura Cidadã desenvolvidas pela biblioteca do Instituto Federal de Educação de Rondônia, que envolveu crianças em situação de vulnerabilidade social acolhidas no Abrigo Municipal de Crianças e Adolescentes de Ji-Paraná/Rondônia. O objetivo principal foi promover ações de estímulo à leitura com o intuito de contribuir para fortalecer a cidadania e a autonomia daqueles menores. Foram desenvolvidas atividades como Hora do conto, Leitura compartilhada e Produção de textos, dentre outras.
Escola sem Partido: há interferência na autonomia do professor?
Formação de Professores e Política EducacionalO projeto de lei da Escola sem Partido propõe “neutralidade política e ideológica” do professor. Entretanto, ao colocar o estudante como elo mais fraco do processo de ensino e aprendizagem e sugerir o impedimento de análises da realidade do aluno, da escola e da sociedade, o projeto fere a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Avaliação escolar como prática mediadora
Avaliação e Formação de ProfessoresA avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação? Para responder à questão, este artigo se caracteriza como pesquisa teórica, utilizando a metodologia bibliográfica baseada em autores como Hoffmann, Luckesi, Libâneo, Moretto e Perreneoud.