Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Racismo na obra lobatiana: uma análise do livro "Caçadas de Pedrinho"
Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo analisa a obra Caçadas de Pedrinho, escrita por Monteiro Lobato e encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, acusada de racismo. Como referenciais teóricos foram usados os pensamentos do geógrafo brasileiro Milton Santos, a Lei nº 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e as contribuições de Eduardo de Assis Duarte, que discute o negro na literatura brasileira. Este artigo trata da forma como os docentes devem abordar obras semelhantes às lobatianas, para as quais a censura não é uma escolha viável, devido aos fatores que remetem ao contexto histórico no qual elas foram escritas.

Literatura periférica e produção textual no Ensino Médio: uma experiência no Pibid Letras da IFPA
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho tem por finalidade apresentar ações desenvolvidas no projeto Literatura Periférica e Produção Textual no Ensino Médio: uma experiência no Pibid Letras, que faz parte do projeto Pibid Letras do IFPA – Câmpus Belém. Relatamos as ações desenvolvidas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, localizada em um bairro central da cidade de Belém/PA. Em vista disso, conceituamos características da literatura periférica e solicitamos dos alunos uma produção de contos originais voltados a temas dessa literatura como avaliação final da disciplina.

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio: um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este relato de experiência tem o objetivo de compartilhar uma intervenção bem-sucedida na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Unilab. A intervenção ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, em Redenção/CE, na qual ministramos aulas, de maio a junho de 2017, para uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Este relato pode servir como exemplo para professores em formação, considerando as dúvidas relacionadas a como proceder nesta etapa importante dos cursos de Letras.

Um círculo restaurativo com(o) educação antirracista
Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

Esta crônica traz uma história fictícia, com elementos constituintes de desafios enfrentados pelos profissionais e instituições de Educação na pandemia da covid-19. Elementos que entraram em ebulição com o retorno das atividades educativas presenciais. O texto aborda também medidas para o melhor enfrentamento dessas questões, tais como a política afirmativa de cotas, a promoção dos direitos humanos, a educação antirracista e para a diversidade cultural, a mediação de conflitos e os processos restaurativos, visando à cultura de paz, à melhoria das relações interpessoais e ao pertencimento comunitário no âmbito escolar.

A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.

Letramento digital no curso técnico em Guia de Turismo: reflexões a partir de uma proposta de intervenção pedagógica
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva do letramento digital para a disciplina Português Aplicado ao Turismo, que se encontra na grade curricular do curso técnico em Guia de Turismo. Tem o objetivo de colaborar para a formação dos discentes no que diz respeito às técnicas para produção de panfletos para eventos relacionados à área turística. A metodologia escolhida para a intervenção foi uma aula expositiva com o aplicativo Canva, que gera uma oficina prática de manuseio e confecção de cartazes virtuais, com avaliação coletiva para a observação das aprendizagens.

A importância da utilização da música na escola
Vivências de Sala de Aula, Música e Política Educacional

A música é reconhecida como uma modalidade que desenvolve a mente humana e promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial sobre questões reflexivas. Seja qual for a forma de a música auxiliar o ser humano, sua implantação na educação facilita muito o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os professores da Escola Municipal Padre José Luiz Silva, no município de Pendências/RN, desenvolveram um projeto envolvendo a musicalidade, como meio de interação e desenvolvimento.

Língua, colonização e ensino: a língua que ensinamos e a língua que precisamos desconstruir para ensinar
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este ensaio apresenta alguns apontamentos sobre o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foram selecionadas reflexões de Eni Orlandi, Magda Soares e Dominique Maingueneau sobre colonização linguística, escolarização no Brasil e planos de abordagem dos estudos da linguagem. Tais reflexões servem como base teórica para nortear algumas considerações sobre a importância de desconstruir e ressignificar cotidianamente o fazer pedagógico. É preciso que nossos estudantes compreendam o processo histórico de constituição da nossa língua em seu dinamismo, em sua concretude.

Uso de filme como prática interventiva no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública de Cuiabá/MT
Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Política Educacional

Este estudo analisa a utilização de filmes como prática pedagógica estratégica para estimular a motivação de estudantes com dificuldades de aprendizagem em uma escola pública estadual de Mato Grosso. A relevância da pesquisa se deu pela necessidade de uma intervenção pedagógica a fim de sensibilizar os estudantes à reflexão sobre suas perspectivas de vida e compreensão da relevância dos estudos para a transformação social. Sendo uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, o estudo se configurou como um estudo de caso e os participantes foram estudantes de 6º a 9º ano com dificuldades de aprendizagem.

A música como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios e reflexões
Música

O presente estudo tem por finalidade analisar como a música pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias metodológicas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cabe ressaltar que fazer uma reflexão sobre a importância do uso da linguagem musical em sala de aula faz-se necessário pelo fato de ela estar inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como importante área do conhecimento. De acordo com a BNCC, as atividades humanas são realizadas nas práticas sociais e mediadas pelas diferentes linguagens: verbal, corporal, visual e sonora e, contemporaneamente, digital.