Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


A VII FECTI vem aí, e terá inscrições gratuitas

A Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (FECTI) é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro; está aberta à participação de estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Técnico das redes pública e privada de ensino; esses alunos têm oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado e terá o apoio do Museu da República, do CNPq e da Faperj.

O que as borboletas não sabem

Em uma entrevista disponibilizada no Youtube, o pensador alemão Peter Sloterdijk dá um diagnóstico certeiro sobre o atual estado de animo na banda ocidental da Terra: “os partidos políticos não conseguem mais dar vazão ao ódio social”.

A história da exclusão sociocultural brasileira

Os séculos XVII, XVIII e XIX deixaram, em suas épocas, características que permitem observar a nossa história social. Nossa sociocultura tem terríveis lembranças nessas questões, principalmente no social local e sociocultural de suas histórias. Já se assistiu, com a abolição da escravatura, a um despejo gigantesco de braços no mercado de trabalho, que até agora ficou em grande parte sem observação adequada, entregue às possibilidades individuais de seus personagens, guardando suas épocas socioeconômicas e políticas.

Veduca

Em 16 de julho falamos aqui das videoaulas disponibilizadas pela Universidade de São Paulo. Agora apresentamos o Veduca, um site que oferece aulas de reconhecidas universidades da Europa e dos Estados Unidos, em português (com legendas).

Poluentes emergentes na água: megadesastre ecológico com endossulfan no Rio Paraíba do Sul, em Resende/RJ
Ecologia e Meio Ambiente e Química

Este é o segundo estudo de caso selecionado entre os apresentados na disciplina Sustentabilidade no Contexto das Ciências, oferecida pela diretoria de Extensão da Fundação Cecierj em 2013/1; ele reúne dados sobre o derramamento de um inseticida altamente tóxico durante um acidente ocorrido há anos atras no RJ. Outros artigos virão nas próximas semanas. Pelos temas abordados e suas implicações, esses trabalhos podem ser discutidos nas aulas de disciplinas como Biologia, Ciências, Química, Educação Ambiental, entre outras, além de servir como sugestão para realização de trabalhos da turma em seu próprio meio ambiente.

CIÊNCIA, ENSINO E PESQUISA NA GRADUAÇÃO

No ensino superior brasileiro, em especial nos cursos de graduação, a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica quase sempre é vista por alunos e mesmo por alguns professores como de menor importância no contexto da grade de disciplinas especializadas de cada curso. Trata-se, porém, de um engano. O ensino/aprendizado de metodologia científica, quando levado a sério, tende a beneficiar o aluno ao longo de sua formação acadêmica.

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURAS

Ler é olhar e ver. Lemos não apenas palavras escritas ou impressas, mas também as pessoas e os objetos que nos cercam, uma leitura da qual nos apropriamos através dos sentidos, das emoções, da razão – do pensamento. A primeira grande divisória da história humana está na capacidade de comunicação simbólica, que prenunciou a invenção da escrita. Em que pese a importância da tradição oral, a invenção do livro ampliou sua fixação e transmissão em grandes quantidades e em formas especiais, de grande valor para a compreensão história da estrutura social de forma permanente, aumentando as possibilidades críticas, racionais, lógicas de comunicação do pensamento.

A inteligência emocional e a justiça

Uma condição essencial ao autoconhecimento é o desenvolvimento da inteligência emocional. É preciso conhecer mais a respeito das emoções e das suas possibilidades colaboradoras, principalmente no que diz respeito a sua ação conjunta à justiça. Tomemos contato com as emoções, cuja serventia pode ser identificada através do estudo realizado por Daniel Goleman: (1) raiva: com a aceleração do batimento cardíaco e a secreção de alguns hormônios, em destaque a adrenalina, gera-se uma pulsação e energia para agir vigorosamente mediante uma dada necessidade; (2) amor: estimula a aceitação, amizade, confiança, afinidade, adoração, paixão; (3) tristeza: põe a pessoa em contato consigo mesma, estimulando-a à autoavaliação de questões internas, a fim de encontrar soluções aos vários problemas psíquicos existentes; (4) vergonha: relaciona-se a culpa, vexame, remorso, arrependimento.

Duas poesias da Âncora

Cristina Peres é uma escritora e professora portuguesa. Conheci-a primeiro como professora, depois ela deu-me a descobrir sua face artística, de contos e poesias marcantes e bem construídos.

História do ensino da leitura no Brasil: um olhar sobre as teorias subjacentes ao fazer pedagógico

Este trabalho reflete sobre a história do ensino da leitura no Brasil, a partir de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, focando sobretudo as teorias subjacentes ao fazer pedagógico. Nesse sentido, este texto tem por objetivo tecer alguns argumentos opinativos acerca das concepções de leitura subjacentes às práticas pedagógicas do ensino dessa competência linguística presentes no processo de escolarização brasileiro. Decorrente deste, pretende-se traçar uma breve linha do tempo sobre o fazer pedagógico no tocante à escolarização do leitor. Para este estudo, recorre-se aos trabalhos de Albuquerque (2006), Albuquerque et al (2008), Barbosa e Souza (2006), Bezerra (2001, 2010), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch e Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002), Soares (1998) e Travaglia (1997).