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Levantamento de concepções, abordagens e vertentes em Educação Ambiental com professores de uma unidade escolar do Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalConsiderando a variedade de discursos em Educação Ambiental e os desafios para sua implementação em âmbito escolar, o presente estudo visa a promover reflexões, analisar e identificar vertentes pedagógicas predominantes sobre o tema em uma unidade escolar. O estudo ocorre a partir de pesquisa documental e aplicação de questionário junto ao corpo docente da unidade, utilizando como modelo político-pedagógico para a Educação Ambiental as vertentes: conservadora, pragmática e crítica. Diante da análise proposta, constatam-se relatos de ausência de disciplinas relacionadas à Educação Ambiental durante a graduação dos professores.
O ensino de Língua Portuguesa no Brasil e as diferenças dialetais: a proposta do bidialetalismo funcional de Magda Soares
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Língua Estrangeira e Política EducacionalEste trabalho discute o ensino de Língua Portuguesa no Brasil a partir da proposta do bidialetalismo funcional, elaborada por Magda Soares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicaram os pontos em que existem mais dificuldades no ensino da língua relativamente aos aspectos que caracterizam a variedade falada pela maioria dos alunos. Com a pesquisa, concluímos que se faz necessário revisar as metodologias de ensino de LP adotadas em diversas escolas. Sugerimos, ao final, uma atividade que pode ser realizada com eventuais adaptações.
Bruxa pode casar? O humor presente em "A bruxa casamenteira", de Regina Drummond
Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto objetiva analisar o humor presente no livro A bruxa casamenteira, de Regina Drummond. É ilustrado por Carol W. e classificado como ficção infantojuvenil, por falar sobre bruxas e casamento. A personagem bruxa tem grande destaque na literatura infantil, principalmente, nos contos de fada. Essa personagem povoa o imaginário de crianças e adultos, sendo bastante conhecida por apresentar características físicas e psicológicas estereotipadas, que lhe atribuem verrugas no rosto e muita magia, mediante poções feitas em seu caldeirão.
A importância da transferência freudiana na escola: um relato de experiência no estágio em Ensino Fundamental
Psicologia e Vivências de Sala de AulaEste trabalho objetiva refletir sobre as experiências no Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, colocando em destaque a função da transferência freudiana na escola, sobretudo em relação aos contextos de ensino-aprendizagem e suas relações com o contexto institucional. A partir do relato das experiências, foram relacionados estudos frente à prática pedagógica do professor dos anos iniciais, a teoria da transferência freudiana e as discussões sobre as dificuldades de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Dessa forma, pudemos indicar que a ausência de transferência entre professor e estagiário dificulta e limita a troca de experiências e que a ausência de transferência entre professor e aluno inibe o ensino-aprendizagem e o diagnóstico de possíveis dificuldades de aprendizagem.
A importância da Educação 4.0 durante a pandemia da covid-19 na Paraíba
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho visa contribuir de forma investigativa para o ensino em meio à pandemia. Sabendo da importância do conhecimento, pretende-se verificar e relacionar os métodos de ensino aos estudos e como os educadores estão desenvolvendo e construindo o conhecimento com a utilização da Educação 4.0. O objetivo é analisar as respostas ao questionário para observar o emprego dos instrumentos tecnológicos em aula e as contribuições de aprendizagem. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa quantitativa on-line. A análise dos resultados indicou que os professores estão dedicados ao estudo e ao uso dos meios digitais no ensino e se esforçando para aprender mais utilizando a tecnologia e fazer o melhor.
Tenho um aluno surdo, e agora? A necessidade da formação continuada para profissionais da Educação no atendimento a alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e História da EducaçãoNo tocante à Educação de Surdos, já é consenso que eles passaram por diversos contextos exclusivos que não priorizavam as línguas de sinais. Contudo, após o reconhecimento da Libras enquanto língua por meio de legislações no Brasil em 2002 e 2005, a adoção da língua de sinais nos espaços escolares regulares passou a ser obrigatória, pois nesse momento iniciava-se o processo inclusivo neste histórico educacional dos educandos surdos.
Ambientes de aprendizagem para além do espaço: desenvolvimento, implicações, perspectivas e o método montessoriano
Instituição EscolaEste artigo apresenta uma reflexão acerca da importância do ambiente de aprendizagem na Educação Infantil sob a luz do método montessoriano. O objetivo é ponderar, a partir do método mencionado e sua concepção de aprendizagem, sobre a importância da relação professor-aluno, bem como a do próprio ambiente da sala de aula, que será aqui abordado como ambiente de aprendizagem, para o desenvolvimento pleno da criança. Para tal, foi utilizada a metodologia qualitativa de pesquisa bibliográfica, realizada com autores como Behrens, Cambi, Forneiro, Gadotti, Gandini, Libâneo, Montessori e Rinaldi.
Matemática e Música no Ensino Médio: duas linguagens e uma sinfonia
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e MúsicaO estudo objetivou analisar a possibilidade de conciliação entre Música e Matemática no processo de ensino, utilizando a potencialidade das duas linguagens em prol do pensamento musical, matemático e físico do aluno. Dentre os procedimentos, elaboraram-se videoaulas no intuito de ampliar o conhecimento sobre a relação entre Teoria Musical, Matemática e a Física na produção de sons: validou-se a proposta apresentada nas videoaulas com professores de Matemática e Arte que atuam no Ensino Médio e avaliaram-se, com base na perspectiva dos professores, os impactos das videoaulas para ampliação do conhecimento nos conteúdos acadêmicos.
O papel do professor como agente transformador da educação em meio à pandemia da covid-19
Saúde e Educação a DistânciaO presente artigo se desenvolveu através de pesquisas em que foram consultadas referências bibliográficas, a partir da abordagem qualitativa, na área da Educação objetivando o crescimento do conhecimento sobre o papel do professor na época de pandemia da covid-19, analisando a responsabilidade do educador da atualidade ao criar estratégias para estabelecer o equilíbrio entre a inovação e o tradicional na contemporaneidade. Verifica-se que as transformações determinadas pelo contexto sócio-histórico convidam a uma revisão e atualização de vários princípios, abordagens e modelos, inclusive pedagógicos.
Escritos de educação
Sociologia e Educação a DistânciaEsta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi feito pelo autor, além de anexar informações sobre os níveis de modalidades entre o ensino francês e o brasileiro.