Biblioteca
Filtrar os artigos
Biblioteca Comunitária Lima Barreto, na Maré, tem espaço exclusivo para crianças
(Lima Barreto, em Os bruzundangas)
Professoras e guerreiras
Encontrei com minhas amigas esta semana para comemorarmos os 40 anos de uma delas. Somos quarentonas, mas pude constatar que ainda estamos cheias de sonhos, esperanças, e aspirações, com aquele gostinho dos deliciosos 17 anos! Parece incrível, mas somos as mesmas meninas; mais maduras, mais, digamos, cascudas, mas as mesmas meninas...
O Enem e as novas práticas de leitura e interpretação de texto: aspectos teóricos e práticos
Nos últimos anos, o ensino de Língua (seja ela portuguesa ou estrangeira) tem passado por inúmeras modificações. Com a publicação de documentos oficiais (PCNs e OCNs), surge um novo enfoque, com base em perspectiva textual e, sobretudo, contextual, o que ocasionou alteração nos parâmetros norteadores do ensino e, consequentemente, novas possibilidades de cunho metodológico para o ensino de Língua e da leitura. De acordo com Santos (2002, p. 30-31), a partir da década de 80, deslocou-se o eixo do ensino voltado para a memorização de regras e nomenclaturas da gramática de prestígio para um ensino cuja finalidade é o desenvolvimento da competência linguístico-textual, isto é, o desenvolvimento da capacidade de produzir e interpretar textos em contextos sócio-históricos verdadeiramente constituídos.
Capacitação para Professores de Português e Matemática a Distância
O que esperar da Educação no Rio de Janeiro? Essa é a grande preocupação de pais, docentes e setores responsáveis pelo ensino no Estado do Rio. E é com o objetivo de contribuir para essa melhoria que acaba de ser colocado em prática o Programa de Formação Continuada de Professores em Língua Portuguesa e Matemática, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) com a Fundação Cecierj.
O Leibniz de Deleuze – o filósofo do grito
Em 1980, 1986 e 1987, Deleuze ministrou uma série de aulas na Universidade de Vincennes sobre a filosofia de Leibniz, considerado por ele o “primeiro grande filósofo alemão”. Estas seriam as últimas aulas públicas de Deleuze e deram origem ao livro El Leibniz de Deleuze: Exasperación de la filosofia. A primeira delas data de 15 de abril de 1980; trata-se de uma introdução ao fantástico mundo de Leibniz, que, interpretado por Deleuze, torna-se mais fantástico ainda.
BREVE DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA E FERNANDO DE AZEVEDO
Fernando de Azevedo
Omelete
Seu slogan é “entretenimento levado a sério”, e quem acessou o site por meio de uma crítica feita ao filme Cilada.com, produzido escrito e estrelado por Bruno Mazzeo, como eu, sabe que o Omelete divulga, elogia e critica na mesma proporção, se necessário.
Sem fundamento - crítica acadêmica e crítica intuitiva
O quadro à frente do casal observador é o famoso Beijo, de Gustav Klimt. Os dois se abraçam um pouco mais, com um sorriso apaixonado de quem se identifica com o casal traçado pelo pintor. Os termos “lindo”, “sublime”, “felicidade” saem das bocas do casal. Impressões apaixonadas. Até chegar o guia oficial do museu, que explica a um grupo de japoneses (em inglês) o uso do ouro, a influência dos mosaicos bizantinos, a perspectiva e o erotismo. Ao casal, interessaria o erotismo, mas eles já haviam saído de perto daquele sujeito chato.
Um diálogo que mudou minha vida
No fim da tarde de sexta-feira, como já era rotina minha, havia parado na lanchonete da esquina para tomar um cafezinho, que eu considerava sagrado, antes de voltar para o trabalho. Ao sentar, o garçom já sabia meu rotineiro pedido. Bastou apenas que eu acenasse para ele vir me servir. Notei que naquele dia havia dois senhores sentados à mesa, conversando com um entusiasmo que contagiava quem presenciasse a cena.
Aulas de Deleuze para todos – a experiência do filósofo na Universidade de Paris 8 Vincennes-Saint Denis
O Centro Universitário Experimental de Vincennes, fundado em 1969, surgiu como uma resposta aos eventos de maio de 1968. A instituição, situada perto de Paris, tornou-se espaço de discussão e liberdade de pensamento naqueles anos de chumbo, sendo por isso palco de violentos confrontos políticos ocorridos no pós-68. Tanto estudantes como professores de Vincennes eram caracterizados por uma postura política e um pensamento mais radical.