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Trabalho e cidadania

Neste primeiro ano do governo Lula, é necessário retomar uma velha discussão sobre a íntima relação entre condições de trabalho e cidadania. Na verdade, em última análise, é da democracia substantiva que se trata, daquela que diz respeito à qualidade das relações sociais que delimitam efetivamente os modos de inclusão ou, dada a nossa situação de pobreza e desigualdade, de enfrentamento da exclusão social a que estão condenados amplos contingentes de nossa população. Aliás, a esperança de mudanças em que se gestou o governo Lula pode se frustrar totalmente se o centro da agenda, tanto no debate público como das reformas constitucionais, das prioridades orçamentárias e das políticas governamentais, não for esta questão. O novo contrato social, republicano e democrático, apontando para o desenvolvimento econômico participativo e sustentável, só vai emergir se nos livrarmos do legado da "ditadura do mercado", que aprisiona as concepções e opções de política e nossas próprias mentes.

Diferentes usos do computador na Educação
Computação e Tecnologias

Para a implantação do computador na educação são necessários basicamente quatro ingredientes: o computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno. Todos eles têm igual importância e serão devidamente tratados ao longo desse livro. Entretanto, esse capítulo apresenta uma visão geral dos diferentes usos do computador e, especificamente, descreve os diferentes tipos de software educativo: um ingrediente com tanta importância quanto os outros pois, sem ele, o computador jamais poderá ser utilizado na educação.

O que diria o Betinho do momento?

No dia 9 de agosto de 1997 morria Herbert de Souza, o nosso Betinho. Lá se vão seis anos sem a presença física de uma figura pública ímpar na defesa de causas da cidadania e na promoção dos direitos humanos e da democracia no Brasil. Betinho buscou mas não conseguiu viver até a festa cívica da eleição e posse de Lula presidente do Brasil. Uma pena.

Educação na Atmosfera Eletrônica

Tradução e adaptação: Janete Bolite Frant

Algumas Questões sobre o Magistério

In: Estudos sobre Mulher e Educação - Cadernos de Pesquisas; Fundação Carlos Chagas; S.Paulo

Nem tudo o que reluz é ouro

Vamos tratar aqui da responsabilidade que recai sobre o educador que resolve incorporar, em sua prática, novos meios como as linguagens audiovisual e multimídia e a informática com programas, Internet, hipertextos e linguagens de programação. Que critérios seguir? De que forma separar o joio do trigo, o que é útil do que não é?

A participação política das mulheres no Brasil: Uma breve história

In: A Mulher e o Poder Legislativo no Estado do Rio de Janeiro: Lugares, Perfis e Experiências Municipais (Ed. CEDIM-RJ) Coordenação de Pesquisa: Clara Araújo 

Preconceitos Sexuais na Educação: Como se conta a História

In: Igualdade na Escola. Preconceitos Sexuais na Educação, Edição CEDIM/RJ-1995

Alô, alô, mestiçagem

Texto apresentado no painel da IV edição dos Diálogos Contra o Racismo, no CCBB Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2003.

Desafios, limites e possibilidades do Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial está indo para a Índia. De 16 a 21 de janeiro, a hoje cidade de Mumbai - Bombaim, ainda, para muitos - vai ser o epicentro do encontro mundial anual da emergente cidadania planetária que se opõe à globalização neoliberal e às lógicas de dominação que a alimentam, como o imperialismo, o terror e a guerra. Alarga-se, sem dúvida, a amplitude do apelo do Fórum de que "um outro mundo é possível". Já que não dá para todo mundo ir ao Fórum Social Mundial, seja lá onde se realizar, ele mesmo tenta uma ousada empreitada de ir ao mundo sem perder raízes, pois em 2005 estaremos novamente em Porto Alegre. E depois? Bem, depois é depois. Até aqui o Fórum Social Mundial tem surpreendido no modo como se desenvolve. A tarefa agora é ir à Índia e extrair daí o máximo de energia para alimentar a mobilização e a capacidade de intervenção dos múltiplos atores sociais que buscam um mundo de liberdade e dignidade para todos os seres humanos do planeta. Está aí o desafio central.