Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Farmácia; Nutrição e Alimentos; Saúde
Limpar filtros
Uma página por dia - sugestão a um guia espiritual
Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Física, Filosofia e Política Educacional

Uma carta escrita a um guru indiano procura discutir as relações entre a Ciência e a filosofia, a fé e as experiências, devoção e avanço tecnológico. Apresenta uma proposta para levar o mundo a uma evolução científica vinculada ao autoconhecimento, ao despertar para a Ciência como ferramenta para melhorar o mundo para todos.

Conceitos de teoria e prática na terapia psicomotora
Saúde, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Física, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Espaços Urbanos

É preciso mais que conhecimento teórico científico para atender; estar aberto a entender o mundo do outro (empatia) faz parte da caminhada para construir um conhecimento sólido, em que não somente o conteúdo seja ensinado/ministrado/discursado, mas também valores, cooperação, compaixão e empatia.

Mostra o seu que eu mostro o meu: discussões sobre sexualidade, gênero, juventude e outros afetos
Saúde, Antropologia, Comunicação, Psicologia, Sociologia, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Educação Física, Língua Portuguesa e Literatura, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Pensar a juventude atravessada pela sexualidade na escola a partir do estudo de caso de J, 15 anos, negra, homossexual e moradora de um abrigo para menores, liga-se à ideia de “circuitos de afetos”, cunhada por Safatle, uma vez que para ele política é uma questão de afeto, de ser afetado por ela, o que ajuda a pensar o próprio trânsito e a territorialidade da jovem no circuito abrigo-escola, escola-abrigo. É fundamental refletir como essas relações são produzidas e agenciadas dentro da escola e fora dela, sempre permeadas por relações de poder negociadas e negociáveis, assim como por um currículo escolar invisível, oculto que todo aluno e todo professor precisa, em alguma medida, conhecer “para se dar bem na escola”.

Educação Ambiental para a qualidade de vida a partir da utilização e descarte de medicamentos
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Vivências de Sala de Aula

A Educação Ambiental tem possibilidade de unificar saberes no contexto escolar, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes na preservação do meio ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a realização de um projeto de Educação Ambiental tendo como tema gerador uso e descarte de medicamentos; o objetivo foi investigar a percepção dos estudantes com uso e descarte de medicamentos e o grau de informação a respeito de suas implicações em relação á saúde pública e/ou ao meio ambiente e assim promover ações que alcançassem a comunidade escolar, a fim de sensibilizar, conscientizar e orientar para o correto destino final. O estudo foi desenvolvido em 2018, com 225 alunos do Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa, em Curitiba/PR. Pôde-se concluir que a temática dos medicamentos contribui para a responsabilidade socioambiental, com o desenvolvimento de ações que possibilitam a minimização dos impactos ambientais negativos, potencializando discussões que emergem das relações entre os seres humanos, sociedade e natureza.

A música no contexto da Psicopedagogia e a utilização de instrumentos musicais como ferramentas de aprendizagem
Saúde, Psicologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Artística e Música

A música estimula o pensamento e a ordenação de espaço e tempo. A música e os instrumentos musicais devem ser utilizados para tentar superar algo que não foi possível da forma convencional. Por haver esforço espontâneo da parte do indivíduo, talvez ele esteja mais empenhado para compreender algo que antes não foi possível. O objetivo da utilização de instrumentos musicais para esses casos é semelhante aos jogos.

O vínculo social do educador e do educando diante da indisciplina escolar
Saúde, Psicologia, Formação de Professores e Política Educacional

Este trabalho se propôs a analisar o vínculo social existente entre educador e educando e como isso poderia influenciar o processo de aprendizagem em toda a sua amplitude. Considerando o viés omnilateral da aprendizagem; as profissões ou fazeres impossíveis apresentados por Freud: governar, educar, analisar e fazer desejar (contribuição de Lacan); os discursos apresentados por Lacan: Do mestre, Da histérica, Do universitário e Do analista; um olhar sobre a indisciplina como uma forma de aprendizagem e a disciplina como fator positivo e não punitivo nesse processo, perpassando o conteúdo, as relações interpessoais (laços sociais), a metodologia de ensino e sociedade como um todo.

Anorexia e bulimia em jovens estudantes: o transporte para a falsa perfeição
Nutrição e Alimentos e Saúde

Na última semana de fevereiro ao início de março de cada ano, ocorre a Semana Nacional de Conscientização sobre Desordem Alimentar nos Estados Unidos e no Canadá. Esse evento nos inspirou para ser tema deste trabalho. Abordamos riscos e mitos relacionados a transtornos alimentares: anorexia e bulimia. Analisando se poderia haver alguma relação entre a anorexia santa e a anorexia da contemporaneidade, descobrimos que há, sim, uma relação entre elas, pois nossas conclusões sugerem que não somente os padrões estéticos e os aspectos relacionados à saúde são os principais motivos do desenvolvimento dos distúrbios alimentares, mas também um ideal obsessivo de alcançar a perfeição ou medida angustiante de se expressar pela linguagem corporal. Além disso, conduzimos entrevista evidenciando essas constatações. Em virtude do que foi mencionado, expusemos falhas em relação a uma medida mais efetiva sobre a prevenção e tratamento dessas doenças no Brasil e trouxemos uma alternativa bem interessante para tratamento de transtorno alimentar: a iogaterapia que oferece mudança no comportamento e na visão de modo totalmente integrado à saúde emocional e física, que colabora bastante para o tratamento dessas doenças.

O Arco de Maguerez e a Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação em Saúde
Saúde e Biologia e Biociências

A Educação em Saúde é uma das possibilidades de inserção da aprendizagem ativa, já que preconiza uma educação crítica, emancipatória e histórica na promoção da Saúde – e não o enfoque sobre as doenças. A Aprendizagem Baseada em Projetos pode sugerir questões e atividades e potencializar ações não apenas para o indivíduo como também para os seus espaços de vivência e atuação.

Febre terçã
Saúde, Antropologia, Psicologia, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Dentro de um ônibus velho, lotado e tórrido, num dia de muito calor e numa viagem longa atravessando várias ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro, várias coisas podem acontecer, além da conversa das amigas. E muitas vezes essas coisas acontecem mesmo.

Impactos da biotecnologia - clonagem animal
Saúde, Biologia e Biociências e Formação de Professores

Vivemos em uma era sem precedentes na história da humanidade. Um mundo dominado pela tecnologia, desde as coisas mais simples até experimentos bastante complexos. Nesse novo cenário destaca-se a biotecnologia, um conjunto de conhecimentos técnicos e métodos de base científica ou prática que permite a utilização direta ou indireta de organismos ou parte deles no processo de produção de bens e serviços, nas áreas de saúde, produção de alimentos e meio ambiente, bem como a manipulação e transferência de genes entre organismos para obtenção de material industrial médico e farmacêutico. Neste texto abordamos uma das mais famosas biotecnologias que tem atraído a atenção da mídia e sociedade: a clonagem animal como biotecnologia de reprodução assistida. Apresentamos os fundamentos básicos e essenciais para o entendimento das técnicas que viabilizaram essa biotecnologia, seu histórico de desenvolvimento científico e um pouco do “estado da arte” sobre as aplicações da clonagem animal no Brasil e suas futuras implicações.