Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
Educação e conectividade: utilização de tecnologias nas práticas de ensino em uma escola pública
Computação e Tecnologias, Instituição Escola e Política Educacional

O objetivo desta proposta científica é identificar os principais desafios e possibilidades do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente em uma escola da rede pública municipal de São Mateus do Maranhão/MA. A pesquisa tem intuito descritivo de caráter transversal, qualitativo e observacional pela utilização de trabalhos de renomados autores e materiais já publicados acerca da temática. A metodologia do estudo configura-se como um estudo de caso e a conclusão do estudo apresentou-se por meio de resultados obtidos durante o período da coleta de dados.

Formação de professores e a importância do ensino colaborativo para fomentar uma cultura inclusiva
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste relato realizado no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva da Fundação Cecierj é enfatizar, no contexto da pandemia da covid-19, a importância do ensino colaborativo como um dos serviços da Educação Especial, proporcionando a integração dos saberes docentes, considerando as diversas áreas de formação, a fim de promover a qualidade na educação e as melhorias dos processos de ensino-aprendizagem, com o fortalecimento das redes de apoio aos professores por meio da interação e do compartilhamento. Assim, eles se sentem mais engajados e seguros para planejar, instruir e tomar decisões que favoreçam os alunos.

Higiene corporal: relato de experiência de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A proposta apresentada neste trabalho abordou em uma sequência didática os cuidados básicos com a saúde relacionados à higiene corporal. O objetivo foi sensibilizar os estudantes quanto à importância de hábitos de higiene adequados e sua implicação na saúde com base no conhecimento científico e em metodologias ativas. Priorizando o uso das tecnologias, foi elaborada uma sequência de atividades a serem realizadas pelos estudantes. A aplicação da sequência didática impactou positivamente no engajamento e na motivação dos alunos para sua participação nas atividades.

Educação Infantil ou pré-alfabetização? Concepções de professores e responsáveis sobre as práticas de alfabetização na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente artigo teve como objetivo investigar como é pensado o processo de alfabetização de crianças da Educação Infantil por parte dos responsáveis e professores. Para tal levantamento, foi aplicado um questionário on-line a responsáveis e professores, tendo 70 participantes, o qual verificou em que momento o processo de alfabetização deve ser iniciado e como deve ser trabalhado. Como resultado, compreende-se que a alfabetização está inserida a todo momento no fazer da Educação Infantil, seja no brincar, no observar, no experimentar e no socializar, concluindo que esse processo deve ser realizado de maneira espontânea e lúdica, mediado pelo fazer pedagógico.

Laboratório de ensino de Matemática como recurso pedagógico: considerações de professores de Matemática
Matemática

Este trabalho teve como objetivo analisar as considerações que professores de Matemática da Educação Básica têm sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como recurso pedagógico. Tomamos como base para compor o nosso referencial teórico autores que discutem o uso do LEM como possibilidade para as aulas de Matemática, por sua essência lúdica ou pelo trabalho com material concreto. A análise dos dados mostrou que todos os professores reconhecem a importância do uso do LEM para o ensino-aprendizagem da Matemática. No entanto, só alguns tiveram experiência na formação inicial.

Terrário de samambaias: análise do desenvolvimento da planta e do ciclo da água
Ecologia e Meio Ambiente e Educação a Distância

Além de espécie pioneira, a samambaia é responsável pela nutrição do solo e pelo surgimento de seres. Por sua importância ecológica, este projeto traz a montagem de terrários, suas funcionalidades e necessidades. O estudo tem o objetivo de discutir o ciclo da água, relações abióticas e a importância ecológica da samambaia. A metodologia selecionada foi um modelo didático que reproduzisse a realidade. O período de análise foi de 38 dias, capturando fotos e observando o ciclo da água. O intuito é representar o ecossistema natural, concluindo que o terrário é uma ótima proposta de aprendizado, até mesmo em pandemia.

O mercado de trabalho para profissionais surdos egressos do curso Técnico Integrado em Comunicação Visual
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo retratar a inserção dos surdos egressos do Curso Técnico Integrado de Comunicação Visual do IFSC no mercado de trabalho, na perspectiva de formadores da instituição. Pretende-se identificar os fatores que influenciam na baixa empregabilidade dos surdos. Foi realizado questionário com questões pré-elaboradas como instrumento de dados para analisar aspectos qualitativos de pesquisa, que se fundamenta nos conceitos de pessoa surda, mercado de trabalho e legislação, relacionando-os com a realidade do câmpus investigado: quais motivos da baixa empregabilidade dos surdos egressos do curso?

Percursos desenvolvidos pelo Projeto Étnico-Racial da Universidade de Passo Fundo
Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

O Projeto de Extensão Étnico-Racial desenvolvido na Universidade de Passo Fundo (UPF) manifesta uma ação de extensão em relação ao território de análise. O projeto desenvolvido tem como objetivo principal construir processos de viabilização da promoção e da proteção dos direitos de grupos étnico-raciais minoritários socialmente na comunidade de Passo Fundo/RS e região. O trabalho enquadra-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, já que busca mediar as diferentes culturas com vistas à inserção de diferentes grupos étnicos.

Adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais específicas e os desafios de sua operacionalização
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo surge a partir de vivências no campus Santo Antônio de Pádua, do Instituto Federal Fluminense, no interior do Estado do Rio de Janeiro, em relação aos alunos que demandam adaptações curriculares. Esta necessidade de adaptação pode acontecer tanto em ambiente interno quanto externo à escola, sendo este último pela impossibilidade de deslocamento até o espaço escolar, por motivo de saúde. O objetivo é analisar o que a legislação tem a esclarecer sobre adaptações curriculares e sinalizar alguns desafios da práxis pedagógica docente para essa aplicabilidade. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário para os docentes.

Tecnologias digitais: inovações pedagógicas contemporâneas
Computação e Tecnologias

Diante da necessidade de inovações pedagógicas emergentes, em decorrência da realidade dos alunos nativos digitais e sociedade liquida, este artigo visa analisar o processo de transformação metodológica das escolas públicas brasileiras por meio de investigação bibliográfica e documental. A análise ocorreu a partir do conhecimento e vivência das pesquisadoras levando em consideração as descobertas realizadas por meio da investigação. Constata-se que a sociedade mudou sua forma de interação e ação, mudanças significativas e utilização dos recursos tecnológicos são evidenciados nos artigos e publicações cientificas e nos projetos político-pedagógicos.