Biblioteca
Filtrar os artigos
Ano novo com força nova
2006 vem chegando de mansinho, mas daqui a pouco começa a correria. Novas turmas, novos rostos, novas expectativas. Muitos já devem estar às voltas com o planejamento, outros ainda com aquela preguicinha boa das férias esperam o ano andar um pouco mais rápido para, então, voltarem aos papéis, à tela do computador, às tabelas, aos gráficos etc.
Biblioteca Virtual em Saúde Adolfo Lutz
A Fundação Oswaldo Cruz, numa iniciativa conjunta da Casa de Oswaldo Cruz (COC), da Editora Fiocruz, do Museu Nacional e do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (Bireme), e apoiado por diversas entidades, parlamentares, Ministério da Cultura e das Centrais Elétricas Brasileiras S. A. (Eletrobrás), disponibilizou para os internautas um site - Biblioteca Virtual de Saúde Adolpho Lutz (BVS) - que conta a trajetória do médico e cientista brasileiro e onde são apresentados seus trabalhos na área de medicina e pesquisa científica.
Ensino de filosofia e o enredo das definições de filosofia
Esta comunicação tem o propósito de tomar as definições de filosofia comuns nos manuais didáticos, ou as definições de filosofia utilizadas no ato do seu ensino e analisarem que medidas atendem ao apelo de determinações, bem como o seu contrário, quando centradas, são, na verdade, descentradas e propiciam deslocamentos, ou seja, o que há de desinteressante no ensino de filosofia quando o viabilizamos a partir de uma definição, em termos de fechamento, e quando mesmo definindo-lhe damos o seu avesso. Estas proposições têm sua razão de ser pelo fato de que tal ensino tem lá suas peculiaridades e estas não estão reservadas apenas ao cuidado que se deve ter com o que lhe é próprio, mas a um certo descentramento comum em sua prática.
Uma celebração à vida
Gabriel García Márquez, conhecido escritor colombiano de, entre outros, "Cem Anos de Solidão", Prêmio Nobel de Literatura em 1982, nos brinda com o romance "Memórias de Minhas Putas Tristes" - o primeiro em dez anos -, que conta a história de um homem prestes a fazer 90 anos. O que poderia parecer uma vida monótona e cheia de lugares comuns é transformado pelo autor em um romance cheio de lirismo e boa escrita, prática comum de seu requinte ao escrever.
Uma certa ideia de Brasil
Texto escrito para o livro Enciclopédia de Brasilidade, organizado por Carlos Lessa
Importância do ambiente democrático
Toma posse no fim de janeiro de 2006 a nova diretora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAP/UFRJ), a professora Celina Maria de Souza Costa. Com licenciatura em Biologia e graduação em Física, ambos na Universidade de São Paulo (USP), Celina é professora do colégio desde 1992. Antes de ser eleita, no final do ano passado, ela já havia assumido cargos na direção dessa tradicional escola.
Centenário de Mario Quintana
Neste ano em que se comemora os cem anos de nascimento de Mario Quintana (1906-1994), o governo do Estado do Rio Grande do Sul criou uma série de atividades para homenagear o seu maior poeta, entre eles, um site que é uma boa e generosa fonte de informação sobre o homenageado e sobre o programa de eventos do centenário.
Férias no CCBB
Há uma clássica resolução de final de ano velho e início de novo da qual ninguém escapa e que, por sinal, é letra de um antigo verso de marchinha de carnaval: "Este ano não vai ser igual àquele que passou".
Aprender a ver a cidade
Vivências de Sala de AulaSentado em uma carteira, o arquiteto e professor Pedro Lessa tira um par de óculos de papel - os óculos do professor urbano. Segundo Pedro, essas lentes fazem as pessoas verem a cidade com outros olhos, os da observação, da cidadania. Desenhados na frente dos óculos, casas, árvores e prédios, cuja função, segundo o professor, é mostrar que esses três elementos são amigos, coexistindo em harmonia.
Precisamos nos corrigir
Hoje ao assistir um programa de televisão, me recordei com carinho das aulas na Escola Adolfo Casais Monteiro, em São Paulo e, senti saudades da professora Cida de matemática, que mesmo estabelecendo um ensino exato, tinha um grau de sensibilidade com a sociabilidade dos seus alunos incrível. Relembro que mesmo antes do acontecimento da ECO 92 aqui no Rio de Janeiro, ela já trabalhava e despertava nossos olhares para o meio ambiente, para as causas da complexidade urbana, para as canções de Ivan Lins, Beto Guedes, Milton Nascimento, dentre outros. Para aumentar o grau de saudades daquele tempo ela formava uma dupla implacável com o professor Galbas, um baiano fã de Raul Seixas. Carinhosamente chamávamos a dupla de "chaveirinho e kid rauzito", pois a professora Cida é bem baixinha e o Galbas Raul rock clube.