Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Transformando ferramenta em estratégia de aprendizagem

Na metade dos anos 60, um jovem estudante universitário britânico estava preocupado em como organizar suas notas de aula e de leitura. Sua capacidade de reter os conteúdos era inversamente proporcional ao volume de material a que era apresentado e que não parava de crescer. Com base em seus estudos de psicologia, em registros de técnicas mnemônicas antigas e em biografias de grandes personalidades, Tony Buzan, esse é seu nome, partiu para o desenvolvimento do que viria a ser conhecido como Mapas Mentais.

Carta resposta do chefe Seattle ao presidente dos Estados Unidos (1854)

Em 1854, ao ser sondado pelo governo Norte-Americano sobre o interesse de venda de suas terras, o  cacique Seattle, da tribo Suquamish, redigiu o hino de amor a suas origens que publicamos abaixo, documento cuja mensagem resgata os vínculos do homem com a natureza.

Prudência, ação e virtude

O ditado Antiguidade é posto, em muitos casos, traduz a mais pura verdade. Principalmente quando o assunto é filosofia. Muito do que se escreve hoje sobre o tema tem nos gregos antigos a principal inspiração.

Leia Kant!

Início de noite na cidade. O trânsito avança lento. Chego ao cruzamento. Na transversal, dezenas de carros esperam sua vez para cruzar. A minha frente, depois do cruzamento, não há espaço. O sinal passa do verde para o amarelo. Avançar mais seria bloquear o caminho de outras pessoas que em seus carros também querem chegar rápido em suas casas, tirar o dia do corpo debaixo do chuveiro, jantar, ver TV... Paro, então, na barra, antes da faixa de pedestres.

De olho no óleo

Quem não se lembra da época da escola, quando a professora queria mostrar a diferença de densidade entre o óleo e a água? Ela os misturava em um recipiente, mexia, mexia, mexia e depois de uns instantes lá estavam os dois visivelmente separados. E o que estava sempre em cima? O óleo.

A incrível história de como o homem dominou a madeira e fez figuras

Na cultura popular brasileira, a arte de imprimir gravuras em pranchas de madeira – a xilogravura – está associada à literatura de cordel. Foi o baixo custo desta técnica que permitiu aos cordelistas ilustrar suas histórias. Na esteira desse barco surgiram artistas que souberam criar um estilo próprio que define o gênero.

Os Conceitos Básicos sobre Lixo - Os 5 R's

Conta-se que ocorreu um incêndio em uma floresta.Todos os animais se afastaram velozmente do foco do incêndio; mas um Beija-Flor vinha em sentido contrário, trazendo no bico uma gota d’água.Os que fugiam lhe perguntaram para que serviria aquela gota d’água... Ele respondeu que era para ajudar a apagar o fogo.Os outros acharam graça e tentaram mostrar ao Beija-Flor que aquilo era impossível, mas ele exclamou “apenas estou fazendo a minha parte!”

Uma maravilhosa forma de ensinar

Quando abrimos um jornal e vemos alguém defendendo o uso de tecnologia no ensino como a grande panaceia, o toque de midas proporcionado pela nossa época, nem podemos imaginar que este conceito encontra suas raízes bem antes da invenção do vídeo, do computador, e de todas as mídias que tornaram as aulas atuais acessíveis e prazerosas através da imagem. Nem lembramos de experiências como a de uma obscura associação de ilustres brasileiros que, no distante século XIX, utilizava projetores óticos em salas de aula: o Clube Politécnico.

Perspectivas da educação para um mundo melhor

Os maiores dragões do Século XXI, a má utilização da informação e do som, já começam a se refletir na educação do imaginário da humanidade: os homens pensam que o mundo está um caos, tornam-se retransmissores de tudo o que é ruim e aí os transtornos de comportamento vão se instalando e interferindo, profundamente, na harmonia e no bem estar da sociedade global. O jornalismo de grande parte do Planeta especializou-se em selecionar notícias trágicas. Há muitas pessoas viciadas na droga da violência.

Cidades reversíveis: caminhos urbanos em Benjamin, Guattari e Janice Caiafa

Para o presente estudo, usei como base os seguintes textos: Caosmose, de Félix Guattari, Mil platôs 5, de Félix Guattari e Gilles Deleuze, Charles Baudelaire:  um lírico no auge do capitalismo, de Walter Benjamin e Jornadas urbanas, de Janice Caiafa.