Biblioteca
Filtrar os artigos
Biblioteca escolar: ranços e avanços
Pensar sobre a importância da biblioteca escolar hoje para o processo de ensino-aprendizagem constitui repensar a própria prática de leitura na escola. Isso porque sabe-se que a biblioteca guarda os mais diversos tipos de livros e que, teoricamente, estão todos à disposição do aluno sempre quando precisar. No entanto, não é isso que de fato acontece.
Nélida Piñon fala sobre a obra de Machado na abertura de mostra na ABL
No dia 26 de junho, foi inaugurada na Academia Brasileira de Letras a exposição Machado Vive!, reunindo objetos de e sobre Machado de Assis, como alguns manuscritos, móveis, primeiras edições de suas obras. “Se esta é a casa da memória, nada mais justo do que renovar as lembranças de um dos maiores de nossos escritores”, afirmou Cicero Sandroni, presidente da ABL, ao dar início à sessão solene, que contou com a presença do governador Sérgio Cabral Filho e do ministro Eros Grau, do STF.
Fiojovem
A Fiocruz lançou uma área em seu portal especialmente voltada para o público de 12 a 18 anos – o Fiojovem. O objetivo principal é debater com jovens e adolescentes temas relacionados à saúde e à pesquisa científica e tecnológica. Os textos são acompanhados de espaços interativos que estimulam o diálogo e a reflexão.
Os desafios do entendimento comparativo: conhecendo a colonização das Américas para fazer um exercício histórico
As características da exploração das colônias espanholas na América foram inicialmente voltadas para a extração do ouro e da prata, seguida do uso da mão-de-obra nativa pelas encomiendas, onde se destacavam os adelantados. Nas colônias, o exclusivo comercial havia comandado todas as ações metropolitanas.
A ópera, a guerra e a ressurreição russa
Relembro porque causou profunda impressão. Uma montagem russa da ópera Guerra e Paz, de Serguei Prokofiev, na Bastilha. Era 1998, a União Soviética havia desaparecido e a Rússia estava humilhada e destruída. A ópera Guerra e Paz estreou no Teatro Maly, em Leningrado, no dia 12 de junho de 1946, pouco depois da invasão e expulsão das tropas alemãs e da vitória russa na Segunda Guerra Mundial; ela conta a história da invasão e expulsão das tropas francesas – e a vitória russa na guerra com Napoleão Bonaparte em 1812. Na última cena, o povo e os soldados russos cantam juntos uma peroração apoteótica, proclamando a eternidade do “espírito russo”. Com força, emoção, convencimento; inesquecível.
Educação continuada
Para a melhoria da Educação, não basta simplesmente dar aumento salarial para os professores, mas sim, paralelamente ao aumento, oferecer-lhes capacitações. Esse tipo de atividade é importante para tentar sanar a defasagem entre o curso de formação de professores (e/ou a licenciatura realizada) e os tempos atuais, em que é grande o número de informações e de técnicas, mas com outro tipo de foco, principalmente se levarmos em conta as necessidades dos alunos, sua qualidade de vida e o local onde está inserida a escola.
Censura às avessas: um manifesto contra a censura aos militares
São de estarrecer os recentes episódios a que assistimos neste país, em que uma elite política e intelectual inequivocamente ressentida se vinga inexoravelmente contra seus adversários do passado; essa mesma elite que, sob o manto da autopiedade, conclama o choro, a raiva e, por conseguinte, toda sorte de sentimentos medíocres a fim de chancelar suas práticas e preservar seus interesses egoísticos.
Doutor Fausto 2008
Olhando as gravuras que o pintor francês Eugène Delacroix fez para ilustrar a peça Fausto, de Goethe, eu penso comigo mesmo: “bem que as pessoas que trabalham com a política partidária no Brasil podiam prestar mais atenção na literatura”.
Trocando experiências
Daniel Salvador e Esteban Moreno, professores associados da Fundação Cecierj e coordenadores, respectivamente, dos cursos de Extensão de Biologia e Química, estão a caminho dos Estados Unidos, apresentar trabalhos no 5º Simpósio Ibero-Americano de Educação, Cibernética e Informática, que se realizará de 29 de junho a 2 de julho em Orlando, Flórida. Além disso, visitarão o Centro de Tecnologia em Aprendizagem e Ensino, vinculado à Iowa State University.
As Regências e o Segundo Império no Brasil
A abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho, o menor D. Pedro de Alcântara, causou e foi causada por forte pressão, principalmente dos insatisfeitos, muitos das classes dominantes – grandes proprietários dos latifúndios, portanto, donos de terra e escravos; aí deu-se a crise. Eles davam como razão o fato de que as Regências não podiam dissolver o Legislativo.