Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
A importância da coordenadoria de tecnologia educacional para a implantação de um projeto de inovação tecnológica na escola
Formação de Professores

Este artigo aborda o papel do professor coordenador de tecnologia educacional, como responsável pela implantação do projeto de inovação tecnológica na escola. Reflete sobre os desafios desse profissional em promover a formação continuada dos docentes visando inserir as ferramentas de tecnologias no ambiente educacional. Para que um projeto de inovação tecnológica seja bem sucedido, faz-se necessário que o professor coordenador acompanhe o processo ensino aprendizagem e busque soluções que fomentem práticas pedagógicas com o uso de tecnologias na escola.

Ensino de Física e Matemática na Educação de Jovens e Adultos: desafios e alternativas didáticas
Formação de Professores

Diante da necessidade de alternativas para a construção de um currículo contextualizado, com estratégias de ensino específicas, diferenciadas, principalmente considerando os alunos da Educação de Jovens e Adultos, foi feita pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa com o intuito de ampliar discussões quanto ao ensino de Física e Matemática para tal público, analisando-se propostas didáticas provenientes do Portal de Periódicos da Capes. A pesquisa indicou que há trabalhos com resultados positivos quanto ao envolvimento dos alunos ao utilizar estratégias de aproximação das experiências diárias desses sujeitos na sala de aula.

A avaliação como ferramenta pedagógica: perspectivas do processo avaliativo nos dias atuais a partir do cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental de Formiga/MG
Avaliação

O processo de avaliação nas escolas de Ensino Fundamental torna-se elemento de exclusão pedagógica dos alunos por meio do reducionismo da categorização entre aptos e inaptos para prosseguir nos estudos. É uma realidade que causa prejuízos para os alunos. Este manuscrito apresenta uma investigação, seguida de discussão e análise sobre como os professores concebem o processo avaliativo numa escola do Ensino Fundamental em Formiga/MG. A metodologia do estudo baseia-se em rigoroso levantamento bibliográfico e em entrevistas estruturadas em questionário, realizadas com 15 professores da escola.

O professor e as potencialidades do aluno com dislexia
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

A produção científica sobre dislexia tem sido bastante ampliada no cenário educacional brasileiro, tendo apontado diferentes aspectos que merecem uma análise mais acurada. Dentre os aspectos que se sobressaem nessas produções, relevamos o papel do professor e as potencialidades do aluno com dislexia, a fim de buscar respostas à seguinte problematização: Quais as orientações didáticas de que o professor pode fazer uso no despertar das potencialidades do aluno com dislexia no contexto escolar? Para tanto, faz-se necessária uma reflexão acerca do tema dislexia, a fim de dar suporte ao professor sobre como diagnosticar e como saber lidar com alunos com dislexia no contexto escolar.

Análise crítica da proposta curricular para o 6º ano do Ensino Fundamental do Estado do Rio de Janeiro
Geografia, Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre o Currículo Mínimo do 6º ano utilizado nas escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, trazendo aspectos referentes à sua elaboração e sobre como ele afeta os docentes e a parte principal de todo o sistema educacional: os alunos. O trabalho está dividido em tópicos que abordam diferentes aspectos sobre nosso objeto central de estudo, usando como fonte, além de alguns autores, as observações realizadas por mim durante o período de estágio.

Uma proposta para o ensino de frações equivalentes com adaptação do jogo Uno
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Pesquisas revelam que os alunos da Educação Básica costumam apresentar limitações na aprendizagem do conteúdo de frações. Em vista de auxiliá-los a superar suas dificuldades, o uso de jogos em sala de aula pode possibilitar uma aprendizagem mais satisfatória desse conteúdo. Nesse sentido, uma pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar as contribuições que um jogo (produzido a partir de uma adaptação do Uno) pode proporcionar aos processos de aprendizagem de frações equivalentes à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. O presente artigo descreve as etapas percorridas na referida pesquisa.

Ensino e aprendizagem da Matemática no período da Educação Infantil através da aprendizagem significativa
Educação Infantil

Durante o período da Educação Infantil, o ensino e aprendizagem da Matemática são de suma importância para o desenvolvimento integral das capacidades e habilidades do ser humano, pois ela tem por finalidade auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e na capacidade de criação dos educandos. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo expor a importância do ensino da Matemática para os educandos presentes na Educação Infantil com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, visto que, nessa etapa da Educação Básica, o professor é parte importante no processo de ensino-aprendizagem.

Bullying e cyberbullying: atualizações científicas sobre um tema que não pode ser ignorado pelos professores
Psicologia, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo traz um histórico e importantes informações atuais sobre a prática do bullying (e seu desdobramento eletrônico, o cyberbullying) nas escolas do Brasil, bem como orientações para que os professores possam intervir de maneira eficiente, sob a perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, de modo a sanar tal problema. Fala da questão da raiva (emoção humana), sua manifestação em forma de violência como modo de comunicação e a reverberação desses fatores. Esperamos ter trazido esclarecimentos e diretrizes aos educadores em face a ocorrências dessa natureza.

A inserção de temas transversais no ensino: saneamento básico e saúde
Saúde e Formação de Professores

As questões sobre saúde e meio ambiente estão cada vez mais presentes nos currículos, são múltiplas as possibilidades de aproveitamento e inserção dentro dos planejamentos pedagógicos. Abordar temas transversais potencializa questões que vão além do nosso espaço como educadores, pois se trata de problemas sociais e não apenas de conteúdos disciplinares. Contudo, o objetivo deste estudo é ressaltar a importância da inserção dos temas transversais no ensino, utilizando, para tanto, o tema saneamento básico e saúde como premissa para a construção de conhecimento e prática social.

Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem
Formação de Professores

O objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora.