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Adultos sem o ensino médio podem fazer Enem para obter certificação
O aluno que não cursou ou não chegou ao fim do ensino médio pode utilizar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para obter seu certificado de conclusão dessa etapa. Caso atinja a pontuação mínima exigida — 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação — terá direito ao certificado.
Filho da... professora
Como escrevi aqui algumas semanas atrás (no texto Globalização dos idiomas), desisti de ficar irritada com a indiscrição das pessoas que utilizam o celular nos espaços públicos; ao contrário, as narrativas da vida alheia passaram a ser um ótimo passatempo nas minhas viagens de ônibus. É a síndrome do big brother auditiva. Poucas vezes, porém, o ditado “é melhor escutar isso do que ser surdo” caiu tão bem como em relação à conversa que escutei semana passada. No começo até simpatizei com a moça. Pela voz, pelo vocabulário e pelo tipo de papo, ela devia ter cerca de 30 anos. Conversava com uma amiga, a quem agradecia o apoio naquele momento tão difícil de sua vida, dizia que ela era seu “anjo da guarda”.
Cinema Brasileiro
Em um dia de 1898, o italiano Afonso Segreto filmou fortalezas e navios de guerra na Baía de Guanabara de dentro do navio Brésil. Foi o primeiro registro de imagens em movimento no nosso país. Assim como nossa literatura, que tem como marco inicial a carta de Pero Vaz de Caminha, nosso cinema também começou com a visão de um estrangeiro sobre o Brasil. Se as influências de fora são inevitáveis em uma ex-colônia, o site de Osires Fortunato mostra que o cinema nacional conseguiu construir uma identidade – ou várias identidades. Sua pesquisa constante desde 1997 mantém um site com uma variedade de ricas informações.
Educar é criar
Apesar das tentativas de ruptura com o tradicionalismo conservador, a educação – ou, melhor dizendo, o sistema escolar do qual fazemos parte – permanece insatisfatória.
Bens comuns e bem viver
A crise climática, de algum modo percebida pelas mais diferentes pessoas a partir de seu cotidiano, virou senso comum. Com isso, vivemos um daqueles momentos raros da história humana em que é possível instaurar um debate sobre os próprios fundamentos do nosso modo de vida. Basta extrair do senso comum o bom senso transformador, no exato sentido que lhe deu Gramsci falando da constituição de movimentos irresistíveis de transformação com capacidade de conquista de hegemonia na sociedade – reconhecimento e convencimento político e cultural da legitimidade e justeza da causa por amplos setores no interior da sociedade civil, o berço da cidadania.
As Revoluções Industriais, as invenções e a educação
O fenômeno das Revoluções Industriais foi causador e causado por grandes invenções, como a do motor a vapor; posteriormente, a eletrificação, que revolucionou o ’tudo’ no ‘todo’ até os dias recentes, como foi revolucionária a mudança da caça nômade para a agricultura sedentária, que permitiu o aparecimento das civilizações humanas, pois havia bastante tempo para que as pessoas se alimentassem, para aprender a ler e escrever, a desenvolver as artes e construir monumentos etc. Nos intervalos das invenções, as pessoas criavam as tais novas janelas de oportunidades, ou seja, os latecomers. Essas janelas no tempo e ao longo dele sempre foram condições fundamentais para o avanço encadeado. O motor de combustão interna conduziu à maior indústria do mundo, mas não causou uma revolução econômica. Asseveramos que os avanços em conhecimentos básicos e em tecnologias radicalmente novas não aconteceram sempre por acaso; foram exigências do capital, de necessidade do jogo do capital, do capitalismo.
Machado e Wisnik: popular, erudito e acadêmico
Pestana é um pianista, compositor de polcas célebres e frustrado por não conseguir compor obras clássicas. À primeira vista, o resumo do conto Um homem célebre não parece muito sedutor. Parece que lhe falta um gancho que chame a atenção do leitor e mesmo um toque de originalidade. Machado de Assis publicou o conto na Gazeta de Notícias em 1888 e, em livro, oito anos mais tarde. Pode-se dizer que a narrativa das angústias de Pestana seja em si motivo de interesse, uma vez que o estilo de Machado já estava amadurecido e a escrita fluía com domínio pelas mãos mulatas do escritor.
A Organização da Educação Profissional no Brasil
Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), pode-se afirmar que os legisladores reconheceram a importância da relação entre educação e trabalho e da Educação Profissional ao dedicar o Capítulo III do Título V – "Dos níveis e das modalidades de educação e ensino" - à Educação Profissional, tratando-a na sua inteireza, como parte do sistema educacional.
Os games e o cinema: quem influencia quem
Cada vez mais o cinema, principalmente os filmes americanos, têm apresentado uma estética parecida com a dos games. Isso sem falar de filmes inspirados em jogos de sucesso. Por sua vez, a indústria de games se aproveita do sucesso de alguns filmes para lançar jogos inspirados neles. Muitas vezes os games são lançados simultaneamente ao filme, como foi o caso recente de Alice no país das maravilhas, filme de Tim Burton. Mas, na verdade, quem influencia quem? O cinema influencia a criação de videogames ou os games influenciam o cinema?
Porque a vitória não basta
Quando a gente publica artigos em jornais ou na Internet sempre se expõe a recriminações. Neste tempo de euforia nacionalista, que vem sazonalmente em época de copa do mundo, levantar questões sobre a pertinência de torcer ou não pela seleção canarinho pode soar muitas vezes como uma espécie muito peculiar de imprudência particular.