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O bárbaro frente ao espelho
Para Ued Maluf, o filósofo das Estranhezas — professor dos Institutos de Psicologia da UFRJ e de Arte e Comunicação Social da UFF —, Robson Achiamé — criador e editor da revista libertária Letra Livre — e o Teatro Popular União e Olho Vivo, que exercem forte influência sobre minha práxis.
Prostituição: a legalização da profissão e a possibilidade do reconhecimento do contrato de trabalho
A meus pais, Clara e Eduardo.
A necessidade e a contingência em Leibniz
O filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu na Alemanha em 1646 e morreu, também na Alemanha, em 1716. É considerado um dos grandes nomes da filosofia moderna e tinha como um de seus objetivos organizar todo o conhecimento humano. Criou o cálculo infinitesimal na mesma época que Newton, mas não obteve o crédito por tal descoberta. Além disso, aperfeiçoou a invenção de Pascal, a máquina de calcular. Se, como matemático, foi notável, como filósofo não foi diferente.
O passado em nós: lusa experiência
O que podem as datas? Aquilo que quisermos delas ou, melhor ainda, aquilo que delas fizermos. 1500, 1789, 1914, 1964... Apenas números agrupados? Memorizações intermináveis de um ensino que nos obriga e nos chateia mais do que nos presenteia?
Rachacuca
Rachacuca é um site feito para quem está a fim de se distrair exercitando a mente. Sendo assim, segue à risca o velho chavão que nunca sai de moda: “aprender brincando”. Lá está uma série de problemas lógicos, enigmas e desafios de raciocínio que realmente fazem o que o nome do site sugere: racham a cuca.
Conscientização: passos lentos a caminho de um mundo melhor
Muitas vezes, sem que se note, pequenas alterações comportamentais vão ocorrendo ao longo dos anos. Até que chega um dia em que alguém olha para trás e se dá conta de tais mudanças.
BIFURCAÇÕES ENTRE DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: DO DISCURSO À PRÁTICA SOCIAL
O termo didática, para a maioria dos professores, remete a técnicas de ensino que deveriam ser aplicadas em sala de aula a fim de que se conseguisse aprendizagem dentro dos ditames da Pedagogia. Contudo, na História da Educação, a palavra didática e seu espectro de pesquisa vêm passando por inúmeras transformações, o que gera consequentemente várias visões e problemas os mais variados na concepção da ciência, promovendo assim a apatia por parte de uns e a instigação por outros.
Prece da criança
Senhor, estou muito assustado, estão nos fazendo medo, fico até cansado de pensar um jeito de proibir os adultos de matar os passarinhos, de acabar com os rios, de poluir os mares. Tudo que o Senhor fez é tão bonito, até me irrito quando vejo guerras dominando alguns lugares. Quero sonhar com uma escola feliz, com professores sorrindo, e uma nota que dê para passar... É isto que sempre quis... Ah! Quero minha família unida, segurança para brincar na praça, a imensa graça de dormir sabendo que se há alguém na rua vai poder voltar. Amém.
De volta às raízes
Existe um engano recorrente e difundido de que, em sua origem, a palavra aluno significaria "sem luz". Isso se funda na ideia fato de que esta palavra teria se originado da reunião do prefixo grego de negação "a" com a palavra latina "lúmen", luz. Logo, aluno seria alumen, sem luz. A partir daí, foi construído um discurso de que caberia ao professor iluminar esses pequenos seres com seu conhecimento.
Hoje é meu dia
Estava em pé, parada, olhando no espelho. Pensava na minha maturidade e no que os anos fazem conosco fisicamente. Enquanto admiro uma ruga e outra, faço caretas ao espelho para vê-las melhor.