Biblioteca
Filtrar os artigos
Juventude com causas
Um filme cujo título é "Edukadores" (Edukators) não precisaria de muitos argumentos para convencer ou, pelo menos, despertar a curiosidade de pessoas, como nós, envolvidas direta ou indiretamente com educação para que fosse assistido. Ainda assim, o filme pode ter passado despercebido por muita gente que já não frequenta os cinemas ou tem pouco tempo para ir à videolocadora mais próxima. E é para esses que vale a pena insistir: trata-se de um ótimo filme que coloca em cheque um grito juvenil lançado por Cazuza e bradado nos anos 1990 que dizia "ideologia, eu quero uma pra viver!"
Estranho e provocador
Levado às telas, recentemente, pelo projeto "Professor Vai de Graça ao Cinema", do programa Cine Escola, "Impulsividade" (vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance de 2005)apresenta uma situação insólita: um belo adolescente chupa o dedo polegar como um bebê. A cena provoca estranhamento, mas, também, um interesse imediato pelo destino do personagem principal da trama.
Educar o educador
(In: Gullar, Ferreira. Indagações de Hoje. Rio de Janeiro, José Olympio, 1989. pp.152-157)
Hegel Fitness Center
Ando tramando alguma revolta luciferiana contra os determinismos genéticos, mas até agora não consegui encontrar nada que ao menos se compare ao que o personagem de John Milton fez em "O Paraíso Perdido". Vou explicar. Depois de seis meses de uma rigorosa dieta, quilos perdidos e massa muscular reposta ao devido lugar, não é nada reconfortante saber que suas taxas de triglicérides ainda estão estratosféricas."Você deve ter algum problema no fígado", disse o meu médico. Ótimo.
Ano novo com força nova
2006 vem chegando de mansinho, mas daqui a pouco começa a correria. Novas turmas, novos rostos, novas expectativas. Muitos já devem estar às voltas com o planejamento, outros ainda com aquela preguicinha boa das férias esperam o ano andar um pouco mais rápido para, então, voltarem aos papéis, à tela do computador, às tabelas, aos gráficos etc.
Biblioteca Virtual em Saúde Adolfo Lutz
A Fundação Oswaldo Cruz, numa iniciativa conjunta da Casa de Oswaldo Cruz (COC), da Editora Fiocruz, do Museu Nacional e do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (Bireme), e apoiado por diversas entidades, parlamentares, Ministério da Cultura e das Centrais Elétricas Brasileiras S. A. (Eletrobrás), disponibilizou para os internautas um site - Biblioteca Virtual de Saúde Adolpho Lutz (BVS) - que conta a trajetória do médico e cientista brasileiro e onde são apresentados seus trabalhos na área de medicina e pesquisa científica.
Ensino de filosofia e o enredo das definições de filosofia
Esta comunicação tem o propósito de tomar as definições de filosofia comuns nos manuais didáticos, ou as definições de filosofia utilizadas no ato do seu ensino e analisarem que medidas atendem ao apelo de determinações, bem como o seu contrário, quando centradas, são, na verdade, descentradas e propiciam deslocamentos, ou seja, o que há de desinteressante no ensino de filosofia quando o viabilizamos a partir de uma definição, em termos de fechamento, e quando mesmo definindo-lhe damos o seu avesso. Estas proposições têm sua razão de ser pelo fato de que tal ensino tem lá suas peculiaridades e estas não estão reservadas apenas ao cuidado que se deve ter com o que lhe é próprio, mas a um certo descentramento comum em sua prática.
Uma celebração à vida
Gabriel García Márquez, conhecido escritor colombiano de, entre outros, "Cem Anos de Solidão", Prêmio Nobel de Literatura em 1982, nos brinda com o romance "Memórias de Minhas Putas Tristes" - o primeiro em dez anos -, que conta a história de um homem prestes a fazer 90 anos. O que poderia parecer uma vida monótona e cheia de lugares comuns é transformado pelo autor em um romance cheio de lirismo e boa escrita, prática comum de seu requinte ao escrever.
Uma certa ideia de Brasil
Texto escrito para o livro Enciclopédia de Brasilidade, organizado por Carlos Lessa
Importância do ambiente democrático
Toma posse no fim de janeiro de 2006 a nova diretora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAP/UFRJ), a professora Celina Maria de Souza Costa. Com licenciatura em Biologia e graduação em Física, ambos na Universidade de São Paulo (USP), Celina é professora do colégio desde 1992. Antes de ser eleita, no final do ano passado, ela já havia assumido cargos na direção dessa tradicional escola.