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Reencontro ignoto
Língua Portuguesa e Literatura

Quem já não teve a impressão de escutar uma voz familiar e ao mesmo tempo misteriosa ecoando no ouvido? Será um chamamento? Um alerta? Um fio que nos liga à ancestralidade? É possível reencontrar algo que ainda clama por sentido? Ela ouvia essas vozes em diferentes horários e vários lugares. Até mesmo em várias épocas. Sofria com isso e não sabia como resolver essa situação, que estava tão envolta em mistério. Mas não sentia medo. Sons e cheiros faziam com que ela se preparasse para esses eventos tão especiais que remetiam ao passado.

Nossa oculta norma culta na escola
Língua Portuguesa e Literatura

O objetivo do estudo é refletir acerca do ensino da norma culta na escola e a importância da gramática, tendo como base conceitos sistematizados sobre o uso língua materna e o processo de ensino-aprendizagem no cenário escolar. É preciso entender o conceito de gramática e o que disso resulta no trabalho docente, tais como os rumos da própria aplicação desse ensino e sua validade diante dos objetivos propostos hoje estabelecidos em sala de aula. A abordagem é exploratória bibliográfica de embasamento teórico em Bagno, Bortoni-Ricardo, Antunes, Koch e Possenti, entre outros autores.

Reflexões acerca do professor de Educação Física na Educação Infantil: experiências e vivências
Educação Infantil e Educação Física

O objetivo deste estudo é narrar experiências vivenciadas por um professor de Educação Física com turmas da Educação Infantil IV e V em uma escola da rede municipal de Fortaleza/CE. Essas experiências trazem à tona um processo renovador na formação lúdica, cognitiva e motora das crianças, por meio de diversas atividades, em que elas aprendem por meio de movimentos corporais. Nesse processo, envolvemos diversos sentimentos, como o afeto, o medo e a aceitação do novo. O processo metodológico se deu por meio de um relato de experiência vivido pelo autor.

Relato de experiência em projeto social desenvolvido no estágio supervisionado de uma escola profissionalizante
Cidadania e Comportamento

Este artigo relata uma experiência no projeto social Semear, desenvolvido por alunos do 3° ano do Ensino Médio na disciplina de Estágio Supervisionado de uma escola profissionalizante de Guaraciaba do Norte/CE. A relevância deste estudo reside em evidenciar as estratégias utilizadas pelos alunos no que diz respeito à arrecadação de alimentos, com a sensibilização da comunidade escolar, e no desenvolvimento de ações como um concurso de talentos aberto ao público, o Noite Estrelada, em que a entrada foi um quilo de alimento não perecível. O projeto mostrou-se eficiente na mobilização da comunidade e na promoção de ações solidárias.

Conflitos entre irmãos: contribuições da Psicologia no contexto intrafamiliar
Saúde, Direito, Filosofia, Psicologia, Educação Artística e Política Educacional

Desde os primórdios da humanidade, a rivalidade entre irmãos pode acontecer e ser considerada uma situação inevitável. O foco principal do presente estudo é a investigação das manifestações de conflitos entre irmãos durante a infância e/ou adolescência, bem como a caracterização das manifestações de agressividade física e/ou psicológica comuns praticadas por meninos e meninas. As questões norteadoras deste trabalho são: por que existe violência relacionada a alguns conflitos entre irmãos? Por que a sociedade negligencia a violência física e/ou psicológica entre irmãos?

Celeida Tostes: o barro em suas formas pelo olhar da criança: prática de ensino em espaço não formal
Formação de Professores, Educação Artística e Espaços Urbanos

Este artigo aborda questões alusivas ao processo criativo com barro, em uma experiência na educação não formal, com crianças de 2 a 10 anos. Discorre a respeito da importância de trabalhar o barro com elas. O objetivo é apresentar e compreender as possibilidades plásticas com o barro. Como referência para potencializar as atividades, lançamos mão da artista plástica e ceramista Celeida Tostes. Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa. Os resultados obtidos do processo foram: desenvolvimento da coordenação motora fina, desinibição das crianças no processo de modelagem com o barro e aguçamento dos sentidos.

Currículo e Educação Física: uma reflexão sobre o espaço-tempo do esporte
Educação Física

Problematiza-se o espaço-tempo do esporte no currículo da Educação Física como construtor de identidades. Opera-se com um aporte pós-estrutural do campo do Currículo para compreender esse espaço-tempo do esporte. O esporte pode assumir espaços-tempos no currículo que encetam a construção de identidades tradicionalmente técnicas ou críticas, pois seu espaço-tempo é fugidio, assumindo uma perspectiva crítica e possibilitando a formação de sujeitos capazes de tornar o mundo um lugar democrático e com justiça social. Considera-se que o espaço-tempo do esporte é pedagogizado, marcado e atravessado pela cultura.

Práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos: a importância da mediação docente
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Ao longo do tempo, a EJA tornou-se cada vez mais relevante para a sociedade brasileira, tendo em vista o grande quantitativo de jovens e adultos que, em tempo determinado, não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Médio. Devido às especificidades dos alunos, inúmeras são as dificuldades encontradas pelo docente que precisa exercer papel fundamental no processo de mediação do desenvolvimento de práticas de letramento. A finalidade deste trabalho é, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, abordar a importância da mediação do professor no desenvolvimento de práticas de letramento na EJA, priorizando a relação professor-aluno.

Um contato com a África por meio do gênero literário conto no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este texto compartilha a experiência na disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I do curso de Licenciatura em Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Por meio da experiência, observamos o cotidiano escolar e desenvolvemos atividades pedagógicas relacionadas ao gênero literário conto em turma de 6º ano de uma escola da rede municipal de Redenção-CE. Valemo-nos das orientações prescritas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, das exigências da Lei nº 10.639/03, bem como dos modernos estudos linguísticos e consideramos os pressupostos de Dolz, Noverraz e Schnewly.

A Educação do Campo como espaço de aprendizagem coletiva, resistência e fortalecimento identitário
Ecologia e Meio Ambiente, Antropologia, Geografia, História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da Educação do Campo para o processo de aprendizagem, por meio de práticas coletivas que envolvem não apenas os estudantes, mas também toda a comunidade. Inicialmente, são apresentados os contextos políticos em que esses espaços se inserem. Em seguida, os conceitos e o desenvolvimento da Educação do Campo e das escolas rurais. Logo, são consideradas as relações com a coletividade e os impactos nas regiões onde essas escolas estão inseridas, destacando seu papel no desenvolvimento da consciência histórica e geográfica.