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O ensino de Biologia em perfis do Instagram
Biologia e Biociências

As redes sociais representam uma forma de comunicação de grande visibilidade. Podem ser utilizadas para a divulgação científica, como ferramentas no ensino da Biologia, buscando auxiliar na aprendizagem. Dentre as redes sociais existentes, o Instagram se destaca por ser uma plataforma com diversas ferramentas de interação com o público. Neste trabalho buscou-se analisar as publicações de três perfis de Instagram que abordam o ensino de Biologia. A análise considera que nos três perfis há potencial para serem utilizados como instrumentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia.

A utilização de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A utilização de jogos pedagógicos é um recurso importante para que as aulas de Matemática sejam mais dinâmicas e atrativas. O trabalho tem como objetivo geral apresentar o emprego de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática. O tipo de pesquisa utilizada foi a exploratória, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a técnica de coleta de dados foi a documentação indireta; a análise dos dados e informações foi qualitativa. Foram abordados os desafios no ensino da Matemática, a abordagem de jogos como recursos didáticos e alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados.

Proposta de ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Resultante de um projeto de extensão realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola pública em Goiás, este trabalho propõe um ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet. O uso desse método se justifica por promover dinamismo às aulas e conferir aos alunos a autonomia e o protagonismo na construção do seu próprio conhecimento. A mediação pelas TDIC e pela internet se explica por elas serem inerentes a esse método e possibilitar ao professor aplicar a proposta apresentada também em contextos de ensino remoto.

Formação docente: a partir do estágio supervisionado
Formação de Professores

Este artigo objetiva fomentar as questões que tangem às estruturas, observações e práticas desenvolvidas a partir da disciplina de Estágio Supervisionado, no curso de licenciatura plena em Pedagogia. O estágio pode ser caracterizado como uma relação entre o processo de ensino e de aprendizagem que permeia as questões acadêmicas, práticas, produção de relatórios e regência de aulas, realizado nas diversas modalidades de ensino formal e não formal. Para a redação deste texto, recorreu-se à pesquisa de revisão da literatura e aos enfoques de regulamentos, resoluções, normativas e legislações que perpassam a formação docente inicial. Por meio da análise bibliográfica, os resultados indicam que a grade curricular do curso de Pedagogia está em ampla sintonia nas questões de teoria e prática e atinge diretamente a formação docente. Portanto, o estágio é uma das etapas a serem cumpridas durante a formação inicial, e é justamente nesse espaço que o educador compreende o que é o locus da aprendizagem educacional.

Tecnologia na Educação Infantil pública: a riqueza do brincar com ludicidade, adentrando e explorando a vivência da Creche Municipal Vila Progresso
Educação Infantil e Instituição Escola

Em tempos de inserção tecnológica, surge a necessidade de analisar esses agentes numa Educação Infantil de qualidade, respeitando os direitos das crianças e promovendo o seu desenvolvimento integral. Na perspectiva de espaços de desenvolvimento infantil, há necessidade de continuar o aprimoramento no ato de educar, cuidar e promover o brincar dentro de uma realidade existente. Nessa abordagem, o presente estudo pretende apresentar na prática o estudo de caso da Creche Municipal Vila Progresso. Busca-se promover o ato de brincar e diversas possibilidades de aprendizagens e habilidades a serem construídas e observam-se os relatos de servidores sobre os aparatos tecnológicos nessa etapa educacional. Conclui-se que ‘o fazer acontecer’ numa Educação Infantil é importante na plenitude da infância.

A interação entre famílias e escola por meio de mídias digitais: o caso de uma escola pública do município do Rio de Janeiro
Instituição Escola

A família e a escola têm dificuldades em caminhar juntas na construção de um processo de ensino-aprendizagem pleno e efetivo, acarretando graves consequências na formação do aluno. Sabe-se que a participação das famílias na vida escolar dos alunos da Educação Básica é fator determinante para o aumento do desempenho escolar. Pesquisas apontam que as mídias digitais têm sido aliadas na presente comunicação e interação entre diferentes públicos. Nesse sentido, esta pesquisa propõe avaliar se as mídias digitais sociais foram instrumentos facilitadores do diálogo entre as famílias e uma escola do município do Rio de Janeiro em 2021.

Atuação de profissionais do AEE em tempos de pandemia: desafios e perspectivas
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Instituição Escola

O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores de atendimento educacional especializado (AEE) junto aos estudantes da Educação Básica durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Foram realizadas entrevistas com oito profissionais do AEE de duas escolas públicas situadas no centro-oeste de Minas Gerais. Após as análises, constatou-se que os profissionais da Educação se viram desafiados a encontrar novos caminhos para ensinar, demonstrando grande preocupação em relação à rotina de estudos dos estudantes e às atividades propostas.

Representações sociais de método científico e as implicações do ato de pesquisar na formação inicial de professores
Formação de Professores

Este trabalho investiga a percepção dos discentes do curso de Formação de Professores na modalidade Normal acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a técnica de evocação livre de palavras (ELP) por meio de formulário Google. Os resultados foram analisados em quadros, permitindo vislumbrar a percepção dos discentes em relação àquele método. Concluímos que as representações sociais vão ao encontro da cientificidade, o que permite avistar caminhos importantes e reflexivos.

Literatura Infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola em Aurora/CE
Educação Infantil

Este artigo é parte de uma monografia para o curso de Pedagogia da UFCG, campus Cajazeiras/PB. O objetivo foi investigar como as professoras concebiam e ofereciam Literatura Infantil em uma pré-escola. Fundamentamos a proposta em Cademartori e Lima. Optamos por uma abordagem qualitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas e exploratórias, realizadas em investigação de campo. Por meio de entrevista semiestruturada, questionário e observação participativa, recolhemos os indicadores para o experimento. Observamos a relevância da Literatura Infantil como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem das crianças e o papel significativo da literatura como mediação docente para a fase educacional inicial da criança.

Aprendizagem e Educação Infantil sob o olhar de um professor em formação: a Psicomotricidade em foco
Formação de Professores

O presente artigo discute a formação docente do pedagogo. Sobretudo, destaca-se a atuação no estágio supervisionado, no Programa de Iniciação à Docência e na Residência Pedagógica para sintonizar as vivências e percepções de um estudante do curso de Pedagogia. Como objetivo geral, este estudo visa relatar as experiências de iniciação à docência e as compreensões que dão sentido à aprendizagem docente, sob o olhar de um professor em formação, situando a Psicomotricidade como alicerce pedagógico na educação. A discussão sobre a formação dos profissionais da Educação e o ensino-aprendizagem é de extrema relevância.