Biblioteca
Filtrar os artigos
O direito à educação: o princípio da igualdade e a efetividade das ações afirmativas
Direito, Avaliação e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo demonstrar a efetividade das políticas públicas no acesso e permanência no Ensino Superior, no que tange às ações governamentais nas universidades públicas federais. Pesquisaram-se fundamentos que seriam as bases para justificar a propositura de ações afirmativas dentro do contexto educacional relativo ao nível superior de educação, trazendo para seara da discussão princípios, conceitos, reflexões. A proposta desse artigo foi examinar os efeitos do sistema de ações afirmativas dentro das universidades públicas federais e como ele deve ser revisto principalmente no que diz respeito à permanência dos discentes e suas reais condições perante o princípio da igualdade dentro do direito social à educação.
Filtrando a responsabilidade ambiental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Biologia e Biociências, Geologia, Química, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Espaços UrbanosO filtro de óleo lubrificante é uma peça necessária para manter o bom funcionamento do motor de veículo. Existe legislação que preconiza a logística reversa; os fabricantes devem realizar coleta e tratamento desse tipo de resíduo, mas a maioria das oficinas mecânicas e postos de gasolina desconhece essas normas e o filtro é descartado juntamente com o lixo comum, causando poluição no solo, na água e doenças graves. Este projeto incentiva o trabalho, crescimento econômico inclusivo e sustentável, incentivando fabricantes, comerciantes e clientes a usar a fitorremediação, uma técnica que pode ser utilizada para reverter esse quadro e reduzir o surgimento de doenças oriundas do consumo de alimento e água contaminados por metais presentes no óleo lubrificante.
Legislação educacional: um estudo sobre a Resolução nº 08/07 Câmara de Educação Básica - CEB, do Conselho Estadual de Educação (CEE-AL)
Política EducacionalO presente trabalho realiza análise acerca da Resolução CEB-AL nº 08/07, que regulamenta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, e promove mudanças em diversos aspectos, principalmente no que se refere à forma de promoção dos alunos. O texto da Resolução demonstra preocupação em evitar a distorção idade-série e propõe formas de acompanhamento para aqueles alunos que são promovidos e têm dificuldade de aprendizagem. Entretanto, verificou-se que ela não é cumprida de forma integral e que, ao mesmo tempo que beneficia o alunado, compromete – se não total, pelo menos parcialmente – o processo de ensino e aprendizagem.
Surdez e preconceito no contexto da normatividade social
Educação Especial e InclusivaO objetivo do artigo é ampliar reflexões sobre os desafios sociais voltados às pessoas com deficiência auditiva. Apesar das legislações estatais que visam direito à acessibilidade e inclusão, a desigualdade social tem apresentado padrão consistente de evolução devido aos contornos do preconceito à surdez. A normatividade social sustentada por ideais e expectativas fora de ordem tem suplantado e/ou minimizado as lutas históricas desenvolvidas ao longo dos tempos por portadores de deficiência auditiva, relegando os direitos e as necessidades dessas pessoas a um plano mais baixo.
Deciframento, decodificação e Tradutore – a escrita e sua compreensão
Computação e TecnologiasEntender a escrita leva a conhecer outras formas de registrar ideias e saber que ela nasceu na Pré-História, feita em tabletes de barro e tinha a preocupação inicial de registros contábeis, para auxiliar a administração. Uma língua desconhecida é um mistério, e para desvendá-lo há algumas técnicas, como a Tagmênica.
Interdisciplinaridade nas tramas do texto
História e Língua Portuguesa e LiteraturaUm livro foi usado como base para falar de solidariedade e cidadania nas aulas de produção de texto, numa atividade marcada pela interdisciplinaridade. Os alunos de uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental discutiram o assunto e produziram seus trabalhos individualmente, percebendo o que é necessário para produzir um texto. Com essa atividade, a sala de aula fica menos engessada e contribui para melhorar o ensino.
Análise do primeiro ano da especialização em tecnologias digitais aplicadas ao ensino - IFRJ, câmpus Arraial do Cabo/RJ
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de AulaO curso de especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino (TDAE) tem aulas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - câmpus Arraial do Cabo; seus alunos são professores, pedagogos e analistas de sistema. O curso visa promover a capacitação continuada, a inserção e utilização das tecnologias no contexto escolar, reflexões e desenvolvimento de novas formas de ensino-aprendizagem por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Kahoot!: um lúdico atual no auxílio à aprendizagem
FísicaEste artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização da plataforma Kahoot! em sala de aula como atividade lúdica, visando despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. A experiência foi desenvolvida em aulas de Física de uma turma do ensino médio de escola pública no interior de Minas Gerais. São descritas as aulas e observações realizadas. Percebe-se uma vantagem da utilização dessa plataforma pela competitividade proporcionada pela brincadeira e/ou jogo durante o seu uso em prol do aprendizado.
A formação de professores e a questão do letramento digital: imbricamentos entre teoria e práticas no espaço escolar
Formação de ProfessoresA formação de professores na atualidade deve envolver sua capacitação para contribuir para o letramento digital dos estudantes, potencializando o conhecimento produzido dentro da escola. Para isso, é preciso participar, problematizar e agir pedagogicamente de forma coletiva.
A Química no cotidiano – uma proposta envolvendo o uso de infográficos
QuímicaNuma atividade realizada no câmpus Realengo II do Colégio Pedro II, foi comprovado que a utilização de infográficos para tratar conteúdos de Química pode ser uma ótima ferramenta de ensino, pois facilita o trabalho com esses conteúdos e motiva os alunos pela disciplina.