Biblioteca
Filtrar os artigos
Funções psicomotoras de crianças que residem em lugares de vulnerabilidade social: um relato de experiência
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA partir de atividades realizadas com crianças em programas sociais em Niterói, é possível diagnosticar que problemas psicomotores influenciam sua participação nelas e suas outras práticas e podem prejudicar seu desenvolvimento.
ProEMI – Proposta de Inovação, Integração e Interdisciplinaridade – Análise de uma experiência realizada numa escola estadual
HistóriaUm projeto de interdisciplinaridade no âmbito do ProEMI levou alunos de Cabedelo a visitar outras cidades da Paraíba e estudar Literatura, Artes, História e Geografia daquele estado.
Carbono: fundamental para a vida
QuímicaNo ecossistema do planeta Terra, o carbono é um dos componentes essenciais para a formação dos compostos orgânicos, como lipídios, proteínas e DNA, entre outras substâncias.
Educação para que(m)? Lições do modelo finlandês para a escola pública brasileira
Formação de Professores e Política EducacionalLições do passado, desafios do presente: apontamentos sobre Problemas da Literatura Infantil
Língua Portuguesa e LiteraturaPor ser uma forma eficiente de aprendizagem, dificilmente um estudante terá bom desempenho se não souber interpretar um texto. Por isso é importante e atual ouvir os conselhos de Cecília Meireles para motivar os estudantes nas habilidades da leitura.
A aula de campo como instrumento facilitador da aprendizagem em Geografia no Ensino Fundamental
GeografiaA realização de aulas de campo possibilita que os alunos relacionem a teoria, vista em sala de aula, à prática que é descoberta nessas atividades. Uma experiência na Paraíba mostra que essas práticas fora dos muros da sala de aula são um instrumento eficiente e proveitoso.
O reconhecimento técnico dos profissionais não docentes: sua implementação nos sistemas de ensino
Formação de Professores e Política EducacionalO reconhecimento profissional dos não docentes inseridos nas escolas faz parte da legislação, com o objetivo de melhorar a qualidade educacional das instituições, mas isso não vem sendo cumprido formalmente.
O anúncio publicitário: um gênero multimodal
Língua Portuguesa e LiteraturaNo bojo das discussões traçadas pela Linguística Textual e pela Semiótica, o texto tem obtido a condição de pauta de discussão. Hodiernamente, ele é tido como um construto multimodal, como postulam Dionísio (2007; 2011), Luna (2002), Sargentini, Ribeiro e Souza (2012), Silva (2014), Silva, Souza e Cipriano (2015) e Silva et al. (2015). Diante dessa acepção, a perspectiva de texto, hoje, remete a múltiplas semioses, o que dissipa a perspectiva da limitação ao código verbal escrito da língua. Germina, na sociedade, um amplo leque de gêneros multimodais.
O ensino tradicional e conceitos perpetuados como senso comum: alguns exemplos em Geociências
GeografiaO livro didático é objeto central na vida escolar tradicional; ao trazer conceitos incorretos, perpetua essa informação junto aos estudantes, na forma de senso comum. Além disso, aulas exclusivamente expositivas não favorecem o desenvolvimento do pensamento científico e reflexivo.
Projeto E3 - Encontro de Experiências com a EJA: formando multiplicadores para debates inclusivos sobre drogas na escola
Ecologia e Meio AmbienteA escola é um espaço privilegiado para tratar assuntos que permitem uma abordagem transversal, como o combate ao uso de drogas, prevista nos PCN. Na Educação de Jovens e Adultos, isso é mais explícito.