Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Recursos e adaptação de materiais didáticos para a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de Matemática
Matemática

Recursos básicos possibilitam práticas pedagógicas inclusivas para o ensino da Matemática, especialmente voltadas àqueles alunos com deficiência visual matriculados em escolas regulares.

A importância da Educação Física em locais de risco social
Educação Física

A Educação Física pode ser uma porta para a inclusão de pessoas e de elevação da autoestima de alunos portadores de deficiências e em risco social; essa é uma das principais atividades desse professor.

A construção do conceito do Teorema de Tales utilizando o software Régua e Compasso
Matemática

O uso do software Régua e Compasso foi muito positivo para trabalhar o Teorema de Tales com alunos do 9º ano, em atividades divididas em duas aulas, demonstrando que recursos digitais podem contribuir para os estudos de Geometria.

Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente
Formação de Professores

As práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos devem ser elaboradas e realizadas levando em consideração esse público específico, muitas vezes excluído das políticas públicas.

Reflexões sobre a gestão participativa e democrática
Formação de Professores e Política Educacional

Um gestor precisa mais do que tomar decisões e ficar à frente da escola. Ele precisa ser um planejador, um coordenador que distribui responsabilidades e traz toda a comunidade para atuar na "sua" unidade. Para sua gestão ser democrática, deverá ouvir as ideias e opiniões dos atores envolvidos.

Educação e ressignificação do indivíduo e da sociedade
Formação de Professores

O processo de ensino-aprendizagem deve buscar a emancipação do ser humano e não reproduzir as estruturas de submissão que existem na sociedade; para isso, é preciso que os atores da Educação deixem suas verdades e trabalhem para a construção solidária do conhecimento.

Educação patrimonial: conhecer fotografando para valorizar
Educação Artística

Um projeto de fotografia que buscava estudar aspectos culturais de João Pessoa e serviu como atividade para valorizar o patrimônio cultural da cidade e motivar os alunos a discuti-lo e lutar para sua preservação.

Atividades psicomotoras e de integração social em locais de risco e vulnerabilidade social
Educação Física

As atividades ministradas pelo educador físico podem ser conciliadas com as da Psicomotricidade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e escolar do estudante, com base no conhecimento que adquire do seu corpo.

Observação do sol a partir de parceria com o Projeto Internacional Charlie Bates
Geografia

A oportunidade de observar astros celestes traz grande incentivo ao estudo de ciências, possibilitando ainda a divulgação junto ao público em geral, ressaltando as precauções necessárias para essa atividade.