Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtros
A importância da transferência freudiana na escola: um relato de experiência no estágio em Ensino Fundamental
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho objetiva refletir sobre as experiências no Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, colocando em destaque a função da transferência freudiana na escola, sobretudo em relação aos contextos de ensino-aprendizagem e suas relações com o contexto institucional. A partir do relato das experiências, foram relacionados estudos frente à prática pedagógica do professor dos anos iniciais, a teoria da transferência freudiana e as discussões sobre as dificuldades de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Dessa forma, pudemos indicar que a ausência de transferência entre professor e estagiário dificulta e limita a troca de experiências e que a ausência de transferência entre professor e aluno inibe o ensino-aprendizagem e o diagnóstico de possíveis dificuldades de aprendizagem.

Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi feito pelo autor, além de anexar informações sobre os níveis de modalidades entre o ensino francês e o brasileiro.

Usando os vídeos do YouTube na pandemia: mudanças paradigmáticas no ensino de História
História

Este artigo é resultante de pesquisa envolvendo 38 alunos do Ensino Médio em uma escola estadual no interior do Rio de Janeiro, no período de pandemia e isolamento social, durante o ano de 2020. Apresentam-se como delineamentos teórico-metodológicos uma revisão bibliográfica e observações dos alunos durante as aulas de História, expondo seus problemas e dificuldades na aprendizagem, com a complementação investigativa por meio de um questionário aplicado aos estudantes.

As Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná - concepções curricular e pedagógica e organização curricular
Geografia, Instituição Escola e Política Educacional

O artigo objetiva discutir as concepções curricular e pedagógica presentes nas Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná implementadas a partir de 2008, bem como a organização curricular correspondente. Analisam-se exclusivamente as diretrizes de Geografia, focando nos anos finais do Ensino Fundamental. Mediante pesquisa documental com suporte bibliográfico, demonstra-se a perspectiva crítica em que estão fundamentadas as referidas concepções, assim como evidencia-se a opção das diretrizes por uma organização curricular disciplinar com base em perspectiva acadêmica.

O teatro como ferramenta didática para o ensino de História no Ensino Médio
História e Vivências de Sala de Aula

O artigo explora as potencialidades do teatro como ferramenta didática para o ensino de História. A partir das respostas de estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de colégio particular da Zona Norte do Rio de Janeiro sobre suas experiências prévias como espectadores, atores e/ou produtores dessa forma artística, a inclusão do teatro nos planos de aula sobre o tema trabalho foi considerada uma forma de potencializar aprendizagens significativas pautadas em múltiplas linguagens, de favorecer a formação integral e o desenvolvimento de habilidades e competências propostas pela BNCC.

Nobreza indígena da Nova Espanha
História e Outras Mais Específicas

No texto “Nobreza indígena da Nova Espanha - Alianças e conquistas”, Ronald Raminelli (2009) aborda o vínculo da Coroa Espanhola e como ocorreu o procedimento de colonização da América junto com os nativos da localidade. É frisado pelo autor o poder de escolha dos conquistadores em operar num governo assentado num tratado, dando importância aos senhores do Novo Mundo. No começo, o senhor do México resistia à tática dos conquistadores de terras. Por sua vez, Matthew Restall (2006) fala que não havia “dinheiro”, nem arsenais, nem refinamento tecnológico em seus aparelhos de navegação.

Práticas e recursos aplicados ao ensino remoto de Geografia
Geografia e Educação a Distância

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe necessidades de adaptações nas diversas esferas da sociedade, sobretudo no ano de 2020. Dessa forma, ensino remoto emergencial se tornou uma realidade forçada para muitas instituições de ensino, profissionais e estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as ações e as práticas de ensino dos professores de Geografia durante o período de isolamento social em escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro.

Futuro é educação... a pedagogia do amor
Antropologia, Comunicação e Cidadania e Comportamento

Estes sete poemas falam das etapas da vida, da lógica da vida, das experiências. Falam da escola, das vivências de amor, das situações da natureza. De outros mundos, mas de pontes e cimentos. Falam de vitórias e quedas, de travessias e víboras. Trazem caminhos a seguir, estradas com buracos e quebra-molas, bagagens a levar e convivências. Tudo em razão do tempo, uma ampulheta que marca os momentos, espetáculos de metal e bebidas, com mistérios e segredos, tagarelices e charlatanices, desejos, paixões e amores – formando uma rede de palavras.

Um milhão de pipas no céu
Comunicação e Cidadania e Comportamento

Este conto, bem curto, mostra a passagem do tempo, valoriza as brincadeiras e o simbolismo das pipas como objetos de devaneio, sonho, esperança e continuidade do tempo e da vida. Relata a importância da parceria para construir esses sonhos e as relações com a natureza. A diversão une as experiências de avô e neto, leva-os a ter a mesma idade. A narrativa, simples e direta, mas poética, retrata a continuidade dos dias e da vida, a permanência do amor e dos valores da alegria e das brincadeiras em família.

Green Day: o despertar da consciência ambiental no CEFET/RJ - câmpus Maria da Graça
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Química, Geografia e Vivências de Sala de Aula

Pensar Educação Ambiental em um país como o Brasil é uma atividade complexa. Trazer à luz do conhecimento os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) é atividade imperativa, pois tais objetivos impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estão relacionados e correlacionados a temas que são indissociáveis, como saúde, meio ambiente e gênero. Dessa forma, anualmente, desde 2016, temos desenvolvido um trabalho que engloba toda a comunidade escolar de forma a conscientizar e sensibilizar para o tema da Educação Ambiental, seguindo os preceitos da Agenda 2030.