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Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtrosA pandemia da covid-19 e os desafios de avaliar a aprendizagem
Filosofia, Psicologia, Sociologia, Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo apresenta análises sobre o processo de avaliação no contexto da globalização e da recente pandemia. É uma pesquisa com reflexão teórica que visa esclarecer as diferenças entre exame e avaliação, bem como as implicações cognitivas, socioemocionais e ideológicas da avaliação. A pandemia da covid-19 lançou o corpo docente e os alunos abruptamente em um ensino remoto e isso gerou problemas adaptativos que são analisados à luz de pressupostos teóricos da Pedagogia, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia.
Sacola de Degustação: arte, educação e saúde com alimentação saudável
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística e Política EducacionalCompreendemos a arte como algo essencial para a existência humanizada. Parte integrante de nós se compõe de nossa esfera artística, sobretudo a que nos referencia aos encantos da sensibilidade, criatividade e emoção. Assim, a arte se faz necessária no ambiente escolar. Com base nessa compreensão, realizamos uma reflexão sobre a dinâmica degustativa Sacola de Degustação, com pauta nas áreas da Saúde e da Educação, observando a experiência como oportuna no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.
Formação docente para o ensino de Ciências contextualizado
Formação de ProfessoresSegundo os PCN, a contextualização no ensino de Ciências compreende competências de introdução da ciência e de suas tecnologias em um processo histórico, social e cultural, além do reconhecimento e da discussão de aspectos práticos e éticos da ciência na atualidade. Entretanto, a insuficiência de discussões sobre os PCN nas escolas e a incompreensão devido à desinformação e à falta de formação específica podem dificultar a execução dessas políticas e, dentro desse marco, resultar na não abordagem contextualizada e interdisciplinar do ensino de Ciências.
Relato de intervenção: segurança para alunos e servidores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Afro Vieira
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaA segurança no trabalho circunda o objetivo de proteção à vida e melhores condições no ambiente laboral. No ambiente escolar, assim como nas fábricas, a segurança no trabalho deve ser discutida e fomentada, uma vez que sua ausência pode interferir diretamente em toda a cadeia escolar. Este trabalho se centrou em apresentar a proposta interventiva no sentido de melhorar a segurança e o bem-estar de todos que frequentam a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Afro Vieira, em Porto Velho. Foi feito diagnóstico da situação encontrada e posterior análise seguida de recomendações que foram apresentadas à gestão da unidade.
A importância das feiras de ciências na educação e alfabetização científica: um relato de experiência com alunos da Educação Básica
Vivências de Sala de AulaAs feiras de ciências como eventos escolares no Brasil tiveram início na década de 1960 e ao longo do tempo foram ganhando espaço e forma, tornando-se uma prática de ensino difundida em muitas escolas e se consolidaram como espaços diferenciados de ensino-aprendizagem que promovem a interdisciplinaridade, a contextualização e a divulgação científica. A realização de feiras de ciências constitui uma prática pedagógica eficiente para despertar a curiosidade e interesse dos alunos, bem como para incentivar a pesquisa.
Análise do aprendizado de Genética e Biologia Molecular em um pré-vestibular social: um reflexo do Ensino Médio
Biologia e Biociências e AvaliaçãoO trabalho buscou identificar as dificuldades dos discentes frente aos temas de Genética e Biologia Molecular, relacionando-os à educação formal no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em um pré-vestibular social do Estado do Rio de Janeiro. O resultado da análise mostra defasagem na aprendizagem, assim como o desinteresse pela atualização dos conceitos de biotecnologias aplicadas na sociedade. Verificou-se também a ausência de associações funcionais dos processos biológicos, além da controversa busca de bases bibliográficas.
Avaliação da acessibilidade das escolas municipais de Itabira/MG
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilA escola é um dos espaços que deve possibilitar o acesso sem barreiras, tendo em vista que é direito garantido da criança e do adolescente. Entretanto, a existência das leis não garante que elas estejam de fato incluídas nos diversos espaços da sociedade. Ainda existem barreiras e desafios, tanto arquitetônicos quanto ideológicos, a serem enfrentados para efetivação do desenho universal no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho é avaliar a acessibilidade em escolas municipais de Itabira. Concluímos que elas possuem barreiras arquitetônicas que impedem a liberdade de ir e vir e prejudicam a inclusão e a rotina escolar dos alunos que possuem dificuldade de mobilidade.
A importância da abordagem significativa no contexto lúdico durante o ensino remoto
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO projeto teve como objetivo inserir uma proposta lúdica – o Jogo dos Biomas Brasileiros – introduzindo a aprendizagem significativa com a intenção de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi nítida a participação da maioria dos alunos; durante a atividade on-line, foi mencionado que outros educadores poderiam desenvolver atividades lúdicas com o intento de proporcionar momentos em que eles pudessem ser mais participativos e colaborativos. Por fim, a temática precisa ser mais contextualizada para fornecer mais embasamento teórico e tornar o discente capaz de caminhar e prosseguir com os estudos direcionados à Ecologia.
Pré-escola: reflexões sobre sua atual função sob o olhar de educadores
Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste artigo objetiva refletir o histórico da pré-escola e sua função atualmente, suas contribuições para as crianças e o papel do educador. A metodologia engloba estudos de pesquisas sobre a instituição e documentos voltados a ela, além de pesquisa empírica realizada por meio de entrevista semiestruturada com quatro educadoras de uma instituição municipal do interior de São Paulo. Os dados foram analisados a partir do conceito de unidades significativas da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram que, apesar da presença de concepções antigas, há avanços importantes quanto à função pedagógica da instituição, reconhecimento da criança e suas especificidades.
Dificuldades de aprendizagem de crianças com TDAH nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaO presente artigo aborda o desafio dos educadores ao lidar com dificuldades de aprendizagens de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nos anos iniciais. O aporte teórico elenca ideias para o melhor entendimento e atuação docente no transtorno em questão. A metodologia foi de pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, reunindo autores e documentos sobre o assunto e teorias que auxiliem o professor no processo de aprendizagem da criança com TDAH. Foi possível inferir a importância do conhecimento dos educadores sobre o transtorno para que a sua prática na sala de aula ocorresse de forma adequada, respeitando o desenvolvimento e as capacidades de cada criança e promovendo seu pleno desenvolvimento de forma eficaz e significativa.