Biblioteca
Filtrar os artigos
A história dos trens no Brasil
HistóriaInclusão de pessoas com deficiência – avanços e desafios
Educação Especial e Inclusivahttps://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/18/incluso-de-pessoas-com-deficincia-avanos-e-desafios
Autopapos: um sistema de recompensa
Formação de ProfessoresFalar sozinho pode ser uma prática bastante positiva, ajudando a encontrar o equilíbrio emocional, reencontrando a sensibilidade, compreensão de si e do outro, obtendo mais paciência.
A interdisciplinaridade no Ensino Médio Integral
Formação de ProfessoresEm resposta ao processo de desagregação e racionalização da vida no mundo ocidental, a interdisciplinaridade propõe uma abertura para que seja diminuído o controle sobre na vida e nas escolas, visto que o movimento natural da vida é fluição.
Ciência e arte no ensino de Astronomia: um relato de experiência no âmbito do Proemi
Formação de ProfessoresUma exposição de obras de alunos mostra que é possível desenvolver estudos de Astronomia relacionando essa ciência às artes com o objetivo de contribuir para melhorar a aprendizagem, o que foi comprovado em pesquisa da escola.
Arsênio: impacto sobre o meio ambiente e a saúde humana
QuímicaAinda que facilmente encontrado na atmosfera, em solos, rochas e águas naturais, o arsênio é um elemento contaminante importante, pois isso se dá principalmente pela água potável.
As múltiplas dimensões da Arte na escola e da escola com Arte
Educação ArtísticaA prevenção ao mosquito Aedes aegypti, depois de atividades com outras disciplinas, leva a práticas nas aulas de Artes em que os alunos, além de apreender conteúdos, desenvolvem sua participação ativa, transformando essa teoria em prática.
O mundo de Paulo Barros e a escola
Formação de ProfessoresAs lições do carnavalesco Paulo Barros sobre criatividade podem ser utilizadas facilmente nas atividades escolares, envolvendo comportamentos cognitivos, emocionais e físicos.
A Filosofia no ProEMI encontra o pensamento radical
FilosofiaUma atividade envolvendo Filosofia e Ciências, dentro do Ensino Médio Inovador, mostra que o professor deve respeitar o esforço do aluno e manter uma postura aberta, para que a turma alcance suas sínteses.
O protagonismo juvenil e as aulas de História: uma necessidade frente aos desafios dos tempos atuais
HistóriaCriar uma prática de estudo ativo de História não é fácil, mas, utilizando aspectos da cidadania, é possível desconstruir conceitos prontos e dar protagonismo aos estudantes – especialmente nas Ciências Humanas.