Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Lendas e contos na cultura popular: a Lenda do Batatão
Folclore e Datas Importantes

As lendas e os contos possuem uma poética oral muito importante no que se refere ao caráter sonoro; é um conhecimento externalizado pelos povos de forma rítmica, com sensibilidade poética, domínio e propriedade do saber. Essa arte narrativa é uma forma artesanal de comunicação, pois o narrador molda, lapida o seu contar de acordo com seus ouvintes e a intenção/interação nesse processo. Na busca da oralidade na transmissão dos contos, foi resgatada a lenda do Batatão, já que é bastante conhecida na localidade, principalmente pelo público infantil, que a conhece por meio das narrativas propagadas pelos familiares.

Cultura, folclore e os saberes tradicionais
Folclore e Datas Importantes

A transmissão oral, tida como um acontecimento lembrado, tem que ser revivida e incorporada, de maneira que essa transmissão se transforme numa história viva. O conto, devido ao seu caráter repetitivo, e mesmo retratando o passado, fala de um presente permanente. As lendas e os contos possuem uma poética oral muito importante no que se refere às suas características sonoras, que são conduzidas pela voz e pela enunciação. É um conhecimento externalizado pelos povos tradicionais de forma rítmica, com sensibilidade poética, domínio e propriedade, a fim de valorizar o saber transmitido entre eles.

Cultura e oralidade nos contos tradicionais
Folclore e Datas Importantes

No convívio e nas crenças próprias na comunidade, a oralidade adquire características e intenções próprias, dependendo de como e do meio onde foi difundida no seu grupo. As lendas e os contos possuem conotação poética muito importante no que se refere ao caráter sonoro. O estudo da linguagem na transmissão do conhecimento está relacionado à cultura e à ideologia nos signos constituídos nos processos de interação social das sociedades de tradição exclusivamente oral. A história humana mostra que todos os povos sempre contaram histórias; mesmo quando ainda não havia a escrita, havia a palavra e a memória.

Metodologia de ensino da Literatura - Apresentação
Língua Portuguesa e Literatura

Estamos apresentando aqui uma primeira amostra da produção dos professores da rede estadual que integraram a turma pioneira da Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual, curso realizado por uma parceria com a Seeduc e a Fundação Cecierj, devidamente coordenado e certificado pela UFRRJ.

Metodologia de ensino da Literatura - grito negro: literatura africana na escola pública
Língua Portuguesa e Literatura

O presente trabalho tem como objetivo geral a realização de uma análise da recepção, numa escola pública do Ensino Médio, do poema Grito negro, do autor moçambicano José Craveirinha. Com essa proposta, esperamos lançar uma luz sobre o impacto, em sala de aula, das reformas curriculares e da legislação, que tornou obrigatória a inserção da discussão sobre a cultura africana na própria cultura escolar, que assim recupera e altera a temática da identidade nacional. Realizamos, para isso, uma pesquisa-ação com tratamento qualitativo dos dados coletados, e chegamos a conclusões que confirmam a importância e a eficácia de iniciativas similares.

Metodologia de ensino da Literatura - Teoria & prática: análise do impacto de uma especialização profissionalizante sobre o ensino de Literatura
Língua Portuguesa e Literatura

A necessidade de intensificar a capacitação e a formação do professor de Língua Portuguesa da rede estadual do RJ impulsionou a criação do curso de Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual, que foi oferecido na modalidade EAD. O presente artigo visa exatamente relatar a experiência dos professores capacitados e dos seus respectivos alunos, respondendo à seguinte indagação: quais foram as contribuições mais notáveis do curso, no sentido de geração de alteração nas práticas de ensino de literatura que já eram utilizadas? Com uma metodologia focada na coleta e análise dos documentos produzidos para e pelo curso, com ênfase na análise das contribuições dos textos-base, buscamos registrar os pontos de impacto mais direto do curso sobre as práticas de ensino da leitura literária: articulação do ensino da literatura com uma abordagem ligada ao estudo dos gêneros textuais; atualização e expansão do corpus literário de análise; refinamento dos recursos para abordagem e condução de atividades criativas ligadas às leituras realizadas.

Metodologia de ensino da Literatura - entre a historiografia e a intertextualidade na abordagem da Literatura no EM: o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro
Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Literatura no Ensino Médio sob a perspectiva do Currículo Mínimo, tomado em sua articulação com Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e referencial teórico sobre o ensino de literatura. Observou-se que o documento cumpre o papel de trabalhar a Literatura tendo o texto como foco principal, sem se prender à historiografia e à memorização de escolas literárias e suas respectivas características, mas utilizando-as como uma forma de enriquecimento do trabalho com Literatura. Também observou-se que o Currículo Mínimo privilegia a intertextualidade, o trabalho com gêneros textuais e a produção textual para que o aluno alcance as habilidades e competências propostas, atendendo às recomendações teóricas sobre o tema.

Metodologia de ensino da Literatura - Leitura na escola: as faces da opressão e do prazer
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta resultados de pesquisa relacionada a metodologias de leitura de livros de literatura entre alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental em escolas particulares do Rio de Janeiro. Considerou-se, como hipótese da pesquisa, que alguns professores ainda desenvolvem uma pseudoformação de leitores, a qual é fruto de ações alicerçadas em métodos opressores que obrigam o aluno a ler somente para cumprimento de um fazer burocrático da escola. Por outro lado, considerou-se também a hipótese de que existem várias alternativas metodológicas de sucesso para a formação de leitores proficientes, que leem por prazer muito além de qualquer projeto de leitura escolar. Para o desenvolvimento do estudo, realizaram-se pesquisas entre professores e alunos das escolas envolvidas, os quais responderam a questionários cujas perguntas foram direcionadas ao fim proposto, ou seja, descobrir quais metodologias contribuem ou não à formação de leitores. As respostas evidenciaram que a avaliação da leitura, a escolha dos livros de leitura, a destinação de tempo de leitura de tais livros em sala de aula, o compartilhamento de experiências leitoras entre os sujeitos educacionais e o uso adequado de espaços destinados à leitura estão todos diretamente relacionados ao sucesso ou não de qualquer projeto de leitura.

Metodologia de ensino da Literatura - Pedagogia de Projetos para Ensino de Literatura: um estudo de caso
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir de uma investigação sobre a eficácia e as contribuições da Pedagogia de Projetos para o ensino de Literatura no nível médio. A sua motivação deu-se em razão da necessidade de encontrar abordagens que contribuíssem para promover a aprendizagem dos estudantes, diante da falta de interesse por parte dos alunos no que se refere à aprendizagem da literatura em sala de aula. Nesse contexto, consideramos a pedagogia de projetos como uma resposta possível diante do problema mais amplo do aparente desinteresse dos alunos pela disciplina em questão. Para isso, realizou-se estudo de caso tendo como participantes alunos do terceiro ano do ensino médio de duas escolas do estado do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado antes, durante e após o desenvolvimento de um projeto denominado Tributo a Vinicius de Moraes, e nossa análise dos dados foi basicamente qualitativa. Os resultados confirmaram a hipótese levantada a respeito do impacto positivo da pedagogia de para o ensino da literatura.

O prazer de ler
História, Formação de Professores, Instituição Escola, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo pretende apresentar a importância da leitura para o desenvolvimento do indivíduo e a importância de promover o gosto pela leitura. Fala da magia, da paixão pela leitura, pelas histórias e pelos livros. Leitura... Palavra mágica que proporciona informação, formação, crescimento, atualização do individuo e, sobretudo, prazer.