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“Não sei desenhar”: um ensaio sobre o bloqueio criativo em aulas de Artes Visuais
Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Artes PlásticasEste trabalho visa refletir sobre o processo criativo de alunos do CAp-UFRJ, de modo que se constatem os caminhos que geram os conflitos e bloqueios da criação no contexto de ensino-aprendizagem de Educação Artística. Para tanto, recorre-se a considerações relativas à desmistificação de paradigmas acerca da beleza e acerto pautados na necessidade de recorrer a uma reprodução mimética da realidade. Estima-se, com a elaboração de uma análise procedente de um quadro percebido durante o período de realização de estágio obrigatório, tecer argumentos críticos para a maneira como a questão da afetividade e construções de sentidos singulares emergem de experiências no contexto escolar.
Letramento crítico pautado pelas ferramentas tecnológicas no processo de ensino aprendizagem em EAD: um estudo de caso na comunidade de Tamoios em Cabo Frio/RJ
Educação a Distância, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO presente trabalho tem por objetivo analisar como o letramento crítico com o uso de novas tecnologias na Educação pode colaborar para o aprendizado na perspectiva da EaD. Esta pesquisa dialoga diretamente com a perspectiva educacional pautada na BNCC, com a décima competência, que privilegia as tecnologias no processo educacional. É importante salientar que o uso das novas tecnologias não exclui o trabalho feito pelo professor em sala de aula e que a aplicação da tecnologia seria um mecanismo a mais que pode ser disponibilizado para que a aprendizagem atinja altos níveis de eficácia.
A arte dos quadrinhos do Quarteto Fantástico e sua relevância ao retratar concepções da Guerra Fria
História, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasAntes de desenvolver uma relação entre história e arte nos anos 60, devemos atentar a essa mesma relação ocorrida na década de 40. De fato, a literatura de quadrinhos atinge ápices históricos durante o período da Guerra Fria (1945-1991), porém, para situar melhor sobre o objetivo desse artigo, temos que observar a relação entre a posição dos Estados Unidos na Segunda Grande Guerra e o surgimento do Capitão América.
O déficit de conhecimentos básicos em português dos discentes do Curso Normal: uma experiência no Pibid
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo refere-se a um relato das atividades desenvolvidas por bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de licenciatura em Letras – Português e Inglês de Volta Redonda/RJ, atuando em um colégio estadual da região sul do estado do Rio de Janeiro.
Júri simulado: prática de sensibilização de Educação Ambiental em sala de aula
Ecologia e Meio AmbienteA Educação Ambiental (EA) preza a construção dos conhecimentos do indivíduo e da sociedade, incentivando-os a se sensibilizarem com os problemas relacionados ao meio ambiente, buscando soluções e estratégias para trazer proteção ao meio em que vivemos. A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
Autismo e inclusão escolar: os desafios da inclusão do aluno autista
Psicologia e Educação Especial e InclusivaQuando se fala na inclusão da criança com autismo na escola regular, deve-se pensar também no professor, pois ele muitas vezes não está preparado para receber esses alunos especiais. Este artigo busca responder a algumas questões: qual é o papel do professor frente à inclusão escolar de crianças com autismo na rede regular? O professor é visto como mediador no processo inclusivo; é ele quem promove o contato inicial da criança com a sala de aula, pois é o responsável por incluí-lo nas atividades com toda a turma.
Educação e transformação da sociedade
Política EducacionalO presente artigo teve por objetivo refletir acerca da constatação da necessidade da transformação da sociedade e do próprio processo de ensino-aprendizagem, além de diagnosticar elementos que corroboram a necessidade da conscientização do ensino crítico para a transformação social. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica em livros físicos e digitais. A pesquisa suscitou um olhar crítico sobre o assunto e nos conduziu à percepção de que o homem, para alcançar a transformação de si e do que está à sua volta, deve ter sua compreensão como sujeito, potencializando novas perspectivas para a educação e para a sociedade.
Com a Matemática construímos pontes e não barreiras
Física, Matemática e Vivências de Sala de AulaO trabalho com Geometria tem muita importância para o desenvolvimento do senso espacial e do raciocínio lógico matemático como aponta a BNCC. Esse campo de conhecimento caracteriza-se pelas múltiplas possibilidades de trabalho, como o uso de materiais manipulativos, jogos ou investigação matemática, todas com um único objetivo: a construção de conceitos geométricos.
Projetos de leitura na Educação Infantil: momento significativo de aprendizagem
Comunicação, Educação Infantil e Língua Portuguesa e LiteraturaDurante muito tempo, a Educação Infantil foi vista como o espaço do brincar, apenas para as crianças ficarem enquanto as mães trabalhavam. Com a modernização e industrialização, as mulheres participam dos avanços do mercado de trabalho. Surgiram então as “mães mercenárias”, que cuidavam de várias crianças juntas para as outras mães trabalharem fora.
Desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19
Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO objetivo geral deste artigo é discutir acerca dos desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19, bem como discorrer sobre aspectos pertinentes quanto à saúde e à educação no período. A pesquisa foi baseada e fundamentada com bibliografia atualizada, teorizada por grandes autores. A metodologia está fundamentada na revisão bibliográfica multidisciplinar, além de técnicas de pesquisa doutrinária. O procedimento técnico adotado foi o analítico, justificado e baseado nas teorias de gestão e Psicanálise, com vistas a construir o desenvolvimento do trabalho. Sabe-se que o coronavírus atingiu o mundo inteiro de forma surpreendente e em virtude disso professores e gestores precisaram se reinventar para poder potencializar o ensino em um momento tão sombrio na história da humanidade. Esta pesquisa se justifica, pois o Covid-19 tem alto poder de contágio e letalidade e isso desencadeou muito medo em todas as áreas de atuação; consequentemente, também teve reflexo no desempenho dos profissionais docentes e gestores. Esta pesquisa tem como objetivo verificar o impacto causado pelo coronavírus na educação brasileira, bem como os gatilhos psicológicos negativos que foram danosos à saúde mental de todos. Observou-se neste artigo sobre o que é necessário ser feito para minimizar os impactos psicológicos negativos da Covid-19 na gestão escolar; em um terceiro momento conheceremos um pouco sobre o Método da Vibração, uma metodologia eficaz para se manter imune mentalmente e motivado mesmo em tempos obscuros. Por fim, pretende-se com este trabalho levar conhecimento à comunidade, a fim de que os docentes mantenham-se sempre saudáveis, ativos, vibrantes, a fim de buscar sempre a qualidade no ensino.