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A importância do ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
Vivências de Sala de Aula

A Educação de Jovens e Adultos é compreendida por atender pessoas que não frequentaram as instituições escolares na idade apropriada; é fruto dos movimentos sociais da educação popular. O ensino de Ciências na EJA possibilita aos sujeitos viver na prática o conhecimento cientifico e experiências cotidianas a partir do meio social no qual estão inseridos e sua relação com os seres vivos e o meio ambiente. O estudo objetivou conhecer o ensino de Ciências na EJA. Para o levantamento dos dados, adotou-se pesquisa qualitativa de revisão integrativa da literatura, do tipo bibliográfica. Foram considerados para a análise seis artigos que estão diretamente relacionados com o ensino de Ciências na EJA.

Terrário de samambaias: análise do desenvolvimento da planta e do ciclo da água
Ecologia e Meio Ambiente e Educação a Distância

Além de espécie pioneira, a samambaia é responsável pela nutrição do solo e pelo surgimento de seres. Por sua importância ecológica, este projeto traz a montagem de terrários, suas funcionalidades e necessidades. O estudo tem o objetivo de discutir o ciclo da água, relações abióticas e a importância ecológica da samambaia. A metodologia selecionada foi um modelo didático que reproduzisse a realidade. O período de análise foi de 38 dias, capturando fotos e observando o ciclo da água. O intuito é representar o ecossistema natural, concluindo que o terrário é uma ótima proposta de aprendizado, até mesmo em pandemia.

Educação Infantil de modo remoto? Como assim?
Educação Infantil

Este texto foi escrito com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas pela equipe pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Campo Grande/MS no decorrer de 2020, referentes às estratégias construídas diante do desafio de realizar um trabalho pedagógico remoto para a Educação Infantil. Ao propor reflexões acerca das principais dificuldades que emergiram, sinaliza a fragilidade e insuficiência do modelo remoto quando consideradas as características próprias da Educação Infantil e as implicações de sua exequibilidade.

A retórica da “modernização” na formação docente
Avaliação, Formação de Professores e Política Educacional

Este texto foca na centralidade dos discursos da modernização que são influenciados por agências multilaterais para formação docente. Nesta perspectiva, tem como objetivo refletir e alertar pesquisadores da educação sobre a retórica que vem delineando a atuação dos docentes. Referenciamo-nos, especialmente, em Duarte, Ball, Shiroma, Freitas, Oliveira e Laval, entre outros pesquisadores que alertam para o fato de que esses discursos produzem a desvalorização, pragmatismo e desintelectualização da formação inicial e continuada do docente.

Análise do foco narrativo em "Ópera dos Mortos": uma contribuição com a prática docente de Literatura Brasileira no Ensino Médio
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho propõe analisar o foco narrativo em Ópera dos Mortos, para captar os fluxos de consciência das personagens principais e identificar seus dramas internos. O estudo levou à constatação de que o uso do recurso da introspecção pelo narrador nos pensamentos e sentimentos das personagens se justifica pelo seu propósito de convencimento acerca da sua perspectiva sobre a história, revelando-se onisciente múltiplo seletivo. Esse recurso possibilita o conhecimento do homem psicológico e emocional que vive nas pessoas submetidas às mesmas condições de vida das personagens retratadas no romance, contribuindo para o amadurecimento da visão do leitor acerca de diversos aspectos da existência humana.

Levantamento de concepções, abordagens e vertentes em Educação Ambiental com professores de uma unidade escolar do Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Considerando a variedade de discursos em Educação Ambiental e os desafios para sua implementação em âmbito escolar, o presente estudo visa a promover reflexões, analisar e identificar vertentes pedagógicas predominantes sobre o tema em uma unidade escolar. O estudo ocorre a partir de pesquisa documental e aplicação de questionário junto ao corpo docente da unidade, utilizando como modelo político-pedagógico para a Educação Ambiental as vertentes: conservadora, pragmática e crítica. Diante da análise proposta, constatam-se relatos de ausência de disciplinas relacionadas à Educação Ambiental durante a graduação dos professores.

O ensino de Língua Portuguesa no Brasil e as diferenças dialetais: a proposta do bidialetalismo funcional de Magda Soares
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Língua Estrangeira e Política Educacional

Este trabalho discute o ensino de Língua Portuguesa no Brasil a partir da proposta do bidialetalismo funcional, elaborada por Magda Soares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicaram os pontos em que existem mais dificuldades no ensino da língua relativamente aos aspectos que caracterizam a variedade falada pela maioria dos alunos. Com a pesquisa, concluímos que se faz necessário revisar as metodologias de ensino de LP adotadas em diversas escolas. Sugerimos, ao final, uma atividade que pode ser realizada com eventuais adaptações.

A importância da transferência freudiana na escola: um relato de experiência no estágio em Ensino Fundamental
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho objetiva refletir sobre as experiências no Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, colocando em destaque a função da transferência freudiana na escola, sobretudo em relação aos contextos de ensino-aprendizagem e suas relações com o contexto institucional. A partir do relato das experiências, foram relacionados estudos frente à prática pedagógica do professor dos anos iniciais, a teoria da transferência freudiana e as discussões sobre as dificuldades de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Dessa forma, pudemos indicar que a ausência de transferência entre professor e estagiário dificulta e limita a troca de experiências e que a ausência de transferência entre professor e aluno inibe o ensino-aprendizagem e o diagnóstico de possíveis dificuldades de aprendizagem.

A importância da Educação 4.0 durante a pandemia da covid-19 na Paraíba
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho visa contribuir de forma investigativa para o ensino em meio à pandemia. Sabendo da importância do conhecimento, pretende-se verificar e relacionar os métodos de ensino aos estudos e como os educadores estão desenvolvendo e construindo o conhecimento com a utilização da Educação 4.0. O objetivo é analisar as respostas ao questionário para observar o emprego dos instrumentos tecnológicos em aula e as contribuições de aprendizagem. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa quantitativa on-line. A análise dos resultados indicou que os professores estão dedicados ao estudo e ao uso dos meios digitais no ensino e se esforçando para aprender mais utilizando a tecnologia e fazer o melhor.

Tenho um aluno surdo, e agora? A necessidade da formação continuada para profissionais da Educação no atendimento a alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e História da Educação

No tocante à Educação de Surdos, já é consenso que eles passaram por diversos contextos exclusivos que não priorizavam as línguas de sinais. Contudo, após o reconhecimento da Libras enquanto língua por meio de legislações no Brasil em 2002 e 2005, a adoção da língua de sinais nos espaços escolares regulares passou a ser obrigatória, pois nesse momento iniciava-se o processo inclusivo neste histórico educacional dos educandos surdos.