Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
A Estatística nas provas da primeira fase da OBMEP para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo traz resultados de análises feitas em provas de edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas entre 2005 e 2019, a fim de evidenciar quais os conteúdos matemáticos estatísticos abordados, de acordo com os níveis de letramento estatístico definidos por Watson e Callinghan. Apresentamos considerações acerca de letramento estatístico e da investigação para saber se o tema central desta pesquisa já foi tema de estudo dos programas de mestrado profissional em Matemática e Ensino de Ciências em Minas Gerais. Foram observadas onze questões que abordam conteúdos estatísticos e nível de letramento estatístico.

Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de usinagem computadorizada: relato de experiência no IEMA Dr. João Bacelar Portela
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa desenvolvida sobre atividades de ensino-aprendizagem e tarefas contextualizadas que trazem desafios para os estudantes resolverem. Neste trabalho será apresentada uma visão do processo de construção, execução e desenvolvimento de peças pela usinagem computadorizada. Ele tem como objetivo disseminar, por meio de um relato de experiência, a aplicação da ABP, ao adotar três etapas como metodologia: transferência de conhecimentos preliminares, modelagem/uso da máquina CNC para usinagem das peças (peão e bispo) e reflexões sobre o processo.

Ciências Biológicas e Educação Especial e Inclusiva: proposições práticas
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Objetiva-se com este artigo apresentar propostas didáticas para o trabalho com alunos da Educação Especial e Inclusiva, especialmente com transtorno do espectro autista. Os trabalhos estudados são oriundos da Revista Educação Pública, especificamente das seções Biologia e Biociências e Ciências Ambientais, em articulação direta com a Educação Especial e Inclusiva. Foram apresentadas três propostas didáticas, porém apenas uma delas se referia ao aluno com TEA, o que pode sugerir caminhos de pesquisa e investigação sobre Educação Especial e Inclusiva nas Ciências Biológicas.

Higiene corporal: relato de experiência de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A proposta apresentada neste trabalho abordou em uma sequência didática os cuidados básicos com a saúde relacionados à higiene corporal. O objetivo foi sensibilizar os estudantes quanto à importância de hábitos de higiene adequados e sua implicação na saúde com base no conhecimento científico e em metodologias ativas. Priorizando o uso das tecnologias, foi elaborada uma sequência de atividades a serem realizadas pelos estudantes. A aplicação da sequência didática impactou positivamente no engajamento e na motivação dos alunos para sua participação nas atividades.

A criptografia de Blakley como elemento motivador no ensino de Matemática
Computação e Tecnologias e Matemática

O objetivo do presente trabalho é empregar a criptografia, mais especificamente o esquema de Blakley pertencente ao método Secret Sharing, como uma ferramenta educacional, buscando enriquecer as aulas de Matemática para turmas do Ensino Médio. Essa ferramenta é empregada para introduzir, revisitar, consolidar e aprofundar conceitos matemáticos, concentrando-se principalmente no ensino de representação e operações envolvendo matrizes, além de conceitos da Aritmética modular. Com isso, é possível construir com os alunos uma compreensão mais significativa, além de ilustrar uma aplicação prática dos tópicos em questão.

Uso do futebol como mediador no estudo do movimento
Física

O estudo de conceitos físicos contextualizados em situações corriqueiras pode promover maior aprendizado. Propõe-se neste trabalho o uso de lances de futebol como mediadores na aplicação dos conceitos de movimento retilíneo uniforme e movimento uniformemente variado, a fim de que os estudantes percebam a Física presente numa partida de futebol e cheguem à compreensão desses movimentos, sabendo definir as funções horárias e plotar os gráficos representativos do movimento retilíneo uniforme e do movimento acelerado. Esta proposta foi aplicada em sala de aula como parte das atividades do Projeto de Residência Pedagógica, mostrando resultados satisfatórios.

Reflexões sobre a utilização de recursos pedagógicos no ensino de Embriologia no estágio supervisionado
Biologia e Biociências, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este trabalho relata a experiência vivenciada na aplicação de uma sequência didática de Embriologia, realizada na disciplina de Estágio Supervisionado, durante a graduação. O principal objetivo desta pesquisa é possibilitar a compreensão de conceitos e processos embrionários com o uso de recursos pedagógicos. As atividades foram desenvolvidas com 19 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio, em uma escola pública, localizada no município de Tucuruí/PA. A metodologia ocorreu por meio do jogo denominado Trilha Embriológica e a confecção de modelos didáticos sobre as fases embrionárias.

O uso de recursos educacionais digitais como ferramenta promotora nas aulas de Matemática do Ensino Médio
Matemática

Este trabalho é uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, produzido com material publicado nos últimos 10 anos analisando as contribuições e desafios da utilização dos recursos educacionais digitais (RED) como softwares, aplicativos, jogos, repositórios com fins educacionais nas aulas de Matemática. São utilizados visando maior interação e qualidade do ensino-aprendizagem, visto que os professores precisam dos recursos tecnológicos para inovar e desenvolver seus trabalhos. Com as experiências relatadas, podemos verificar que algumas dificuldades foram encontradas, mas os RED são aliados no desenvolvimento das competências e habilidades e para melhoria do ensino e aprendizagem.

Os jogos como estratégia de ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Matemática

Esta pesquisa tem como tema os jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem como estratégia pedagógica com alunos das séries iniciais no Ensino Fundamental. Seu objetivo principal é analisar a relevância dos jogos matemáticos para a aprendizagem desses alunos, refletindo sobre o uso como importante recurso no contexto escolar, considerando que pode provocar no estudante o interesse e o prazer em estudar, tendo como pano de fundo a análise das questões que envolvem a interação, a socialização, a inclusão e a construção do conhecimento, motivando o aluno a construir sua autonomia e sua identidade. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica.

O uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática numa perspectiva construcionista
Matemática, Educação a Distância e Formação de Professores

Este estudo propõe apresentar o construcionismo de Seymour Papert como arrimo para o uso das tecnologias digitais no ensino da Matemática. Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico de Papert e Valente sobre o construcionismo e feita uma consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando os capítulos que o associam ao uso das tecnologias em Matemática. Concluiu-se que as diretrizes vigentes para o componente curricular de Matemática se associam fortemente às ideias construcionistas e que a teoria construcionista pode contribuir para uma visão mais ampla do ensino da Matemática.